Aspectos Preliminares

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Microeconomia: Aspectos Preliminares
Advertisements

Os Temas da Microeconomia
Assuntos preliminares
CAPÍTULO 1 - RESUMO 1.1 Os temas da microeconomia 1.2 O que é um mercado? 1.3 Preços reais versus preços nominais 1.4 Por que estudar microeconomia?
Introdução à Microeconomia
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Marco Antonio S. Vasconcellos Manuel Enriquez Garcia 3º Edição | 2009 | Fundamentos de Economia.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
© 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 2 C A P Í T U L O Um Giro pelo Livro.
 Anábolly Azevedo  Andréa França  Jacson Dione  Layla Minelle  Patrícia Lopes  Romário de Souza  Romerson Castro  Orientador:  Pablone Mendes.
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
Unidade B Organização Económica dos Estados Democráticos Conceitos Conceito de Economia pode ser definida como a ciência que estuda a forma como as sociedades.
Introdução a economia Arley Rodrigues Bezerra Maio
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Dezembro 2007 Tema Autor Microeconomia I Tema 1 Introdução Tete Palestra 1.
AULA 1: TEORIA DO CONSUMIDOR
AULA 3: ESTRUTURAS DE MERCADO
MACROECONOMIA Site:
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
Mauro Rodrigues Departamento de Economia, FEA/USP
Economia Monetária II 5ª aula
MACROECONOMIA Site:
Conceitos Macroeconômicos
Gestão Estratégica de Custos
Análise de Mercados Competitivos
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Disciplina: Economia Internacional
Economia Aula 09 a
Voltando à função do Marketing
Disciplina: Organização e Métodos
Estratégia Mercadológica
Capítulo 1 Aspectos preliminares
Estratégia Mercadológica
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESA
Definições de Economia
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
Teoria e Política do Comércio Internacional
Desenvolvimento Organizacional
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
INFLAÇÃO.
Introdução à Economia INTRODUÇÃO À ECONOMIA Curso de Ciências Econômicas Professor: Celso Ricardo Salazar Valentim.
OFERTA.
DEMANDA.
Profa. Lérida Malagueta
DEMANDA.
Execução e Controle
Prepared by: Fernando Quijano and Yvonn Quijano 16 C A P Í T U L O © 2004 by Pearson EducationMacroeconomia, 3ª ediçãoOlivier Blanchard Expectativas, Consumo.
ECONOMIA GERAL I ADMINISTRAÇÃO PROF. DR. JOSÉ NAZARENO ARAÚJO DOS SANTOS UFPA/ICSA/FACECON 2018.
Economia do Setor Público
ASPECTOS ESTRATÉGICOS E MERCADOLÓGICOS.
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
Economia do Setor Público 2010 Aula 3
FATORES DETERMINANTES
Noções básicas do mercado
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
Seção Estrutura de análise macroeconômica
ANÁLISE DA DEMANDA E OFERTA.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Consumidores, Produtores e a Eficiência do Mercados
Disciplina: Economia Internacional
Prof. Elisson de Andrade AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
ECONOMIA E COMÉRCIO INTERNACIONAL 2019
Transcrição da apresentação:

Aspectos Preliminares Capítulo 1 Aspectos Preliminares 1

Tópicos para discussão Os temas da microeconomia O que é um mercado? Preços reais versus preços nominais Por que estudar microeconomia? Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 2

Introdução A microeconomia lida com: Comportamento de unidades individuais No consumo Como escolher o que comprar Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 4

Introdução A microeconomia lida com: Comportamento de unidades individuais Na produção Como escolher o que produzir Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 5

Introdução A microeconomia lida com: Mercados: a interação entre consumidores e produtores Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Introdução A macroeconomia lida com: Análise de questões agregadas: Crescimento econômico Inflação Desemprego Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 6

Introdução A relação entre a micro e a macroeconomia A microeconomia é a base da análise macroeconômica Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 7

Os temas da microeconomia De acordo com Mick Jagger* e os Rolling Stones “Não se pode conseguir sempre aquilo que se deseja ” *Formado em economia pela London School of Economics Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Os temas da microeconomia Por que não? Recursos limitados Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Os temas da microeconomia Alocação de recursos escassos e escolhas entre situações alternativas em uma economia planejada em uma economia de mercado Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Os temas da microeconomia Microeconomia e escolhas ótimas 1. Teoria do consumidor 2. Trabalhadores 3. Teoria da empresa Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Os temas da microeconomia A microeconomia e os preços O papel dos preços em uma economia de mercado Como os preços são determinados Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica As teorias são desenvolvidas para explicar fenômenos observados em termos de um conjunto de regras básicas e premissas. Por exemplo A teoria da empresa A teoria do consumidor Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 8

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica Modelos representação matemática de uma teoria usada para fazer previsões. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 9

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica Validação de uma teoria A validade de uma teoria é determinada pela qualidade de suas previsões, dadas as premissas. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 10

Os temas da microeconomia Teorias e modelos Análise microeconômica Desenvolvimento da teoria Testar e aperfeiçoar as teorias é fundamental para o desenvolvimento da ciência econômica. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 10

Os temas da microeconomia Análise positiva versus análise normativa Análise positiva A análise positiva é o uso de teorias e modelos com o objetivo de prever os efeitos de determinada escolha. Por exemplo: Qual será o impacto de uma quota de importação para automóveis estrangeiros? Qual será o impacto de um aumento no imposto da gasolina? Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 11

Os temas da microeconomia Análise positiva versus análise normativa Análise normativa A análise normativa aborda as questões pela perspectiva de “como deveria ser o mundo”. Por exemplo: Considera o dilema entre eqüidade e eficiência na escolha entre um aumento no imposto da gasolina e a imposição de restrições à importação de petróleo estrangeiro. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 12

O que é um mercado? Mercados Área geograficamente definida onde compradores e vendedores interagem e determinam o preço de um produto ou de um conjunto de produtos. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 17

O que é um mercado? Mercados versus setores Setores são o lado da oferta do mercado. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 17

O que é um mercado? Definição de mercado Os parâmetros do mercado devem ser determinados antes que ele possa ser analisado. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 18

O que é um mercado? Arbitragem Comprar um produto a baixo preço em uma localidade e vendê-lo a um preço alto em outro lugar. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 18

O que é um mercado? Mercados competitivos versus mercados não competitivos Mercado competitivo Devido ao grande número de compradores e vendedores, nenhum comprador ou vendedor pode, individualmente, influenciar o preço de um produto. Exemplo: Maioria dos mercados agrícolas. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 19

Mercados competitivos versus mercados não competitivos O que é um mercado? Mercados competitivos versus mercados não competitivos Mercado não competitivo Mercados onde os produtores podem, individualmente, influenciar o preço. Exemplo: OPEP Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 20

O que é um mercado? Preço de mercado Mercados competitivos estabelecem um único preço. Mercados não competitivos podem estabelecer vários preços para o mesmo produto. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

O que é um mercado? Definição de mercado — a extensão de um mercado Quais compradores e vendedores devem ser incluídos em um determinado mercado? Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

Definição de mercado – a extensão de um mercado O que é um mercado? Definição de mercado – a extensão de um mercado Extensão de um mercado Define os limites do mercado Geográficos Gama de produtos Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

O que é um mercado? Exemplos Fronteiras geográficas Gasolina: EUA versus Califórnia Habitação: Chicago versus arredores de Chicago Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

O que é um mercado? Exemplos Leque de produtos Gasolina: comum, super & óleo diesel Máquinas fotográficas: SLR, automática, digital Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

O que é um mercado? Exemplos Mercados de remédios controlados Mercados bem definidos – drogas terapêuticas Mercados imprecisos – analgésicos Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 21

Preços reais versus preços nominais Preço nominal é o preço absoluto (ou preço em moeda corrente) de uma mercadoria ou serviço no momento de sua venda. Preço real é o preço da mercadoria em relação a uma medida agregada dos preços (ou preço em moeda constante). Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 22

Preços reais versus preços nominais O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) é uma medida de nível agregado de preços. O estudo dos preços reais permite a análise dos preços relativos. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 25

Preços reais versus preços nominais Cálculo dos preços reais (ano-base = 100) Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 25

Preços reais versus preços nominais Cálculo do preço real da manteiga Preço nominal Preço real da manteiga Ano da manteiga IPC em dólares de 1970 1970 0,40 38,8 0,40 = 38,8/38,8 x0,40 1980 0,65 82,4 0,31 = 38,8/82,4 x0,65 2001 3,30 177,0 0,72 = 38,8/177,0 x3,30 Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 26

Preços reais versus preços nominais Preços reais dos ovos e do ensino universitário Preço real dos ovos 2002 (1970 = 100) Preço real do ensino universitário 2002 (1970 = 100) Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 24

Cálculo dos preços reais: exemplo - ovos & ensino universitário 1970 1975 1980 1985 1990 1995 2002 Ind. Preços ao Consumidor (1983 = 100) 38,8 53,8 82,4 107,6 130,7 152,4 181,0 Preços Nominais Ovos tipo grande classe A $0,61 $0,77 $0,84 $0,80 $1,01 $0,93 $1,03 Ensino Universitário $2.530 $3.403 $4.912 $8.202 $12.018 $16.207 $18.273 Preços Reais ($1970) Ovos tipo grande classe A $0,61 $0,56 $0,40 $0,29 $0,30 $0,24 $0,22 Ensino Universitário $2.530 $2.454 $2.313 $2.958 $3.568 $4.126 $3.917 Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 23

Preços reais versus preços nominais Exemplo: O salário mínimo Observações 1. O salário mínimo vem aumentando em termos nominais desde 1940. 2. O salário mínimo real em 1999 não era maior do que em 1950. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 27

Preços reais versus preços nominais O salário mínimo O que você acha? Quais são as questões positivas e normativas de um aumento do salário mínimo? Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 28

Por que estudar microeconomia? Os conceitos da microeconomia são usados por todos para ajudar em suas escolhas como consumidores e produtores. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 13

Por que estudar microeconomia? Dois exemplos A Ford e o desenvolvimento de seus veículos utilitários esportivos Formulação de políticas públicas Padrões para emissão de poluentes pelos automóveis no século XXI Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 13

Por que estudar microeconomia? A Ford e o desenvolvimento de seus veículos utilitários esportivos Questões Aceitação do consumidor e demanda Custos de produção Estratégia de preços Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 14

Por que estudar microeconomia? A Ford e o desenvolvimento de seus veículos utilitários esportivos Questões Análise de riscos Decisões organizacionais Regulamentação governamental Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 14

Por que estudar microeconomia? Padrões para emissão de poluentes de automóveis no século XXI Questões Impacto sobre os consumidores Impacto sobre os produtores Como efetivar os padrões Quais os benefícios e os custos? Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 16

Resumo A microeconomia trata das decisões tomadas por pequenas unidades econômicas. A microeconomia está fortemente baseada no uso de teorias e modelos. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 30

Resumo A microeconomia trata de questões positivas e análise normativa. Um mercado diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e à possibilidade de compras e vendas resultantes dessa interação. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 30

Resumo O preço de mercado é estabelecido pela interação de compradores e vendedores. Devem-se definir as fronteiras geográficas e o leque de produtos de um mercado. Para eliminar os efeitos da inflação, medem-se os preços reais em vez dos preços nominais. Capítulo 1 ©2006 by Pearson Education do Brasil 31

Aspectos Preliminares Fim do Capítulo 1 Aspectos Preliminares 1