Introdução ao Projeto na Engenharia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Advertisements

Diversidade, História Natural e Conservação de Vertebrados na América do Sul – BIZ 0303 OBJETIVOS (conteúdo): Utilizando os vertebrados da América do Sul.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 1ª Parte. Avaliação X Prática Pedagógica Sem uma clara e consistente teoria pedagógica e sem um satisfatório planejamento de.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Técnicas de Programação I Professor: Decio Kosminsky Engenheiro Eletricista pela PUC-RJ Pós graduado em desenvolvimento pela PUC – Petrópolis Mestrando.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
Classificação dos Métodos de Ensino:
Gestão de Projetos Aula 1 Esp. Luciene de Oliveira Vieira.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
LIXEIRA PET: Buscando a conscientização da sustentabilidade
Plano de Ensino, Recados Importantes & Exercícios
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PBL
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
Introdução a Engenharia de Alimentos
Metodologia Científica
1ª Mostra Integrada de Projetos Científicos Curso de Engenharia Civil
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Ciclo de vida dos Projetos
O ensino de História: teoria e prática
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Introdução ao Projeto na Engenharia
Introdução a Gestão de Projetos de TI
Gestão de Projetos Aula 1
ANÁLISE E LABORAÇÃO DE PROJETOS
Projeto FAEC Em ação nos Bairros.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Elaboração do Plano de Trabalho Docente
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Escolha o fundo e a cor das letras
Avaliação de Projectos de Desenvolvimento
Introdução à Engenharia Civil
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Projeto Lava Jato a Seco
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
RCC-0107 Aula 1 – 02/08/2011 Introdução Davi R. de Moura Costa
Ciência & Engenharia da Computação
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Avaliação e validação de projetos educacionais online.
PLANEJAMENTO PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES.
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Kick Off Meeting Gestão de Empreendimentos
Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)
GESTÃO DA QUALIDADE EM PROJETOS – AULA 1
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Escolha o fundo e a cor das letras
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
Introdução ao Projeto na Engenharia
Trabalho de Conclusão de Curso I
AULA 7T - A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T3 Resolvendo um problema da Poli Civil - fechamento.
A Prática do Design Thinking Exercício em equipe Trabalho T3 Resolvendo um problema da Poli Civil - fechamento.
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Escolha o fundo e a cor das letras
Administração amintas paiva afonso.
1 Logística Integrada Prof. Msc. Bruno Silva Olher.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Práticas de Planejamento Tributário
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Aula S8 Lição de casa dada na S7
Disciplina de TIC 1º Ano Curso Técnico de apoio PSICOsSOCIAL (Ap)
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
Introdução à Engenharia Civil
Análise e Projeto de sistemas Profa. Cynara carvalho
Pesquisa Científica
Transcrição da apresentação:

Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102 Aula 01 2 de agosto de 2017 Introdução ao Projeto na Engenharia - 0313102

Programação das aulas Aula Data Assunto 1 02/ago Introdução Geral 2 Processos e projetos - Atributos de um projeto - fases do projeto 3 16/ago Design thinking - conceituação e primeiro exercício 4 23/ago Discussão do primeiro exercício 30/ago Prova p1 7:30 5 13/set Design thinking – segundo exercício 6 20/set Discussão do segundo exercício 7 27/set Design thinking – terceiro exercício   04/out Discussão do terceiro exercício 8 11/out Inicio do Projeto integrado deste ano (quarto exercício) 9 18/out Prova p2 7:30 10 25/out Discussão em sala do andamento do projeto integrado 11 01/nov Discussão do andamento do projeto integrado 12 08/nov Apresentação dos resultados do projeto integrado

Critérios de avaliação para a disciplina Aulas de BIM: NBIM Aulas de DT: NDT Média final da disciplina M = (NBIM * NDT)1/2 2 provas escritas individuais P1 e P2 Trabalhos em equipe T1, T2, T3 e T4 As notas dos trabalhos são individuais e dadas pela própria equipe Média final da etapa de DT: NDT = (T1 +T2 +T3 +T4 + P1 + P2)/6

Competências na EC3 E G/E Níveis de domínio cognitivo mínimos segundo a Taxonomia de Bloom alcançados em todas as habilitações / ênfases da Escola Politécnica da USP, nos três momentos de formação 1. Conhecimento 2. Compreensão 3. Aplicação 4. Análise 5. Síntese 6. Avaliação 1: Matemática G 2: Ciências Naturais 3: Ciências humanas e ciências socialmente aplicáveis 4: Experimentos 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções MF 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) 7: Projeto (Design) 8: Operação e Manutenção 9: Perspectivas Históricas e Questões Contemporâneas (Sustentabilidade e Globalização) 10: Visão Aprofundada em Áreas da Habilitação / Ênfase 11: Especialização Técnica 12: Comunicação 13: Política pública 14: Administração 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe E 16: Aprendizagem contínua 17: Responsabilidade Profissional e Ética G/E

Objetivo da disciplina : desenvolvimento de competências em cinco pilares 4: Experimentos (algo que é feito para testar uma hipótese de modo disciplinado) 5: Identificação de Problemas e Formulação de Soluções (esta é a grande praia do engenheiro) 6: Gerenciamento de Empreendimentos (Project Management) (só pode ser controlado o que pode ser medido) 7: Projeto (Design) (concepção de um artefato ou de um serviço) 15: Atitudes, Liderança e Trabalho em Equipe (parceria e colaboração mútua – capacidade para desenvolver capital social)

Continuação da disciplina Introdução à Engenharia Civil levantar dados sobre um determinado problema. assuntos pré-definidos como importantes para o cliente que estava contratando. investigar soluções existentes para cada um dos problemas encontrados. Não foi pedido que desenvolvesse novas soluções.   FICARAM FALTANDO: DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E A ENTREGA DA SOLUÇÃO (distinta da entrega da especificação de uma proposta de solução)

O que é projeto? O que é um projeto? Um esforço com data de início, data de término, com um objetivo definido é um projeto. Design (concepção): a primeira fase de um projeto é projeto. Elaboração (planejamento): a segunda fase de um projeto Execução: a terceira fase de um projeto Fechamento: a quarta fase de um projeto

Foco deste curso: design thinking e PBL (problem-based learning) 4 desafios: Resolver um problema da turma Resolver uma carência existente no ambiente geral da Poli Resolver um problema real de engenharia Resolver um problema da USP Todos os problemas são reais, com clientes reais PBL é mão-na-massa

Trabalho colaborativo em equipe Usar os ativos existentes Exemplo de bom uso de ativos existentes: Exercício de empreendedorismo em Stanford: quem consegue gerar mais valor partindo de um investimento de 20 dólares em 88 horas de trabalho? 3a. colocada: 250 dólares 2a. colocada: 320 dólares 1a. colocada: 650 dólares

Como fazer boas perguntas – exercício 1

Projetos apoiam-se em premissas Premissa – um pressuposto que limita o escopo de um projeto; Uma premissa já comprovada é um fato Uma premissa ainda não comprovada é uma hipótese.

Exemplo de uma má pergunta (Inclue premissas ainda não comprovadas) A mulher da figura trabalha numa lavanderia? Perguntas boas: A pessoa da figura é uma mulher? O ambiente da foto é uma lavanderia? A pessoa da figura está trabalhando naquele local? Procure testar apenas um fato em cada pergunta. Todo o restante da pergunta precisa ser comprovado impiricamente pela foto ou por respostas anteriores.

Como fazer boas perguntas exercício 2