MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
Advertisements

MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Prática de sala de aula O trabalho proposto serve como amostragem das diferentes formas de aprendizagem usadas dentro de um mesmo contexto educacional,
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Núcleo Pedagógico Diretoria de Ensino da Região de São José dos Campos Replanejamento.
A avaliação no contexto escolar GOVERNO DO CRATO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO Coordenadoria de Aperfeiçoamento Pedagógico.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO RESSACA
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Base Nacional Comum Curricular
Avanços nas últimas décadas
Prova Brasil Língua Portuguesa.
PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA - PCE
Competência Leitora E A Resolução de Problemas
Minha terra encanta o mundo inteiro
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
1º semestre Plano de Formação
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO PARA ALÉM DA SALA DE AULA
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Instituições envolvidas Participantes:
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Coordenação: Vani Kenski
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
SEJAM MUITO BEM – VINDOS!
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Observações: CALENDÁRIO ESCOLAR 2017 LEGENDA: Dias Letivos em 2017
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Segue quadro com sistematização e orientação para avaliação no Simec.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
A LÍNGUA PORTUGUESA E A MATEMÁTICA NA ESCALA DE PROFICIÊNCIA DO SIMAVE
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PROJETOS 2018 SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE UBERLÂNDIA/MG
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
POLÍTICA DE LIVRO E LEITURA
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
PORTFOLIO CAPA: Nome do Docente Departamento Categoria Para quê?
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA – 2019
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
Professora Orientadora: Rosimeri Meirelles
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Caminhando ao encontro da Aprendizagem 2018
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
3º ENCONTRO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS 2º CICLO. Para início de conversa... a teoria em si (...) não transforma o mundo. Pode contribuir para a sua transformação,
A BNCC e a Saúde.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG PNAIC 2017/2018 MEC/SEB SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNDIME UEMG

RESPONSABILIDADES NO PROGRAMA Coordenação Geral – SEE/UNDIME Coordenação de Gestão – SEE Coordenação de Formação - UEMG

EQUIPE DE GESTÃO responsáveis pela organização, logística, estrutura e acompanhamento da formação e atividades dos professores, coordenadores pedagógicos, articuladores e mediadores na formação do PNAIC.

ESTRUTURA Carga horária – 100h (mínimo) Modalidade – presencial e em serviço

EIXOS DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL – 8 turmas ENSINO FUNDAMENTAL (1º ao 3º ano) – 10 turmas PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO – 3 turmas

FORMAÇÃO EM SERVIÇO O estabelecimento da escola como lócus preferencial da formação continuada, oferecendo um ambiente de paz, contrário a qualquer tipo de discriminação, propício à aprendizagem e à inclusão de todos, colocando o foco nos estudantes e na prática docente;

TEMAS DA FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL Leitura e escrita na Educação Infantil A formação do professor para o trabalho com a linguagem oral e escrita

ENSINO FUNDAMENTAL (1º AO 3º ANO) Implementação de estratégias didático-pedagógicas para a consolidação dos direitos, competências e habilidades de leitura, escrita e matemática no ciclo de alfabetização.

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO Intervenções pedagógicas ( língua portuguesa e matemática) com os alunos do 5º ao 9º ano

MATERIAIS DE FORMAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL www.projetoleituraescrita.com.br

Ensino Fundamental (1º ao 3º ano ) Materiais Ceale Coleção Instrumentos da Alfabetização : cadernos 6 e 7 Coleção Alfabetização e Letramento: cadernos Literatura e leitura literária; Leitura como processo; Literatura infantil Caderno de biblioteca – SEE Caderno 7- Alfabetização matemática na perspectiva do letramento Operações na resolução de problemas- Caderno 4 Saberes matemáticos e outros campos do saber- Caderno 8 Caderno Jogos na alfabetização matemática

PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO http://pacto.mec.gov.br/materiais-listagem/itemlist/category/5- materiais-do-pnme e-proinfo

ESTRUTURA DA FORMAÇÃO - UEMG Coordenação de formação – Profª Lilian Sipoli canete Equipe gestora da formação – formadores estaduais e alguns formadores regionais Formadores regionais Formadores locais Cursistas

CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO- CH formador local EIXO CH presencial CH em serviço EDUCAÇÃO INFANTIL 52h 48h 1º ao 3º anos 36h 64h PNME

MÓDULOS DE FORMAÇÃO - EI FORMADOR LOCAL CURSISTA Presencial Em serviço MÓDULO 1 Novembro e dezembro/2017 4h 8h MÓDULO 2 Março/2018 16h 24h MÓDULO 3 Abril/2018 MÓDULO 4 Maio/2018

MÓDULOS DE FORMAÇÃO – EF/PNME FORMADOR LOCAL CURSISTA PRESENCIAL EM SERVIÇO 1º módulo Novembro e dezembro/2017 4h 10h 2º módulo Março/2018 16h 12h 8h 20h 3º módulo Abril/2018 25h 30h 4º módulo Maio/2018 17h

CRONOGRAMA - UEMG DATA ATIVIDADE 20 e 21 de março de 2018 Seminário I 07 de abril de 2018 Data limite para a realização da formação nos munícipios 10 de abril de 2018 Data limite para a entrega dos estudos colaborativos pelos cursistas ao formador local 16 de abril de 2018 Data limite para entrega dos estudos colaborativos pelos formadores locais ao formador regional 12 e 13 de abril de 2018 Seminário II – EDUCAÇÃO INFANTIL 28 de abril de 2018 Data limite para a realização da formação nos municípios – EDUCAÇÃO INFANTIL

DATA ATIVIDADE 08 de maio de 2018 Data limite para a entrega dos estudos colaborativos pelos cursistas ao formador local 15 de maio de 2018 Data limite para entrega dos estudos colaborativos pelos formadores locais ao formador regional 10 e 11 de maio de 2018 Seminário Final 19 de maio de 2018 Data limite para a formação nos municípios 30 de maio de 2018 Data limite para a entrega dos estudos colaborativos pelos cursistas ao formador local 08 de junho