Educação ambiental como política pública

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEMOCRACIA E PODER LOCAL: A CIDADE COMO LUGAR PRIMEIRO PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA CRISTIAN OLIVEIRA IRMES VILSON TRINDADE MONTEIRO.
Advertisements

O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
AUGUSTO COMTE E A EDUCAÇÃO. Racionalismo e Empirismo- causam grande revolução do conhecimento científico. - O uso da razão como único instrumento de explicação.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
O sistema de organização e de gestão da escola: teoria e prática PMAE I Curso de Pedagogia 2006.
BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL Década de 1940 a Fatos políticos e ou sociais Organização do sistema público de educação.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
AUTOAVALIAÇÃO.
Temas Transversais no ensino de Ciências e Biologia
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Projeto de Extensão Comunicação, Saúde e Mídia
Eixo Temático: Educação Ambiental como Proposta Pedagógica
EPIDEMIOLOGIA.
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Ler e Escrever: Desafio de todos
Os Estados latino americanos, de uma forma geral, vêm trazendo em suas agendas governamentais diversas propostas de ampliação da matriz energética destinada.
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
Pedro Henrique de Oliveira Valdemir Aparecido Pires
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
SOBRE O AFS Presente no Brasil desde 1956 e há mais de cem anos no mundo, o AFS é uma ONG educacional internacional, comprometida em preparar cidadãos.
30anos CENPEC.
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
Diploma do Currículo dos Ensinos Básico e Secundário
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
DESCENTRALIZAÇÃO Ms. Vera Lúcia Canhoto Gonçalves.
Reunião de divulgação do orçamento participativo
O que é Educação Ambiental?
Políticas Públicas para a Educação Profissional.
DE PERTO QUEM É NORMAL? UM DIÁLOGO COLETIVO E INTEGRADO SOBRE A SAÚDE MENTAL NO MUNICÍPIO DE TANHAÇU-BA: TODOS EM DEFESA DA LUTA ANTIMANICOMIAL.
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Contextualização: escola e alunos
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
A FORMAÇÃO COMO MOTOR DE MUDANÇA
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Orientações de estágio
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Profª Drª Maristela Angotti Departamento de Didática
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Educação ambiental como política pública A educação ambiental surge como uma das possíveis estratégias para o enfrentamento da crise civilizatória de dupla ordem, cultural e social. A articulação de princípios de Estado e comunidade, sob a égide da comunidade,coloca o Estado como parceiro desta no processo de transformação do status quo situado.

À educação ambiental cumpre, portanto, contribuir com o processo dialético Estado-sociedade civil que possibilite uma definição das políticas públicas a partir do diálogo.

A urgente transformação social de que trata a educação ambiental visa à superação das injustiças ambientais, da desigualdade social, da apropriação capitalista e funcionalista da natureza e da própria humanidade. A educação ambiental trata de uma mudança de paradigma que implica tanto uma revolução científica quanto política.

A educação ambiental, em específico, ao educar para a cidadania, pode construir a possibilidade da ação política, no sentido de contribuir para formar uma coletividade que é responsável pelo mundo que habita. A sociedade sente a necessidade de mais Estado, enquanto a opinião pública posiciona- se mais como anti Estado.

O resgate do caráter público do Estado requer sua ampliação no âmbito da educação e do ambiente. Responsabilidade exige, entre outras coisas, autonomia para a participação no debate de políticas públicas.

A educação ambiental nasce como um processo educativo que conduz a um saber ambiental materializado nos valores éticos e nas regras políticas de convívio social e de mercado, que implica a questão distributiva entre benefícios e prejuízos da apropriação e do uso da natureza.

O conceito de desenvolvimento sustentável indica claramente o tratamento dado à natureza como um recurso ou matéria-prima destinado aos objetivos de mercado cujo acesso é priorizado a parcelas da sociedade que detém o controle do capital. Este paradigma mantém o padrão de desenvolvimento que produz desigualdades na distribuição e no acesso a esses recursos, produzindo a pobreza e a falta de identidade cidadã.

A educação ambiental entra nesse contexto orientada por uma racionalidade ambiental, transdisciplinar, pensando o meio ambiente não como sinônimo de natureza, mas uma base de interações entre o meio físico-biológico com as sociedades e a cultura produzida pelos seus membros.

O papel do Estado na educação ambiental brasileira poderá ser subsidiário e definido por meio de um diálogo democrático com os diferentes sujeitos desta política. a implementação de quatro processos educacionais: 1 — formação de educadores ambientais 2 — educomunicação socioambiental (difusa, de massa) 3 — estruturas educadoras: municipais, da escola à praça pública; 4 — foros e coletivos:

orienta-se por três eixos pedagógicos indissociáveis: a intervenção socioeducacional como práxis pedagógica, o estabelecimento de comunidades interpretativas e de aprendizagem e o acesso autogerido a cardápios de conteúdos e instrumentos pertinentes à problemática socioambiental de cada contexto.

a escola um espaço para a comunidade debater como vamos cuidar da nossa água, dos seres vivos, dos nossos alimentos, da nossa escola e da nossa comunidade, objetivo alcançado por meio de um documento orientador, chamado “Passo a passo para a Conferência do Meio Ambiente na escola”. Cada conferência na escola elege um delegado ou delegada e seu suplente, definiu uma proposta de política ambiental e elaborou um cartaz que mostrava para sua comunidade a proposta sobre

As informações das escolas da flora, fauna, clima, água no seu entorno e microrregião, serão georeferenciadas, com orientação para coleta fidedigna e resultados descritivos padronizados. Aprendizagem significativa que segue o pensamento de Vigotsky.

Por não se tratar de uma disciplina, a educação ambiental permite inovações metodológicas na direção do educere — tirar de dentro — por ser necessariamente motivada pela paixão, pela delícia do conhecimento e da prática voltados para a dimensão complexa da manutenção da vida.