Aula 2 – Filosofia Clássica

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Transcrição da apresentação:

Aula 2 – Filosofia Clássica Nome do Professor

Objetivos da Aula Compreender o novo marco da Filosofia Antiga iniciada por Sócrates Identificar as ideias fundamentais dos filósofos Sócrates, Platão e Aristóteles Conhecer os conceitos fundamentais da metafísica platônica e aristotélica.

O que é ser um pré-socrático Precisa se perguntar sobre a natureza (physis) Querer entender a origem (arché): a origem das coisas, o princípio delas Divisão das escolas do pensamento por meio dos problemas que discutiam: Escola Jônica Escola Itálica Escola Eleática Escola Atomística

Escolas pré-socráticas

A Filosofia na Grécia Antiga

Qual era a preocupação de Sócrates? (469-399 a.C) Como disse Cícero, coube ao grego "trazer a filosofia do céu para a terra" Concentrou a filosofia no homem e em sua alma (psique) A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem

Qual era a preocupação de Sócrates? Concebia um homem dual: alma e corpo Maiêutica: consiste em fazer perguntas e analisar as respostas de maneira sucessiva até chegar à verdade ou contradição do enunciado. Estimula o pensamento a partir daquilo que não se conhece “Só sei que nada sei”

Teoria do Conhecimento de Sócrates?

A maiêutica – o método socrático Por meio de perguntas a mente consegue encontrar, em si mesma, a verdade O método socrático induz uma pessoa a formular conceitos latentes através da dialética ou da sequencia lógica de perguntas

A maiêutica em sala de aula Técnica é pedagógica e didática Todos carregam dentro de si o saber, sem saber O questionamento traz a reflexão e a compreensão do que é real O professor faz uma série de perguntas mas não apresenta respostas diretamente. Estimula o aluno a buscar em sua mente a sabedoria e as respostas para as questões

Qual era a preocupação de Platão? (428-347 a.C)

Teoria do Conhecimento Sensível - crença e opinião Inteligível ou intelectual - raciocínio O conhecimento sensível deve ser afastado da Filosofia por ser ilusório ou das aparências (Mito da Caverna) O inteligível deve ser considerado válido pois o raciocínio treina e exercita nosso pensamento para alcançar a essência que formam a realidade ou que constituem o Ser

Teoria do Conhecimento As ideias não são materiais mas reais e perfeitas, por isso são eternas Os sentidos captam apenas cópias das ideias (formas) perfeitas Teoria do conhecimento: Conhecer é relembrar as ideias do “mundo inteligível” contempladas pela alma antes de se tornar prisioneira num corpo A ideia é o ideal a ser alcançado

Teoria do Conhecimento

Qual era a preocupação de Aristóteles (384-322 a.C) Problema fundamental: o ser A filosofia aristotélica é conceitual como a de Platão mas parte da experiência Silogismo: “todo grego é humano. Todo ser humano é mortal. Logo, todo grego é mortal” Pensava que por meio da lógica era possível aprender tudo sobre o mundo

Qual era a preocupação de Aristóteles (384-322 a.C) A filosofia segundo Aristóteles se divide em: Teorética - Física, Matemática e Metafísica Prática - Ética e Política Poética - Estética e Técnica

Qual era a preocupação de Aristóteles (384-322 a.C) Ciência que estuda “o ser enquanto ser”, ou os princípios e as causas do ser e de seus atributos essenciais A metafísica aristotélica se apresenta em quatro questões gerais: 1. Potência e ato 2. Matéria e forma 3. Movido e motor 4. Particular e universal

Teoria do Conhecimento Epistemologia (Episteme = conhecimento) Doxa (=opinião) é diferente de Episteme Todo conhecimento deriva da empiria (=experiência) e deve ser passível de verificação (= pode ser provado)

Teoria do Conhecimento Causa material (aquilo do qual é feita alguma coisa, a argila, por exemplo) Causa formal (a coisa em si, como um vaso de argila) Causa eficiente (aquilo que dá origem ao processo em que a coisa surge, como as mãos do artesão) Causa final (aquilo para o qual a coisa é feita: um vaso para por flores)

Referências CHAUÍ, Marilena. O que é Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994. LUCKESI, Cipriano. Filosofia da Educação. Disponível em http://www.biblioteca.sumare.edu.br/vinculos/PDF_OBRAS/3307_miolo.pdf

Vídeos https://www.youtube.com/watch?v=b6dCnMwmB0A https://www.youtube.com/watch?v=SlJSF-V6yBA

Marta Teixeira do Amaral Montes Currículo Lattes Marta Teixeira do Amaral Montes Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7207700111214487 Pós doutora em Educação pela UFRJ, Doutora em Educação pela UFRJ. Mestre em Educação pela UNESA, Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes e Educação a distância pela UNISEB. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professora da Universidade Estácio de Sá e Consultora em T&D. Professora de pós-graduação na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas. Tutora em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pesquisadora no Programa Pesquisa e Produtividade da Universidade Estácio de Sá. Pesquisadora na linha de ética e educação e aprendizagem colaborativa com foco na docência online pela UFRJ.Conteudista de disciplinas de cursos de graduação e pós-graduação a distância em Educação e Gestão de Pessoas.

Filosofia da Educação