Lucília Salgado.

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Transcrição da apresentação:

Lucília Salgado

Potencialidades da Educação de Adultos Anos 80 no Jornal da Educação Pierre Dominicé dizia: “A Educação de Adultos tem potencialidades que podem ajudar a transformar o sistema formal de Ensino”

Aprender ao Longo da Vida na Sociedade do Conhecimento Problemas da situação atual: Baixos níveis educativos dos adultos Insucesso escolar: as novas gerações Baixa qualidade do sistema escolar e sua imposição social Ausência de respostas adequadas Alternativas: novos modelos de aprendizagem

Economia do conhecimento produtividade, trabalho, emprego cidadania, autonomia, toda a vida… NRCT (Nova Revolução Científica e Tecnológica) Le Boterf sociedade da informação sociedade do conhecimento aquisição de competências através da ação Repensar a Educação, repensar a Escola repensar a vida

Problemas da situação atual: (1) Baixos níveis educativos dos adultos muitas competências, baixos níveis educativos atraso na escolarização (estávamos no fim da fila da Europa!)  Insucesso escolar: as novas gerações precoce, massivo, seletivo e cumulativo (Ana Benavente) inadequação da resposta escolar aos destinatários situação nas famílias: boa gestão da vida familiar mas…  baixos níveis de literacia na família  baixo projeto de escolarização para os filhos

Problemas da situação atual: (2) Baixa qualidade do sistema escolar e sua imposição social sistema educativo de baixa qualidade: elevado número de repetências (insucesso escolar) elevadas taxas de morbilidade (negativas) inovação que não se difunde hegemonia de perspetivas expositivas versus construtivas ausência de respostas adequadas inadequação às crianças e aos adolescentes: insucesso, morbilidade, não gosto por aprender… inadequação aos adultos: modelo escolar  não adesão, desistência, não aprendizagem

Alternativas: novos modelos de aprendizagem POLÍTICAS ADEQUADAS: Proposta CRVCC e CNO C grande procura educativa da população adulta de baixas qualificações escolares ? O que acontece nas famílias dos adultos de baixas qualificações escolares quando um dos seus membros se envolve num projeto de Educação de Adultos? ANQ/ESEC projeto: CNO Uma Oportunidade Dupla: da promoção da Literacia Familiar ao Sucesso Escolar das Crianças [entrevistas + questionários a CNO (9ºano) com crianças no 1º CEB + professores]

Contra o economicismo pela economia Política de sucesso grande envolvimento dos adultos: procura e participação Desenvolvimento pessoal e social  auto eficácia Prazer na aprendizagem Aprendizagem em vários domínios da vida  formação para a cidadania Participação na vida comunitária Contra o economicismo pela economia Competências para a atividade profissional Produtividade: Capacidade de pesquisa e de interesse por compreende o seu processo de trabalho. perceber para que serve a sua ação, como se insere no processo produtivo Empregabilidade: capacidade de aferir as suas competências pessoais face a necessidades sociais identificadas. Capacidade para identificar competências de um eventual local de trabalho e de si próprio Formação: necessidade por continuar a sua formação . necessidade de aprender mais e procurar novas aprendizagens e novas formações Autoeficácia na atividade local e profissional. Ser capaz de se afirmar no trabalho fazendo propostas.

Envolvimento na vida educativa e escolar dos filhos A dupla oportunidade Desenvolvimento pessoal e social Envolvimento na vida escolar dos filhos. Enriquecimento da literacia familiar Autoeficácia Gestão de papeis na família Gosto por aprender, por saber Projeto de vida para os filhos que passa pela escola; Compreensão das suas dificuldades; Apoio nas tarefas escolares; Relação com a escola e c/ os professores Compreensão da linguagem e universo escolares; Práticas de leitura e escrita com o filho Revelação de satisfação e prazer na leitura e escrita Os adultos passam a ser modelos Criam-se ambientes de literacia Hábitos de leitura - leitura de histórias Práticas lúdicas de literacia Práticas de literacia familiar no dia-a-dia e de ensino

desenvolver a Educação de Adultos na comunidade Pierre Furter (educação informal) Enriquecimento da educogenia da comunidade A comunidade espaço de formação Desenvolver a educação difusa Desenvolver a educação difusa Centro de Educação de Adultos (QUALIFICA) Bibliotecas municipais (outras) Serviços Públicos locais: Centro de Saúde Serviços Sociais Associativismo Voluntariado juvenil senior [a comunidade nas atividades diretas com as crianças pressão sobre a Escola para se adequar aos destinatários]

obrigada! Lucília Salgado luciliasalgado@gmail.com www.apcep.pt CNO Uma Oportunidade Dupla: da promoção da Literacia Familiar ao Sucesso Escolar das Crianças Salgado, Lucília (coord.) (2010), A Educação de Adultos: uma dupla oportunidade na família, ANQ Salgado, Lucília (coord.) (2011). O aumento das competências educativas das famílias: um efeito dos Centros Novas Oportunidades. Lx: ANQ Salgado, Lucília (coord.) (2011). Necessidade e Potencialidades em Educação de Adultos Materiais de Formação http://biblioteca.esec.pt/Opac/Pages/Search/Results.aspx?SearchText=(TIT=Necessidades%20e%20potencialidades%20em%20educa%c3%a7%c3%a3o%20de%20adultos%)%20&Profile=Default&DataBase=10200_GLOBAL