Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn
“Conhecimento é uma moeda de troca maravilhosa: quando o compartilhamos ele aumenta” Luiz Carlos Q. Cabrera
IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM O que é ensinado depende dos conhecimentos de quem ensina, mas como é ensinado, dependerá fundamentalmente da compreensão da forma como as pessoas aprendem e da habilidade de aplicar essa compreensão. Ensinar x Aprender ????????
Aprendizagem Uma das características mais marcantes do homem, e que o distingue dos outros animais, é que ele é capaz de educar-se. Educar-se é muito mais que repetir experiência ou conhecimentos; é utilizar de suas capacidades intelectuais (cognitivas), de raciocínio, para criar e modificar experiências ou conhecimentos recebidos.
Aprendizagem Educar é portanto, fazer que alguém seja capaz de modificar seu comportamento como resultado de uma experiência. Treinar seria uma forma de aprendizagem mais simples, é tornar alguém capaz de repetir uma experiência.
CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM Aprendizagem de Habilidades Físicas não envolve só músculos. O desejo de aprender supera o próprio processo. O aluno necessita de um modelo. Indivíduo precisa executar para aprender. A aprendizagem é um processo ativo. A aprendizagem deve ser útil.
CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM A aprendizagem resulta de experiência. É essencial o conhecimento dos resultados. O progresso de aprendizagem segue uma seqüência determinada. A duração e organização da estratégia educativa são importantes.
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM MOTIVAÇÃO É a força que induz uma pessoa em direção a um propósito. É sem dúvida um dos fatores de maior influência no processo de aprendizagem. Necessidade de criar um "desejo de aprender“.
MOTIVAÇÃO É o fator mais importante da aprendizagem; A motivação têm 3 finalidades: Ativar o organismo; Dirigir o comportamento para um objetivo; Selecionar e acentuar a resposta correta.
PRINCÍPIOS DA MOTIVAÇÃO Atrair a atenção; Dar a possibilidade de estabelecer e alcançar seus próprios objetivos; Possibilitar discussões e debates; Favorecer a avaliação constante dos progressos alcançados.
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 2. APTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM O indivíduo deverá estar apto a receber a instrução. Se o assunto a ensinar está em nível demasiado elevado, há necessidade de ser dada uma instrução preparatória, visando prepará-lo para a assimilação do assunto em nível mais elevado. Especial atenção deverá ser dada à motivação nesta fase
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 3. COMPREENSÃO DA APRENDIZAGEM Para aplicação do conhecimento adquirido há necessidade de que o aluno tenha compreendido, realmente, o que aprendeu.
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 4. RETENÇÃO É difícil arquivar conhecimento para uso futuro. A tendência é ser esquecido, paulatinamente. Não pode porém ser considerada uma perda total de conhecimento. O que realmente acontece é uma reorganização de conhecimento em torno de uma idéia central.
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 5. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO A NOVAS SITUAÇÕES Na aplicação de conhecimentos de uma situação para outra pode ser facilitada aos indivíduos experiências na identificação de fatores semelhantes e aplicação de princípios em circunstâncias variadas.
FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 6. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS Cada indivíduo tem sua personalidade, sua bagagem de experiências, conhecimentos e sentimentos, seus interesses e frustrações, além das diferenças psicológicas e físicas. Um dos melhores métodos para identificar o grau de compreensão do assunto ministrado é a discussão em grupo.
LIBERDADE “Em um clima de liberdade, o indivíduo motivado para aprender interessa-se pelo que faz, confia em sua própria capacidade, trabalha com mais dedicação, produz mais e consegue alcançar seus objetivos” (Piletti, N.)
ATITUDES PESSOAIS PARA TRABALHAR COM LIBERDADE Autenticidade; Aceitação, confiança e apreço pelo outro; Compreensão; Realidade do outro; Auto-avaliação.
CRIATIVIDADE Qual a importância da criatividade para o Enfermeiro? Como trabalhar de forma criativa no atendimento e uso de recursos?
FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 1 - Desuso Tudo que não é usado, obviamente cai no esquecimento.
FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 2 - Interferência Significa que uma experiência semelhante pode concorrer para esquecer algo. Pesquisas demonstram que: - o material relacionado muito intimamente com o aprendido sofre maior interferência que o material não semelhante. - o material mal apreendido sofre mais interferência que outro bem aprendido.
FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 3 - Repressão A psicologia freudiana explica este fator dizendo que tendemos a fazer submergir para o inconsciente tudo que é desagradável ou produz ansiedade. Isso não é intencional, é um comportamento de auto-proteção.
APRENDIZAGEM “Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente” ( McConnell).