Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS DEZ PRINCÍPIOS DA QUALIDADE TOTAL.
Advertisements

Princípios Gerais do Direito Contratual. Princípio da Autonomia Privada *Autonomia da vontade *Consensualismo Inspirado no Código francês- segundo o qual.
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
PDE INTERATIVO Outubro/2013 Florianópolis. GESTÃO ESCOLAR Crise Paradigmática Muitas turbulências Fazer da escola lugar de ações possíveis Construir outras.
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
E.E Abadia Faustino Inácio Aluna: Jéssica Tema : Educação e Família Prof. ° Inês Pereira.
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Trabalho em Equipe. O que é uma Equipe? Uma equipe se forma quando dois ou mais indivíduos interdependentes e em interação se juntam visando a obtenção.
Do texto à obra – uma proposta de experimentação musical Marisa T. de Oliveira Fonterrada.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
A MUDAN Ç A NO AMBIENTE DOS NEG Ó CIOS. O RESPONS Á VEL PELA Á REA DO MEIO AMBIENTE A expectativa da Alta administra ç ão é de que o respons á vel pela.
Introdução e Conceitos.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Direitos e Deveres dos Cidadãos
C.E.PROF.HORACIO MACEDO Missão: Desenvolver ações educativas contextualizadas para promover a vivência de valores éticos e solidários, com ênfase na preparação.
Comunidade de Aprendizagem
Responsabilidade penal de adolescente
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Projeto Terapêutico da Equipe e Projeto Terapêutico Singular:
Projetos de aprendizagem
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Pesquisa Mercadológica
EMRC E A FAMÍLIA.
A construção do indivíduo a partir das relações sociais.
Pontos importantes para a discussão
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Projeto Beira da Linha Visão Tornar-se uma referência na inserção social de crianças, adolescentes e jovens, buscando desenvolver autênticos valores.
O PAPEL DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO
Século XIX.
Mosaico Digital: monitor interativo de realidade aumentada
“Definições dos Tipos de Maus-Tratos contra Crianças e Adolescentes”
Terceira Parte.
CIÊNCIA POLÍTICA COMO CIÊNCIA SOCIAL
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.
MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Vós sois todos irmãos Mt 23,8
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2018 E A FAMÍLIA
Especialização em Sistema de Justiça:
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Projeto Mediação Escolar e Comunitária
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
TRABALHO EM EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA Fabiane Minozzo.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Lucília Salgado.
Objetivo Geral   Construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação.
  Compartilharemos um ano de convivência coletiva e almejamos por um ambiente escolar acolhedor, amigável com liberdade responsável visando o bem-estar.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
NORMAS FUNDAMENTAIS E FUNÇÃO JURISDICIONAL
Dinâmica de Sistemas Uma visão geral.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Análise Organizacional
Uma Vida com propósitos
SUJEITO ECLESIAL: DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS E CIDADÃOS DO MUNDO
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
<espaço para figura> Opcional.
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Por que temos preconceitos?
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
TEORIA GERAL DO PROCESSO uma introdução crítica
Modelagem de Sistemas
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Campanha da fraternidade – 2018 “vós sois todos irmãos” (Mt 23.8) Tema: “Fraternidade e Superação da violência” Educação Infantil e a Justiça Restaurativa

Campanha da fraternidade 2018 (p.76) a Justiça restaurativa 229. A justiça restaurativa é uma resposta concreta à situação de violência e desestruturação social à qual as pessoas privadas de liberdade são submetidas. Ela possibilita que a pessoa seja novamente acolhida e aceita em seu meio social, familiar e comunitário. 230. Restaurar a pessoa significa também restaurar suas relações consigo, com seus familiares, com sua comunidade e, principalmente, com a família da vítima. A vivência dos princípios da justiça restaurativa é a base para o início de uma percepção das violências em si mesmo, pois a paz começa em cada um.

Campanha da fraternidade 2018 (p.76) 231. Nessa proposta de justiça, o ser humano passa a ser visto como uma pessoa que tem potencialidade e possibilidades. Nesse processo dialógico entre os envolvidos no conflito é possível expressar a dor e a certeza de reconhecimento, por parte do agressor, do mal cometido, bem como a responsabilidade e a reparação dos danos à vítima e sua reintegração na sociedade. 232. Para superar a violência, é necessário denunciar a predominância do modelo punitivo presente no sistema penal brasileiro, expressão de mera vingança, a fim de incorporar ações educativas, penas alternativas e fóruns de mediação de conflitos que visem à superação dos problemas e à aplicação da justiça restaurativa.

O que a JR tem por objetivo no ambiente escolar...  Apresentar outras maneiras de se resolver conflitos, buscando nas diferentes práticas restaurativas respostas efetivas para se estabelecer um novo paradigma que está pautado nos Direitos Humanos.   Nossos Valores  Os valores que delimitam as características essenciais para os procedimentos restaurativos visam a apresentar conteúdos fundamentais para o desenvolvimento desta prática. Participação. Reconhecimento pelo ato cometido. Autonomia e competência para apresentar soluções. Busca de sentido e pertencimento. Responsabilização pelos danos causados. Satisfação das necessidades emergidas a partir da situação de conflito.

Guardião e Co-guardião Como procedemos... O círculo Tipos Guardião e Co-guardião O bastão da Fala A ambiência da JR Relações circulares O Ciclo da JR

Como agimos...

Ainda temos mais na segunda parte do nosso encontro... A Justiça Restaurativa nos auxilia a trocar as lentes para enxergar com maior nitidez o mundo ao nosso redor

referências