Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Um programa é caracterizado por um conjunto de projetos ou componentes que operam todos na mesma direção para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
Advertisements

DEZ ÓTIMAS DICAS PARA O TRABALHO EM EQUIPE
NEUROAPRENDIZAGEM NA COGNIÇÃO ESCOLAR
Profa. Therezinha Conde
PLANEJAMENTO É Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento, organizações.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
8 CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS EMOCIONALMENTE INTELIGENTES INTELIGÊNCIA EMOCIONAL.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Desenvolvimento Humano Professora Marina Corbetta Benedet.
Prestar ATENÇÃO em Estar MOTIVADO vontade /interesse Aplicar conceito na prática CONDIÇÕES PRÉVIAS PARA APRENDER Compreender RESULTADOS da APDZ PROCESSOS.
GESTÃO DE PESSOAS II Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes Grupo 01.
Investir em Saúde Mental Suplemento 2004 Investir em Saúde Mental – Suplemento 2004 “(...) bem-estar subjetivo, autonomia, competência, dependência.
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Introdução ao Comportamento Organizacional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
O que é a Educação Física?
Revisão do Conceito de Marketing
Seleção e organização de conteúdos
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
Docência do Ensino Superior
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES: BUSCANDO MELHORES RESULTADOS
GRUPOS OPERATIVOS PICHON-RIVIERE.
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Avaliação Algumas questões para pensar
MOTIVAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
Pontos importantes para a discussão
Planejamento de estratégias:
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Motivação e Trabalho em equipe
Material para avaliação DP
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
DADOS DE AUTO-AVALIAÇÃO
Faculdade Municipal Professor Franco Montoro
Profa. Dra. Geciane Silveira Porto
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Questões sociais e psíquicas que
Projetando 2018 PROJETO FILIPE.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Comportamento Organizacional
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
O PAPEL DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Profa. Dra. Mara Fernanda Alves Ortiz
MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
Coaching “A situação em que um profissional experiente em dado trabalho orienta outro, ensinando-o, motivando-o, fazendo-o praticar o trabalho (ou partes.
Custos para planejamento e controle
TRIAGEM PSICOLÓGICA.
O Desenvolvimento Psicomotor
O que é Educação Ambiental?
“Viver para o trabalho é penoso; viver sem trabalho é pior ainda”.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Formação Básica de Lideres
OS BENEFÍCIOS ESPIRITUAIS DO ESTUDO DA BÍBLIA.
Estilos de Ensino Espectro dos estilos de ensino, Moston (1966);
“É uma obra grandiosa transformar um ser aparentemente insignificante e desamparado numa bênção para o mundo e uma honra para Deus. Os pais não.
“A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros “A missão do lar se estende para além do círculo dos seus membros. O lar cristão.
CUSTOS PARA PLANEJAMENTO E CONTROLE
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
CURSO PARA DIRETOR GERAL DE CFC
Reflexividade e formação de professores
Lógica informal Principais tipos de argumentos informais.
Metodologia do Ensino de Física I
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn

“Conhecimento é uma moeda de troca maravilhosa: quando o compartilhamos ele aumenta” Luiz Carlos Q. Cabrera

IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM O que é ensinado depende dos conhecimentos de quem ensina, mas como é ensinado, dependerá fundamentalmente da compreensão da forma como as pessoas aprendem e da habilidade de aplicar essa compreensão. Ensinar x Aprender ????????

Aprendizagem Uma das características mais marcantes do homem, e que o distingue dos outros animais, é que ele é capaz de educar-se. Educar-se é muito mais que repetir experiência ou conhecimentos; é utilizar de suas capacidades intelectuais (cognitivas), de raciocínio, para criar e modificar experiências ou conhecimentos recebidos.

Aprendizagem Educar é portanto, fazer que alguém seja capaz de modificar seu comportamento como resultado de uma experiência. Treinar seria uma forma de aprendizagem mais simples, é tornar alguém capaz de repetir uma experiência.

CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM   Aprendizagem de Habilidades Físicas não envolve só músculos. O desejo de aprender supera o próprio processo. O aluno necessita de um modelo. Indivíduo precisa executar para aprender. A aprendizagem é um processo ativo. A aprendizagem deve ser útil.

CARACTERÍSTICAS DA APRENDIZAGEM A aprendizagem resulta de experiência. É essencial o conhecimento dos resultados. O progresso de aprendizagem segue uma seqüência determinada. A duração e organização da estratégia educativa são importantes.

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM MOTIVAÇÃO É a força que induz uma pessoa em direção a um propósito. É sem dúvida um dos fatores de maior influência no processo de aprendizagem. Necessidade de criar um "desejo de aprender“.

MOTIVAÇÃO É o fator mais importante da aprendizagem; A motivação têm 3 finalidades: Ativar o organismo; Dirigir o comportamento para um objetivo; Selecionar e acentuar a resposta correta.

PRINCÍPIOS DA MOTIVAÇÃO Atrair a atenção; Dar a possibilidade de estabelecer e alcançar seus próprios objetivos; Possibilitar discussões e debates; Favorecer a avaliação constante dos progressos alcançados.

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 2. APTIDÃO PARA A APRENDIZAGEM O indivíduo deverá estar apto a receber a instrução. Se o assunto a ensinar está em nível demasiado elevado, há necessidade de ser dada uma instrução preparatória, visando prepará-lo para a assimilação do assunto em nível mais elevado. Especial atenção deverá ser dada à motivação nesta fase

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 3. COMPREENSÃO DA APRENDIZAGEM Para aplicação do conhecimento adquirido há necessidade de que o aluno tenha compreendido, realmente, o que aprendeu.

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 4. RETENÇÃO É difícil arquivar conhecimento para uso futuro. A tendência é ser esquecido, paulatinamente. Não pode porém ser considerada uma perda total de conhecimento. O que realmente acontece é uma reorganização de conhecimento em torno de uma idéia central.

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 5. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO A NOVAS SITUAÇÕES Na aplicação de conhecimentos de uma situação para outra pode ser facilitada aos indivíduos experiências na identificação de fatores semelhantes e aplicação de princípios em circunstâncias variadas.

FATORES QUE INFLUEM NA APRENDIZAGEM 6. DIFERENÇAS INDIVIDUAIS Cada indivíduo tem sua personalidade, sua bagagem de experiências, conhecimentos e sentimentos, seus interesses e frustrações, além das diferenças psicológicas e físicas. Um dos melhores métodos para identificar o grau de compreensão do assunto ministrado é a discussão em grupo.

LIBERDADE “Em um clima de liberdade, o indivíduo motivado para aprender interessa-se pelo que faz, confia em sua própria capacidade, trabalha com mais dedicação, produz mais e consegue alcançar seus objetivos” (Piletti, N.)

ATITUDES PESSOAIS PARA TRABALHAR COM LIBERDADE Autenticidade; Aceitação, confiança e apreço pelo outro; Compreensão; Realidade do outro; Auto-avaliação.

CRIATIVIDADE Qual a importância da criatividade para o Enfermeiro? Como trabalhar de forma criativa no atendimento e uso de recursos?

FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 1 -  Desuso Tudo que não é usado, obviamente cai no esquecimento.

FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 2    -   Interferência Significa que uma experiência semelhante pode concorrer para esquecer algo. Pesquisas demonstram que: - o material relacionado muito intimamente com o aprendido sofre maior interferência que o material não semelhante. - o material mal apreendido sofre mais interferência que outro bem aprendido.

FATORES QUE OCORREM PARA O ESQUECIMENTO 3    -   Repressão A psicologia freudiana explica este fator dizendo que tendemos a fazer submergir para o inconsciente tudo que é desagradável ou produz ansiedade. Isso não é intencional, é um  comportamento de auto-proteção.

APRENDIZAGEM “Aprendizagem é a progressiva mudança do comportamento que está ligada, de um lado, a sucessivas apresentações de uma situação e, de outro, a repetidos esforços dos indivíduos para enfrentá-la de maneira eficiente” ( McConnell).