As crianças nascem em uma cultura em que se clica [

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Adriano Teixeira Prof. Dr. Edemilson Brandão Leitura em diferentes mídias.
Advertisements

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
FORMAS DE PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NO BRASIL. O PAPEL DA MÍDIA NA CONSTRUÇÃO DA DEMOCRACIA, CIDADANIA E JUSTIÇA NO MUNDO GLOBALIZADO: UM ESTUDO VOLTADO AOS.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Ambientes Virtuais e Mídias de Comunicação A UTILIZAÇÃO DA WEB 2.0 COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO, MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM.
O céu de estrelas foi a primeira tela a seduzir os olhos do homem e para ele que a humanidade lançava suas perguntas e projetava seu instinto de criar.
tradição oral → rolo de pergaminho → c ó dice → livro impresso.
Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Políticas Públicas e Inclusão Digital Mariluci Braga NOVOS PARADIGMAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM PLATAFORMAS DIGITAIS.
Márcia Figueiredo INFOERA. Introdução Infoera : "info: informação", "era": época, tempo. A infoera, a era da informação e do conhecimento, está crescentemente.
HYPER-I-BOOK: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA EAD Alvino Moser Neliva Terezinha Tessaro Nelson Pereira Castanheira Rodrigo Otávio dos Santos Centro Universitário.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
Classificação dos Métodos de Ensino:
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas –Modalidade Licenciatura CDMI – Comunicação Mediada Por.
Tecnologias na Sala de Aula Ferramentas e Possibilidades Pedagógicas Professora Orientadora: Naira Delazari.
TIC na Educação: ferramenta ou elemento fundante? Maria Helena Bonilla GEC/Faced/Ufba... pode copiar, modificar, distribuir tudo.
FACULDADE KURIOS –FAK TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM RAYANNE.
PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local PROJETO INCLUSÃO DIGITAL
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
Educação Híbrida na Escola.
Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE. Escopo do projeto AMIGOS DO PLUGUE.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Para onde caminha o Ensino e a Aprendizagem Tecnologias X Metodologias
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Tecnologias na Educação:
TicS na escola.
Sistemas Distribuídos 5º Semestre Plano de Ensino Prof
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
TECNOLOGIA DIGITAL E A PRODUÇÃO ARTÍSTICA
Plano Tecnológico.
Formação para Educação Integral:
APRESENTAÇÃO O QUE SIGNIFICA DIDÁTICA? UAB - FÍSICA DIDÁTICA.
3º Ano – Prof. Ricardo Lima
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – Comunicação Mediada.
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
ENSINAR a APRENDER a LER,
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Transposição Didática
Direito ao corpo a luz do Ciberespaço
A utilização do debate como estratégia de ensino/aprendizagem
Alessandra Bianca Greice Virginia Canoas/2011
UX para LX: a emergência de um design para a experiência do estudante
XXIII CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CIAED
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
WHATSAPP EM FOCO: usos pedagógicos na Educação Básica
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Inclusão e exclusão digital
LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA
23 ° CIAED - Metodologias ativas e tecnologias aplicadas à Educação
Adriano Canabarro Teixeira [07/11/2005]
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO.
SISTEMAS DISTRIBUIDOS
DAS SALAS DE AULA AOS AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
Sociedade em Rede A sociedade em rede é estruturada a partir do desenvolvimento de tecnologias microeletrônicas; Essas sociedades resultaram no aperfeiçoamento.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

As crianças nascem em uma cultura em que se clica [ As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125)‏ Adriano Teixeira

CONTEXTUALIZANDO Fonte: FGV Falar da exclusão digital, por isto o mapa, e das inúmeras iniciativas, governamentais ou não de minimizar esta situação.

CONTEXTUALIZANDO Fust Fonte: FGV Fust Falar da exclusão digital, por isto o mapa, e das inúmeras iniciativas, governamentais ou não de minimizar esta situação.

QUE MUNDO É ESTE? Vamos pensar sobre o mundo em que vivemos... O Mundo de Rafinha

Um mundo onde estamos conectados permanentemente e precisamos disto Um mundo onde estamos conectados permanentemente e precisamos disto. Perguntem quantas pessoas tem celular, e se eles estão desligados, etc, etc... provavelmente todos tenham e nenhum desligado... pergntem quem tem 2 celulares, etc, etc.... esta é a dinâmica contemporânea, e para a gurizada ela é ainda mais presente. Conexões totais!!

Mundo de compartilhamento!!! Este é um mundo de partilha.... de autoria e co- autoria... e a gurizada não espera nada menos do q isto.... Na escola (tradicional) não rola... Mundo de compartilhamento!!!

É um mundo virtualizado É um mundo virtualizado. Onde processos, dinâmica, produtos, se virtualizam. E no qual precisamos estar inseridos.... Assumindo, neste mundo digital, no ciberespaço, a condição de protagnistas. Um mundo virtualizado!!!!

As tecnologias encurtaram o mundo, a noção de tempo e espaço se modificaram. As possibilidades de interação e de acesso a espaços antes inacessíveis se estabelece como prática cotidiana.... Um mundo em miniatura!!!!

Um mundo em que a tecnologia deixa de ser fixão (robocop) para assumir um papel vital no cotidiano das pessoas....... Querendo ou não... Um mundo tecnológico!!!!

NOVOS ANAFALBETISMOS A tecnologia institui novos analfabetismos. Vc tem como definir o númel de escolaridade ou a classe social das personagens destas charges?

NOVAS DINÂMICAS A tecnologia institui novas dinÇamica que normalmente desestabilizam as relações de hierarquia estabelecidas.

NOVO ALUNO Surge um novo aluno, habituado às tecnologias e a um mundo multimídia, dinâmico, flexível, hipertextual

A Vision of K-12 Students Today NATIVO DIGITAL Surge um novo aluno, habituado às tecnologias e a um mundo multimídia, dinâmico, flexível, hipertextual A Vision of K-12 Students Today

As crianças nascem em uma cultura em que se clica [ As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125)‏ Perrenoud disse: vivemos (as crianças) em um mundo em que se clica! Um mundo onde se clica!!!!

“Assim, a rede é tudo e tudo está em rede” (Lemos)‏ “o verdadeiro computador é a rede” (Sun). Aqui falar da rede um O computador.... asimagens referem-se à evolução do computador, de PC para PC conectado, para PC conectado móvel.... “As crianças nascem em uma cultura em que se clica [...] a escola não pode ignorar o que se passa no mundo”. (PERRENOUD, 2000, p.125)‏ LEMOS, André; Cunha, Paulo (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003. PERRENOUDT, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre,Artes Médicas, 2000.

Qualquer teórico da aprendizagem (Vygostky, Papert, Maturana, freire e Piaget) diz, em linhas gerais, que só se aprende interagindo com o meio (pessoas e objetos).

Reflexão Aprendizagem Interação Comunicação Discussão Construção conjunta Aprendizagem é td isto aqui..... Discussão

Aprendizagem é td isto aqui.....

METÁFORA DO CONHECIMENTO! Arquiteturas pedagógicas Aprendizagem é td isto aqui.....

Aprendizagem é td isto aqui.....

Repetição/utilização Aula de informática Acesso Ordem Recepção Fragmentação Repetição/utilização Aula de informática Preparação ara o mercado de trabalho Acesso qualificado Desordem Emissão/Comunicação Coesão Apropriação Laboratório de informática É hora de substituir uma palavras/processos/idéias por outras... Comunicação e Exercício da cidadania

E o Homo Zappiens chega à Universidade! Adriano Canabarro Teixeira Extensões de rede E-mail: teixeira@upf.br Apresentação disponível em: http://usuarios.upf.br/~teixeira/prod.html