Patrimônio Material e Imaterial: o caso brasileiro
Das Marcas ao Patrimônio As marcas, naturais ou artificiais, são testemunhos de acontecimentos passados. As marcas existem em um território e são submetidas à jurisdição de uma administração nacional, estadual ou municipal. No processo de produção do conhecimento sobre o passado, as marcas assumem um valor cognitivo de instrumentos de informação, de valor estético, afetivo e/ou simbólico, por isso se tornam bens culturais.
Das Marcas ao Patrimônio Bens Culturais uso de origem uso pelo conhecimento valorização como bem cultural
Das Marcas ao Patrimônio Relação das marcas com a História As marcas são a matéria-prima da História; Como bens culturais, as marcas são objeto de estudo da História; Estão no território e o dão identidade.
Das Marcas ao Patrimônio Conceitos de Patrimônio Material e Imaterial Segundo o Portal Brasil (2009): “Patrimônio Histórico Cultural pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade.”
Das Marcas ao Patrimônio Conceitos de Patrimônio Material e Imaterial Segundo o Portal Brasil: “A Unesco define como Patrimônio Cultural Imaterial "as práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas - junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados - que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural."
Das Marcas ao Patrimônio Conceitos de Patrimônio Material e Imaterial Segundo o Portal Brasil: “O patrimônio material é formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza: histórico, belas artes, artes aplicadas e arqueológico, paisagístico e etnográfico. Eles estão divididos em bens imóveis -- núcleos urbanos, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais-- e móveis --coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos. “
Das Marcas ao Patrimônio Três tipos de patrimônio cultural: Os recursos naturais (rios, matas, rochas etc); Conhecimentos técnicos e modos de produção da vida (técnicas de caça, criação de tecnologias etc); Bens que englobam objetos, artefatos e construções (um arado da idade média, a cidade de Ouro Preto etc).
Das Marcas ao Patrimônio Exemplo de Patrimônio Material Quadros como “Antropofagia”, de Tarsila do Amaral; Acervos documentais e museológicos; Sítios arqueológicos como o da Parque Nacional da Serra da Capivara. 04/02/11
Das Marcas ao Patrimônio Exemplos de Patrimônio Imaterial Festa do Círio de Nazaré (http://www.ciriodenazare.com.br); Capoeira; O relato de lembranças de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. 04/02/11
Das Marcas ao Patrimônio Por que devo compreender o que é patrimônio? Para: Aprender a organizar o passado a partir de quadros cronológicos; Conhecer os principais processos de transformação do mundo; Saber argumentar sobre os principais problemas históricos; Viver a história como cidadão consciente da relação presente-passado e do valor cultural do patrimônio, respeitando-o e preservando-o.
Referências Bibliográficas PORTAL BRASIL. Patrimônio Material e Imaterial. Disponível em http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/patrimonio/patrimonio-material-e-imaterial. Acessado em 18/03/2011. LEMOS, Carlos A.C. PatrimônioCultural. In: O que é patrimônio histórico. São paulo: Brasiliense, 2004, p.7-6. MATTOZZI, Ivo. Currículo de História e educação para o patrimônio. Educ. Rev., Belo Horizonte, n. 47, jun. 2008.