Decisões de produto, serviço e preço

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Brand Equity Patrimônio da Marca.
Advertisements

Administração de Marketing I
ARC – AULA 4 Priorização dos atributos valorizados pelos clientes.
6 Sistemas Empresariais Sistemas de Informações Gerenciais SIG.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Prof. Alexandre Mendonça.  “Decisões e ações tomadas por organizações para lidar com seus públicos de interesse para atingir seus objetivos organizacionais”
Estratégias de Diferenciação. Ser diferente é ser inteligente : A empresa diferencia-se da concorrência quando oferece qualquer coisa única que é valorizada.
ESTRATEGIA EMPRESARIAL NIVEL DE NEGÓCIOS LIDERANÇA EM CUSTOS E DIFERENCIAÇÃO 4ª parte PROF. PAULO ROBERTO LEITE.
Variáveis Quantitativas Qualitativas Aula 5. 2 TRADE MARKETING E O PONTO DE VENDA - Vantagens do Canal para a Indústria. - Vantagem do Trade Marketing.
1 Administração do CVP e Estratégias de MKT Crescimento –expansão vendas rápida –oportunidades de lucro e escala de produção –expansão características.
CONTEÚDO P2 ANÁLISE DE MERCADO AULA 10 PROFª BRUNA ROSSETTI CANDIDO.
EAD – 647 PESQUISA de MKT EAD – 647 PESQUISA de MKT Temas da Aula: Contexto da Aplicação da Pesquisa de Marketing. Prof. José Paulo Hernandes.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
CONCEITOS E FUNÇÕES: MARKETING. O QUE É? Marketing Originalmente da palavra ‘’market’’, traduzido da língua inglesa, mercado, Marketing, pode ser encarado.
Gestão de Pessoas IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações.
MARKETING PRODUTO.
MACROECONOMIA Site:
MARKETING EM COMUNICAÇÃO Objetivos do MKT
EAD-667 Logística e Cadeia de Suprimentos
Disciplina: Sistemas de Informação
Gestão Estratégica de Custos
Prof. José Paulo Hernandes
Gestão de Projetos Aula 1
Economia Aula 09 a
Voltando à função do Marketing
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Estratégia Mercadológica
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Estratégia Mercadológica
Unidade 2 – Processos Logísticos
Administrando a Comunicação de Marketing
Planejamento Financeiro e Orçamentário
CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC)
Parceiros Chave Atividades Chave Recursos Chave
Distribuição Física.
UNIDADE II MARKETING DE SERVIÇOS.
GESTÃO DE MARCAS CARLOS FREIRE –
Estratégia no Nível de Negócios
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER
Disciplina: Administração do Relacionamento com o Cliente (ARC)
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 5 Prof
ORIENTAÇÕES EMPRESARIAIS PROCESSO E ATIVIDADES DE
RECAPITULANDO O CONCEITO
Definição estratégica do produto
IMPLANTAÇÃO DA ESTRATÉGIA DE MARKETING
Douglas Pereira da Silva
Empreendedorismo.
Ferramentas de comunicação
COMPONENTES: Cesar Emanoel
Desenvolvimento e gerenciamento de serviços
Gestão Estratégica de Operações
Revisão Requisitos e Casos de Uso
CURSO PROFISSIONAL TÉCNICO DE RESTAURAÇÃO
Descrição da Empresa Aula 19.
Logística e Gerenciamento da
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO Caminho particular pelo qual os produtos passam – centros de distribuição, atacadistas e varejistas, até os consumidores. Conjunto.
10 de Janeiro de 2017.
Administração do Capital de Giro
MARKETING PRODUTO.
IMAGEM SUPREENDA E VENDA
Execução e Controle
PATOLOGIA DO CONCRETO.
Gestão da Logística de Distribuição
CADEIA DE VALOR.
SISTEMAS, ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS (SOME)
Administração de Marketing
Gestão Estratégica de Operações
PESQUISA DE MARKETING “Função que conecta o consumidor e o público em geral ao profissional de marketing através de informações - usadas para identificar.
Composto Mercadológico
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
Transcrição da apresentação:

Decisões de produto, serviço e preço Prof. Flávio T. Urdan fturdan@usp.br

Tipos de ofertas Oferta Produtos Serviços Comportamentos Causas Lugares Pessoas

Produto / serviço Produto é um bem físico Serviço é um conjunto de atividades executadas pela organização de serviço Onde ambos: São definidos por um conjunto de atributos São oferecidos por organizações a seus clientes Geram benefícios e custos, ou valor, para eles E podem satisfazer suas necessidades e desejos 3

Produtos/serviços organizacionais Matérias-primas Componentes industriais Equipamentos Serviços 4

Tipos de produtos de consumo Durável x semi-durável x consumível Padrão superior x básico Utilitários x hedônicos De conveniência De compra comparada De preferência 5

Cliente do serviço: pessoa x empresa Tipos de serviços Cliente do serviço: pessoa x empresa Destinatário do serviço: pessoa x coisa Serviço prestado (por): profissionais técnicos x “operários” pessoas x máquinas face-a-face x à distância Tempo de prestação do serviço: curto x longo prazo Conteúdo afetivo: elevado x reduzido Risco para o cliente: elevado x reduzido 6

Gerência de Produto - Serviço Características Técnicas Design Atributos de Produtos e Serviços Embalagem Composto de Produto Marca Serviços / Produtos Adicionados

Valor de um produto ou serviço o consumidor Valores dos produtos ou serviços concorrentes Funcionais Emocionais Benefícios Valor do produto ou serviço p/ o consumidor Atributos do produto ou serviço da empresa Custos Compra Monetários N/ Monetários

Características Técnicas Composição, Tecnologia Matérias-primas Componentes Apresentação Padrões tecnológicos Processos de Produção Tecnologias de manufatura Tecnologias de serviço Funções Como o produto funciona Operações executadas Especificações Medidas físicas Medidas de desempenho

Características técnicas, complexidade e preço dos produtos Avanço tecnológico O consumidor entende a complexidade e desempenho? O consumidor necessita da complexidade e desempenho? O consumidor pode pagar pela complexidade e desempenho? Composição, Tecnologia Matérias-primas Componentes Apresentação Padrões tecnológicos Processos de Produção Tecnologias de manufatura Tecnologias de serviço Funções Como o produto funciona Ações executadas pelo produto Especificações Medidas físicas e de desempenho + Busca por diferenciação Empresas oferecem produtos e serviços cada vez mais complexos Sempre mais funções Especificações sempre mais poderosas Custos / preços mais elevados

Design

Efeitos nos sentidos humanos Design Efeitos nos sentidos humanos Funcionalidade Maior valor agregado Identidade Economia

Embalagem 13

Funções da Embalagem Acondicionar e Proteger Expor Identificar e Diferenciar Plataforma Promocional Facilitar o consumo

Materiais Forma Cores e textos Decisões de Embalagem Materiais Forma Cores e textos

Dimensões e decisões do composto de produtos Ampliar para cima Ampliar para baixo Preencher Descontinuar Decisão da UN ou acima Adicionar linhas Eliminar linhas Variações nos atributos criam itens adicionais Amplitude Decisão da gerência de produto L1 L2 L3 ... Ln TVs Câmeras Filmadoras V. Games MP3 Player Bravia 40 Cybershot A Bravia 46 Bravia 52 Profundidade Extensão do Composto = Prof L1 + Prof L2 + ... + Prof Ln

Otimizar / simplificar Marca Identificar Otimizar / simplificar Funções da marca Garantir Cognitiva Afetiva Simbolismo 18

Modelo de patrimônio de marca: Aaker Posicionamento: construir a marca na mente do consumidor ! O consumidor associa sentimentos e pensamentos à marca A marca funciona como um rótulo para um agregado de associações Investir em propaganda ou em promoção de vendas? Patrimônio da Marca Lealdade Associações Consciência Outros ativos Share of mind Share of wallet

Modelo de patrimônio de marca: Keller Objetivos de gestão da marca Lealdade intensa, ativa Reações positivas Associações à marca fortes, favoráveis, singulares Consciência de marca profunda, ampla Perguntas do consumidor à marca 4) Relacionamentos: O que há entre nós? 3) Respostas: O que penso e sinto por sobre você? 2) Significados: O que é você? 1) Identidade: Quem é você? f) Ressonância da marca d) Julgamento do consumidor e) Sentimentos do consumidor b) Desempenho da marca c) Imaginário da marca a) Saliência da marca