O HOSPITAL NO SUS Agosto/2017.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Atenção à Saúde no âmbito dos hospitais Prof. Gustavo Nunes de Oliveira 2016.
Advertisements

Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
Palestra: A importância do fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável – SISAN José Valverde Machado Filho 22/08/2016.
CONARES COMISSÃO ESPECIAL PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE CARREIRA PARA O SUS Elizabete Matheus e Fernanda Terrazas Assessoras do CONASEMS.
CONASEMS Portaria No 2.139, de 27 de julho de 2010 Instituiu Grupo de Trabalho com a finalidade de elaborar diretrizes e estratégias para organização,
CONASEMS INTEGRALIDADE DA ATENÇÃO NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE NÚCLEO DE PROMOÇÃO E VIGILÂNCIAS NILO BRETAS MARCOS FRANCO A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DA ATENÇÃO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
SUS Marco histórico de surgimento do SUS: VIII Conferência Nacional de Saúde (1986) Saúde com direito de todos, Equidade e Integralidade das ações de.
Rede de Ações Integradas No Controle da Dengue: Agência Nacional de Saúde Suplementar – Ações Desenvolvidas Rio de Janeiro – 22/11/2010.
AULA 05: ORGANIZAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO INDIRETA Profa. Elizabete Nunes.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Qualificação da atenção à saúde da.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social
O ACESSO AO SUS PELAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
O HOSPITAL NO SUS Agosto/2017.
SAÚDE DO TRABALHADOR Aula 1 – Relação entre conceito de saúde e trabalho.
Helaine Carneiro Capucho, DSc.
NOVOS PLANOS DE SAÚDE DA CEB
Sala de Situação e sua interface com o Relatório de Gestão Municipal
Economia e Gestão da Saúde
Especialização em Mercado Financeiro e Investimentos (MERFI) - V Turma
TERCEIRIZAÇÃO DE SERVIÇOS E APLICAÇÃO DA
Alana Maria Vasconcelos Parente
Projeto de Lei 3021/2008 Disciplina a certificação das entidades beneficentes de assistência social Traz novas perspectivas para o Terceiro Setor Está.
Remberto Perez Carro Orientadora: Adrize Rutz Porto Pelotas, 2015
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
Or. Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Maria Teresa Rodriguez Santos Orientador: Mariana Gonzalez Cademartori
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
e/ou Diabetes Mellitus na UBS/ESF Padre Teodoro, Envira/AM
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Núcleo de Saúde Coletiva
Prof. Arruda Bastos (85) Gestão em Saúde Prof. Arruda Bastos (85)
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 3 Melhoria da atenção.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
A ATENÇÃO BÁSICA EM PORTO ALEGRE O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE É um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo; Assistência integral e gratuita aos.
Sistema Único de Saúde SUS
CIES - Centro de Integração de Educação e Saúde
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
HABILITAÇÃO DE CENTRO DE TRAUMA
Universidade Federal de pelotas Especialização em Saúde da Família Modalidade à distância Turma 7 Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de zero a setenta.
CLASSIFICAÇÃO DOS HOSPITAIS Público: administrado por entidade governamental municipal, estadual ; federal. Particular: pertencente à pessoa jurídica de.
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS DE PICS NO SUS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Orientando: Euberto Campos Rojas Orientador: Pablo Viana Stolz
Orientando: Nixy Garcia Giraldo Orientador: Pablo Viana Stolz
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS - UFPEL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA TURMA 7   MELHORIA.
Universidade Aberta do SUS– UNASUS
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
         UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 7.
Sustentabilidade SEJAM BEM-VINDOS.
Processo de incorporação de tecnologias no SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
O sistema SISCEBAS tem como foco o fortalecimento na gestão do processo de certificação das Entidades Beneficentes para a devida transparência. Decreto.
Contratualização de hospitais de ensino e filantrópicos no Brasil
SISTEMA ÚNICO de SAÚDE SUS. 2 PRINCÍPIOS E DIRETRIZES PARA IMPLANTAÇÃO DO SUS Art. 196: “Direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas.
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
TELESSAÚDE SP.
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Estrutura Administrativa
Políticas de Atenção a Urgência e Emergência Profa. Regina Ribeiro de Castro.
CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL. TERCEIRO SETOR É uma terminologia sociológica que dá significado a todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem.
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
Transcrição da apresentação:

O HOSPITAL NO SUS Agosto/2017

Objetivos Relacionar os princípios da hierarquização, integralidade e resolutividade, compreendendo a instituição hospitalar como unidade Produtora de Serviço. Analisar criticamente a composição da Rede Hospitalar do SUS com os princípios do SUS. Refletir sobre as características do acesso aos diferentes hospitais, correlacionando suas naturezas jurídicas com as especialidades médicas e as tecnologias disponíveis para o atendimento. Refletir sobre a natureza jurídica dos hospitais que compõem o Sistema Complementar de Atenção no SUS.

HOSPITAL É parte integrante de uma organização médica e social, cuja função básica consiste em proporcionar à população assistência médica integral, curativa e preventiva, sob quaisquer regimes de atendimento, constituindo-se também em centro de educação, capacitação de recursos humanos e de pesquisas em saúde; Estabelecimento de saúde destinado a prestar assistência sanitária em regime de internação, a uma determinada clientela, ou de não internação, no caso de ambulatório ou outros serviços.

ATENÇÃO HOSPITALAR Representa um conjunto de ações e serviços de promoção, prevenção e restabelecimento da saúde realizado em ambiente hospitalar. É indiscutível a importância dos hospitais na organização da rede de assistência: seja pelo tipo de serviços ofertados e a grande concentração de serviços de média e alta complexidade. seja pelo considerável volume de recursos consumido pelo nível hospitalar. O Brasil possui uma rede hospitalar bastante heterogênea do ponto de vista de incorporação tecnológica e complexidade dos serviços, com grande concentração de recursos e de pessoal em complexos hospitalares de cidades de médio e pequeno porte.

ATENÇÃO HOSPITALAR O desenvolvimento da gestão e do gerenciamento local das unidades hospitalares pode produzir avanços significativos na superação de dificuldades no sistema hospitalar do País. Para tanto, deve-se aprimorar os mecanismos de controle, avaliação e regulação dos sistemas de saúde e, ao mesmo tempo, dotar os dirigentes hospitalares de instrumentos adequados a um melhor gerenciamento dos hospitais vinculados à rede pública de saúde. A política de atenção hospitalar visa a promover de forma definitiva a inserção das unidades hospitalares na rede de serviços de saúde.

Classificação dos Hospitais NECESSIDADE DE CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAMENTO NA REDE DE DENSIDADE TECNOLÓGICA CRESCENTE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EFICAZ E EFICIENTE DIMINUIÇÃO DE CUSTOS RESOLUTIVIDADE DO SETOR SAÚDE

Classificação dos Hospitais ESPECIALIDADE : geral; especializado; com especialidades CORPO CLÍNICO : aberto; fechado ESTRUTURA FÍSICA : pavilhonar; monobloco; multibloco; horizontal; vertical ENTIDADE MANTENEDORA : público; privado (lucrativo, beneficente, filantrópico) UTILIZAÇÃO PARA ENSINO : universitário; hospital de ensino; hospital escola dentre outros

Estrutura Pavilhonar

Estrutura Monobloco Hospital de Américo Brasiliense

Estrutura Multibloco Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto

Classificação Hospitalar do SUS ( Portaria nº 2.224 - MS 2002) Hospital de Porte I Hospital de Porte II Hospital de Porte III Hospital de Porte IV ( 01 a 05 pontos) (06 a 12 pontos) (13 a 19 pontos) (20 a 27 pontos)

Tabela de Pontuação

Classificação dos Hospitais PORTE : PORTE I (até 49 leitos) PORTE II (de 50 a 149 leitos) PORTE III (de 150 a 499 leitos) PORTE IV (acima de 500 leitos) POSICIONAMENTO NA REDE DE COMPLEXIDADE CRESCENTE Nível de Assistência: Secundário e Terciário Resolutividade dentro de uma área programática: Local Regional de Base

QUANTO AO REGIME JURÍDICO HOSPITAL PÚBLICO É o que integra o patrimônio da União, Estado, Distrito Federal e Municípios (pessoas jurídicas de direito público interno), autarquias, fundações instituídas pelo Poder Público, empresas públicas e sociedades de economia mista (pessoas jurídicas de direito privado).

QUANTO AO REGIME JURÍDICO HOSPITAL PRIVADO OU PARTICULAR É o hospital que integra o patrimônio de uma pessoa natural ou jurídica de direito privado, não instituída pelo Poder Público.

QUANTO AO REGIME JURÍDICO HOSPITAL BENEFICIENTE Hospital privado, instituído e mantido por contribuições e doações particulares, destinado a prestação de serviços a seus associados, cujos atos de constituição especificam sua clientela. Não remunera os membros de sua diretoria, aplica integralmente os seus recursos na manutenção e desenvolvimento dos seus objetivos sociais, e seus bens, no caso de sua extinção, revertem em proveito de outras instituições do mesmo gênero ou do poder público.

QUANTO AO REGIME JURÍDICO HOSPITAL FILANTRÓPICO É o que integra o patrimônio de pessoa jurídica de direito privado, mantido parcial ou integralmente por meio de doações, que se proponha à prestação de serviços gratuitos à população carente e reservando leitos, de acordo com a legislação em vigor, ao internamento gratuito, organizado e mantido pela comunidade . Não remunera os membros de sua diretoria nem de seus órgãos consultivos, e os resultados financeiros revertem exclusivamente à manutenção da instituição.

SISTEMA DE SAÚDE BRASILEIRO SISTEMA FRAGMENTADO: organiza-se por três sistemas: Sistema Único de Saúde (SUS) – público Sistema de Atenção Médica Supletiva (SAMS) – privado regulado Sistema de Desembolso Direto (SDD) – privado

SISTEMA DE ATENÇÃO MÉDICA SUPLETIVA MODALIDADES ASSISTENCIAIS Medicina de grupo: opera mediante empresas que administram planos de saúde Autogestão: empresas que administram ou contratam terceiros para administrar planos de saúde Cooperativa Médica: unidade administrativa que disponibiliza seus profissionais cooperados para prestarem atendimento em estabelecimento de saúde. Seguro Saúde: empresas ligadas ao capital financeiro bancário

SISTEMA DE DESEMBOLSO DIRETO MEDICINA LIBERAL financiada pelo bolso de indivíduos e famílias Ex: atenção odontológica