Mudanças e transformações na área de recursos humanos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Advertisements

Curso de Projecto Empresarial Luís Todo Bom. 1ª Aula O Sistema Global de Desenvolvimento de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
É o cliente quem determina o que uma empresa é. Pois é o cliente e somente ele quem, por estar desejoso e disposto a pagar um bem ou serviço, transforma.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - IEC Curso: Gestão Avançada de RH MUDANÇA E CONSULTORIA ORGANIZACIONAL Profª. AMYRA SARSUR Out. – Nov PONTIFÍCIA.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O IMPERIALISMO Livro “Conexões com a História” 3 Páginas 12 a 29.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
GESTÃO DE PESSOAS COMO FATOR DE RETENÇÃO DE CONHECIMENTO – UM ESTUDO DE CASO EM UM HOSPITAL DO VALE DO RIO PARDO Aluno: Jonas Sommer.
Slides 2 – Prof. Isaak – Gestão corporativa de negócios 1 ASPECTOS SISTÊMICOS E CONTIGENCIAIS DA ORGANIZAÇÃO PERANTE SEU AMBIENTE 1 – A organização não.
A GLOBALIZAÇÃO E A LOGÍSTICA Dentro do mundo globalizado, podemos analisar que vários nichos de mercado, vem se atualizando com vários países. Não podemos.
Empreendedorismo - II Prof: Daniela Leduino 2º Bimestre Dourados, MS
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
O TRABALHO “Escolhe um trabalho de que gostes e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida” (Confúcio)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Tecnologia da informação e comunicação
Apresentação da Franquia
Prof. José Paulo Hernandes
Contabilidade de Custos
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
EMPREENDEDORISMO NO COMEX
Professor Heron Duarte
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DE CUSTOS
Planejamento.
Capítulo 2 (Hitt): Ambiente Externo: Oportunidades, Ameaças, Competição na Industria e Análise dos Concorrentes Prof. Moacir Miranda.
Definição da Estratégia Organizacional
Disciplina: Cultura Organizacional
Aprendizagem do Século XXI
GESTÃO DO CONHECIMENTO.
DEFINIÇÃO DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO
Fusões e Aquisições.
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Desenvolvimento Organizacional
A racionalização, flexibilização e terceirização do trabalho
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
Administração de Marketing
Etapas do processo de Administração Estratégica
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Como se destacar o seu negócio
MODELOS DE GESTÃO Aspectos emergentes de organização AULA 3.4
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Introdução à Administração
Treinamento.
Tópicos Avançados de RH Aula 1
Gestão das Organizações
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
Curso Técnico em Agroecologia
3° Revolução Industrial Equipe: Breno,João Macelino e Martins 3° ano A do ensino médio.
Introdução à Administração
CAPITAL INTELECTUAL Aline Fabíula Giancarlos João Paulo.
DISCIPLINA: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Avaliação continuada.
Globalização e Espaço geográfico Situação de aprendizagem 1
A Nova Economia Principais mudanças que estão transformando a economia: A globalização As revoluções tecnológicas, especialmente na área de computação,
A transformação do trabalho e do mercado de trabalho
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Administração de Cargos e Salários
Empreendedorismo Empreendedorismo.
Trabalho de Logística Etapa 4. A excelência na área logística é um grande diferencial competitivo para as empresas que atuam no mercado atual, é necessário.
Os trabalhadores no contexto dos sistemas flexíveis de produção
Produtos industriais Desafio de negócios
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
GESTÃO DE PROJETOS - 1 Escola de Engenharia de Lorena
RESILIÊNCIA REFLEXÃO. MODA 1) A resiliência é uma competência da moda? Não, a Resiliência é uma competência essencial pois corresponde à uma exigência.
Cursos de Aperfeiçoamento para Associados
Cursos de Aperfeiçoamento para Não Associados
INSTITUTO SUPERIOR DE COMUNICA Ç ÃO E IMAGEM DE MO Ç AMBIQUE COMUNICA Ç ÃO E RELA Ç ÕES EMPRESARIAIS DISCIPLINA: Recursos Humanos TEMA: Treinamento de.
Transcrição da apresentação:

Mudanças e transformações na área de recursos humanos Aula 2: Mudanças e transformações na área de recursos humanos

A Globalização. O fenômeno relacionado à globalização é caracterizado pelo processo que interliga países em suas diferentes políticas, culturas, economias, entre outros fatores. Segundo De Masi (1999), não se trata de um fenômeno recente. Alguns pesquisadores atribuem o início às grandes navegações nos séculos XV e XVI. O que diferencia as conexões em nível global nos últimos anos é a expansão dos sistemas de comunicação.

A Globalização – Vantagens: Diminuiu-se fronteiras; Maior acesso a produtos importados (com menor custo que os nacionais); Grande volume de informações; Novas oportunidades para empreendedores e para os consumidores.

A Globalização – Desvantagens: Novas formas de relações de trabalho; Novas formas de obter lucro (robotização); Precarização do trabalho e... Consequente queda da qualidade; Alta concorrência X Vagas escassas no mercado de trabalho.

A Globalização e a Gestão de Pessoas: Antes: Trabalhadores eram vistos antes apenas como recursos que deviam atender à execução das tarefas com obediência e sob ordem de chefes autoritários. Hoje: Colaborador, que, agora chamado assim, é parceiro da organização, Contribui com sua expertise em prol dos melhores resultados organizacionais.

Transformação do RH ao longo do tempo: Anos 1900 a 1950: Departamento de Pessoal Pessoas vistas como mão de obra As oficinas se transformam em fábricas; Existe estabilidade e permanência, Modelo é mecanicista e burocrático, imperando as ordens e rotinas. Anos 1950 a 1990: Departamento de Recursos Humanos Pessoas vistas como recursos; Expande-se a industrialização, instalam-se estruturas híbridas em um ambiente repleto de mudanças; ocorre a necessidade de adaptação.

Transformação do RH ao longo do tempo: Após 1990: Departamento de Gestão de Pessoas; Pessoas vistas como parceiros; Mercado de serviços ultrapassa o industrial; adoção de unidades de negócios; extremo dinamismo e turbulência; modelos ágeis e flexíveis; necessidade de constantes mudanças

O fator humano:

As COMPETÊNCIAS: Década de 80, o termo competências vem sendo bastante empregado nas empresas; Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA) Já no aspecto organizacional, são necessárias as competências básicas que mantêm o negócio atuante; Prahalad e Hamel, nos anos 1990: “The core competences” ou competências essenciais, que se aplica às organizações.

The Core Competences: Para os autores, ao se construir as competências organizacionais, deve-se seguir três critérios, que são: 1. Contribuir para que seja agregado valor ao produto ou serviço fornecido ao cliente. 2. Representar um nível de diferenciação para organização, e, portanto, “não deve ter sido ainda desenvolvida total ou parcialmente pelos concorrentes”. 3. Prorrogar a vantagem competitiva da organização por não ser imitada muito rapidamente.

Desenvolvimento de Competências

Quais competências desenvolver? Capacidade de lidar com “crises”; Mudar com mais facilidade (começar com pequenas mudanças); (Intra)Empreender; Proatividade para sair do comodismo.