Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos

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Transcrição da apresentação:

Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Prof. Sandro César Soares Almeida Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos Administração de Materiais A administração de materiais tem como objetivo prover o material correto, no local de operação certo, no instante exato e em condição utilizável ao custo mínimo (BALLOU,1995). Para isso ocorrer o profissional procurado pelas empresas tem o perfil básico: profissionais de nível superior; boa fluência verbal, para argumentar/negociar; boa apresentação para representar a empresa;   muitos com formação técnica, conforme os materiais comprados;                      bom salário, que representava sua importância para a empresa. 

Como trabalhavam os compradores a “moda antiga” abarrotavam os estoques com matérias-primas, para não ter o risco de faltar material para produção e serem cobrados; não tinham controles históricos das aquisições (fornecedor, preço, condição de pagto, prazo de entrega, etc.); não tinham critérios técnicos para escolha de fornecedores consultados; não tinham um follow-up confiável (os fornecedores entregavam com atrasos, com erros de materiais, com quantidades a mais propositalmente e muitas vezes com preços diferentes do pedido); não havia uma verificação mais apurada e constante do padrão de qualidade dos materiais dos fornecedores. Os motivos que levaram os administradores de materiais a serem importantes para as empresas foram: atender ao cliente interno (manufatura); é responsável pela não interrupção da produção por falta de material; tem que ter um estoque mínimo, devido ao custo de manutenção de estoque; tem que adquirir sempre prontamente novas compras, conforme oscilação na demanda

A função estratégica da Administração de Materiais Vejamos o quadro a seguir, que mnos mostra a composição do custo de venda líquida de um produto (s/imposto), tomando como base o mesmo Cneso Industrial do IBGE. Conforme se vê, a seguir, uma redução de 2% nos custos dos materiais (de 58 para 56,84), Representaria um aumento de 40,35% na margem de lucro da empresa (de 3,09% para 4,34%. A EMPRESA VIVE DAS VENDAS, MAS GANHA PELAS COMPRAS

Planejamento estratégico È o processo gerencial que visa obter o máximo desempenho para a Empresa, através de um permanente ajustamento com seu ambiente. PORQUE FAZER O PLENEJAMENTO ESTRATÉGICO ? O sucesso no passado e no presente não garantem o sucesso futuro. O sucesso futuro depende de decisões do presente. A sobrevivência da Empresa depende de seu contínuo ajustamento com o ambiente. Sem objetivos, a Empresa torna-se um “cabo-de-guerra”. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ADM DE MATERIAIS Avalia o balanço de forças entre Empresas e seus Fornecedores Permite elaborar a estratégia, em termos de Política de Compras Segmentação de Mercado Fornecedor Compras para PRODUÇÃO Compras para MANUTENÇÃO Compras ADMINISTRATIVAS Compras de INVESTIMENTOS

Valor da Aquisição Peso dos materiais adquiridos nos custo dos nossos produtos Influencia na qualidade dos produtos Rentabilidade dos produtos Risco no Aprovisionamento Disponibilidade do material no mercado Posição geográfica do fornecedor Facilidades no meio de Transporte Materiais sujeitos a regulamentações legais Fornecedor monopolista / oligopolista Material de alta Tecnologia Importância relativa do material para o produto ou processo. Conhecimento do Fornecedor Situação financeira Capacidade produtiva Estado da planta . Etc Tendências de mercado a médio prazo. Mercado Nacional Mercado Internacional Novas fontes de Abastecimentos Novas Tecnologias.