Carlos alberto saldanha da Silva Junior

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tucuruí, IFPA Belém, 15 de Junho de Setor de Egressos e Observatório do Trabalho.
Advertisements

Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
O grande desafio: Educação no Brasil agosto 2016 MEC - Secretaria Executiva.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
O PLANO DE TRABALHO DOCENTE: ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO DO ENSINO POR COMPETÊNCIAS Rodrigo Oliveira Coura Pereira - SENAC-DF Ana Cláudia Barreiro.
Como o (a) coordenador (a) Pedagógico (a) neste contexto pode articular/organizar a sua atuação profissional?
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Total de Escolas: escolas
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Programa Pró Escolas Formação
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Leila Mirtes Santos de Magalhães Pinto Consultora da Rede CEDES
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
MAIS ESTUDANTES DA SAÚDE
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Coordenação: Vani Kenski
Curso - Avaliação e Aprendizagem
  AVALIAÇÕES EXTERNAS Profª Msc. Juciene Bertoldo da Silva
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Avaliação de satisfação de curso EaD por meio da análise qualitativa
inovação e design na educação
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PROJETO FORMAÇÃO REDE COLABORATIVA PARA FORTALECIMENTO DA GESTÃO MUNICIPAL DO SUS.
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
O viés formativo do coordenador pedagógico
PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016
Plataformas e Avaliações da pesquisa e pós graduação
Realizar Formação Continuada
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
TÍTULO DO TRABALHO RESULTADOS INTRODUÇÃO OBJETIVOS CONCLUSÕES
PESQUISA DE META AVALIAÇÃO E REVISÃO DA SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO A pesquisa de meta avaliação foi realizada em A pesquisa,
O que nós, em Regime de Colaboração, gostaríamos de entregrar para o(a) secretário (a) de Educação no ano que vem?
PARA REFLETIR O que é o PPP? Para que? Qual a sua utilidade? Como ele é construído? Todos os servidores conhecem o PPP e participam da (re)elaboração?
VIII Fórum Institucional de Ensino
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Projeto Pedagógico (PP) e os Novos Currículos como ação emancipatória e edificante do processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Território Maranhense.
Transcrição da apresentação:

Carlos alberto saldanha da Silva Junior Mestre em Educação – formação de professores; Coordenador Estadual de Currículo, da Secretaria de Estado de Educação do Pará – SEDUC/PA. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

O papel do(a) coordeador(a), na gestão pedagógica da escola Desafios interpostos a sua profissionalização e caminhos possíveis. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP? O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP? "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Rede Estadual – Desempenho EM em 2017 O ESTADO DO PARÁ EM Escolas Matrículas Rede Estadual 590 (71%) 320.765 (89%) Outras Redes 240 (29%) 38.362 (11%) Pará 830 (100%) 359.127 PA População no PA Acesso a Escola (15 a 17 anos) total Sim, frequenta 7.581.051 (100%) 81,5% urbana não, mas já frequentou 5.193.636 (68,5%) 17% rural não, nunca frequentou 2.387.415 (31,5%) 1,5% Rede Estadual – Desempenho EM em 2017 241 sem nível superior Docentes 16.141 "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" Fonte: Consórcio Pró Educação/SEDUC-PA, ano-referência 2017.

Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" QUEM É O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PA? No PA, a função de Coordenação Pedagógica é exercida por um Especialista em Educação, a partir de: Cargo: Especialista em Educação; Formação Inicial: Licenciatura em Pedagogia; Ingresso na carreira: Concurso Público; Jornada de trabalho: 150h* (30h semanais e 6h diárias); Progressão na carreira conforme a titulação acadêmica: Investigador da realidade e prática pedagógica e do fenômeno educativo escolar. Graduado: Classe I; Especialista: Classe II; Mestre: Classe III; Doutor: Classe IV. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" * Especialista em Educação lotados na Sede da Secretaria e nas Regionais pode acrescer em sua jornada de trabalho 50h. Quando lotados na escola, apenas em casos de exceções podem ser lotados com 200h.

Com atuação na Sede/Regionais QUEM É O COORDENADOR PEDAGÓGICO NO PA? A rede estadual do PA conta hoje com um total de 4.053 servidores desempenhando essa função: PA Com atuação na escola* Com atuação na Sede/Regionais Total Especialista em Educação 3.459 578 4.037 Não Especialista 2 14 16 3.461 592 4.053 *Em média 3,9 especialistas em educação por escola. Fonte: Consórcio Pró Educação/SEDUC-PA, ano-referência 2017. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" O “PEDAGÓGICO” A reflexão sobre a categoria Pedagógico, nos remete a pelo menos três grandes discussões: 1- O que é o Pedagógico e o que estamos chamando de Pedagógico? 2- Quem se responsabiliza pelo pedagógico e a quem se destina? 3- E qual o sentido do pedagógico na gestão escolar e o que cabe ao CP? "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

O “PEDAGÓGICO” Pedagógico Elemento relacional entre os sujeitos; é uma construção coletiva existente na dialogicidade dos sujeitos (FRANCO, 2012, p. 169). Pedagógico Fatores que contribuem para a construção do ser humano como membro de uma determinada sociedade, e os processos e meios dessa formação (LIBÂNEO, 2010, p. 33) Processo de intencionalidade, com objetos de ensino e objetivos de aprendizagem claros. Quem coordena o Pedagógico de uma escola? A coordenação pedagógica compreende o planejamento, a coordenação, o desenvolvimento, o acompanhamento e a avaliação das atividades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem (REGIMENTO DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DO PARÁ, Art. 128, 2017, grifos nossos). "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Formação/Profissionalização em contexto de trabalho O “PEDAGÓGICO” A noção de PEDAGÓGICO implica Função Social Concepção Pedagógica Modelo de Gestão Planejamento Currículo Avaliação "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" Formação/Profissionalização em contexto de trabalho

Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Configuram-se como desafios a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA: Uma política orgânica de formação continuada e de valorização da carreira de Especialista em Educação na rede; Implantação da “Hora-atividade”, como mecanismo de garantia institucional de projetos de formação continuada em serviço nas unidades escolares – a escola como um Território de Formação (SILVA JÚNIOR, 2011); Construção de uma Identidade profissional de Especialista em Educação, que articule a gestão pedagógica da escola, por meio da atuação do CP. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS E quais os caminhos possíveis para a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA? A prática norteada pelas evidências educacionais (re)orienta a organização do trabalho escolar, fortalecendo a Gestão Pedagógica, a partir de tomadas de decisão mais fundamentadas: Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual; Plataforma Foco Pedagógico, como instrumento de fortalecimento do planejamento de ensino em LP e MAT; Ações de Formação Continuada em Coordenação Pedagógica, com o foco em Planejamento, Currículo e Avaliação da/na Educação Básica; Assessoramento técnico e formativo para o uso pedagógico das evidências do Censo Escolar; Acompanhamento, orientação e instrumentalização do trabalho pedagógico pelas Regionais da SEDUC/PA, as escolas. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual: Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE (2011 a 2016). Estratégias: Formação de Técnicos de Referência em Avaliação Externa na rede estadual e nas redes municipais; Workshops de Devolutivas dos Resultados do SisPAE para a rede estadual; Oficinas Pedagógicas de elaboração de itens para professores de LP e MAT e para os Especialistas em Educação. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS Devolutivas Pedagógicas da Avaliação Externa Estadual: Sistema Paraense de Avaliação Educacional – SisPAE (2011 a 2016). Revistas Pedagógicas Boletim de Resultados "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS b) Plataforma Foco Pedagógico: mapa de habilidades e painel IDEPA. Estratégias: Disseminação e mobilização da rede para o uso pedagógico das evidências sistematizadas na Plataforma; Oficinas Pedagógicas para o manuseio da Plataforma, com o foco nos indicadores educacionais, no ritmo de aprendizagem dos alunos e nas habilidades em que os alunos apresentam maior dificuldade; Atividades de monitoramento e acompanhamento do acesso dos usuários a plataforma. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" DESAFIOS E CAMINHOS POSSÍVEIS b) Plataforma Foco Pedagógico: mapa de habilidades e painel IDEPA. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência O estado do PA Quem é o CP no PA? O “pedagógico” Desafios e caminhos possíveis Reflexões sobre a nossa experiência Quais as ações feitas pelo estado para dar base ao trabalho do CP?

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" REFLEXÕES SOBRE A NOSSA EXPERIÊNCIA O que os desafios e os caminhos possíveis para a atuação do CP na rede estadual de ensino do PA, nos apontam? Articulador da Proposta Pedagógica da escola, com o foco no plano de ação e os projetos curriculares em desenvolvimento; Executor do acompanhamento pedagógico do desempenho e rendimento dos estudantes com base nas evidências educacionais produzidas pela/para a escola; Formar e forma-se em contexto de trabalho, tendo como referência a realidade e as práticas pedagógicas e docentes, como um mobilizador dos processos formativos e de profissionalização docente na escola. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

"Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica" O trabalho do coordenador pedagógico, no século XXI, como gestor dos processos de formação, tem especial importância pela possibilidade de condução de uma reflexão que produza a consciência das identidades possíveis frente às descontinuidades da contemporaneidade, das determinações das políticas públicas e das necessidades educativas da comunidade DOMINGUES, Isaneide.O coordenador pedagógico e a formação contínua do docente na escola. São Paulo: Cortez, 2014, p. 26. "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"

Profº M.e Carlos Alberto Saldanha Mestre em Educação Licenciado em Pedagogia Coordenador Estadual de Currículo/SAEN/SEDUC-PA Pesquisador do Necaps/CCSE/UEPA Contatos: Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino – SAEN Coordenação Estadual de Currículo Fone: (91) 3201-5029 E-mail: carlos.sjunior@seduc.pa.gov.br OBRIGADO! "Ser referência em Educação Pública de excelência na região Amazônica"