As crianças nascem em uma cultura em que se clica [ As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125) Adriano Teixeira
CONTEXTUALIZANDO Fonte: FGV Falar da exclusão digital, por isto o mapa, e das inúmeras iniciativas, governamentais ou não de minimizar esta situação.
CONTEXTUALIZANDO Fust Fonte: FGV Fust Falar da exclusão digital, por isto o mapa, e das inúmeras iniciativas, governamentais ou não de minimizar esta situação.
QUE MUNDO É ESTE? Vamos pensar sobre o mundo em que vivemos... O Mundo de Rafinha
Um mundo onde estamos conectados permanentemente e precisamos disto Um mundo onde estamos conectados permanentemente e precisamos disto. Perguntem quantas pessoas tem celular, e se eles estão desligados, etc, etc... provavelmente todos tenham e nenhum desligado... pergntem quem tem 2 celulares, etc, etc.... esta é a dinâmica contemporânea, e para a gurizada ela é ainda mais presente. Conexões totais!!
Mundo de compartilhamento!!! Este é um mundo de partilha.... de autoria e co- autoria... e a gurizada não espera nada menos do q isto.... Na escola (tradicional) não rola... Mundo de compartilhamento!!!
É um mundo virtualizado É um mundo virtualizado. Onde processos, dinâmica, produtos, se virtualizam. E no qual precisamos estar inseridos.... Assumindo, neste mundo digital, no ciberespaço, a condição de protagnistas. Um mundo virtualizado!!!!
As tecnologias encurtaram o mundo, a noção de tempo e espaço se modificaram. As possibilidades de interação e de acesso a espaços antes inacessíveis se estabelece como prática cotidiana.... Um mundo em miniatura!!!!
Um mundo em que a tecnologia deixa de ser fixão (robocop) para assumir um papel vital no cotidiano das pessoas....... Querendo ou não... Um mundo tecnológico!!!!
NOVOS ANAFALBETISMOS A tecnologia institui novos analfabetismos. Vc tem como definir o númel de escolaridade ou a classe social das personagens destas charges?
NOVAS DINÂMICAS A tecnologia institui novas dinÇamica que normalmente desestabilizam as relações de hierarquia estabelecidas.
NOVO ALUNO Surge um novo aluno, habituado às tecnologias e a um mundo multimídia, dinâmico, flexível, hipertextual
A Vision of K-12 Students Today NATIVO DIGITAL Surge um novo aluno, habituado às tecnologias e a um mundo multimídia, dinâmico, flexível, hipertextual A Vision of K-12 Students Today
As crianças nascem em uma cultura em que se clica [ As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125) Perrenoud disse: vivemos (as crianças) em um mundo em que se clica! Um mundo onde se clica!!!!
“Assim, a rede é tudo e tudo está em rede” (Lemos) “o verdadeiro computador é a rede” (Sun). Aqui falar da rede um O computador.... asimagens referem-se à evolução do computador, de PC para PC conectado, para PC conectado móvel.... “As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125) LEMOS, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003. PERRENOUDT, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre,Artes Médicas, 2000.
Qualquer teórico da aprendizagem (Vygostky, Papert, Maturana, freire e Piaget) diz, em linhas gerais, que só se aprende interagindo com o meio (pessoas e objetos).
Reflexão Aprendizagem Interação Comunicação Discussão Construção conjunta Aprendizagem é td isto aqui..... Discussão
Aprendizagem é td isto aqui.....
METÁFORA DO CONHECIMENTO! Arquiteturas pedagógicas Aprendizagem é td isto aqui.....
Aprendizagem é td isto aqui.....
Repetição/utilização Aula de informática Acesso Ordem Recepção Fragmentação Repetição/utilização Aula de informática Preparação ara o mercado de trabalho Acesso qualificado Desordem Emissão/Comunicação Coesão Apropriação Laboratório de informática É hora de substituir uma palavras/processos/idéias por outras... Comunicação e Exercício da cidadania
E o Homo Zappiens chega à Universidade! Adriano Canabarro Teixeira Extensões de rede E-mail: teixeira@upf.br Apresentação disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/prod.html