ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Autora: Márcia Passos Mestra em ciência da computação
Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS) Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS), desde a década de 2000, proporcionam inovação no processo de ensino-aprendizagem (LIU e HWANG, 2009, PRENSKY, 2009; SIMS, 2012 e MATTAR, 2012). Conectividade, portabilidade e mobilidade independente do tempo e do espaço.
Ainda há o predomínio de sistemas de EaD tradicionais: Diferentes perfis de estudantes são expostos ao mesmo conjunto de material didático; Mesma interface; Supondo até a mesma disponibilidade de recursos tecnológicos.
Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009) Motivação Imigrantes digitais Nativos digitais = Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009) Faz dupla referência: à sabedoria em usar a tecnologia para expandir a capacidade cognitiva natural de cada indivíduo: a de resolver problemas, de discutir, comparar e avaliar perspectivas, memória; ao saber fazer uso acertado desta tecnologia.
U-Leaning Ubiquitous Learning Aprendizagem Ubíqua Em qualquer hora; Em qualquer lugar; Em qualquer dispositivo; De forma continuada; Contextualizada; e Integrada ao cotidiano do aprendiz. (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2010)
Sistemas Tradicionais de EaD Diante o exposto, existe necessidade de se desenvolver e testar novas metodologias, práticas e processos pedagógicos para a utilização das TIMS aplicadas ao u-learning. (LIU; HWANG, 2009; PRENSKY, 2009; SIMS, 2012; MATTAR, 2012)
Motivação - Como aproveitar a utilização das já tradicionais TIMS para se alcançar os objetivos educacionais como a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência? Não se pode continuar aprendendo ou ensinando, mesmo fora de ambientes de aprendizagem? Objetos e situações do mundo real não podem ser considerados de maneira mais efetiva em processos de ensino-aprendizagem?
Objetivos Promover a adaptabilidade em AVA integrando recursos computacionais ubíquos e técnicas de ensino-aprendizagem baseadas no u-learning. - Aproveitar as já tradicionais TIMS para alcançar a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência. Incentivar o ensino e a aprendizagem de forma contextualizada e continuada. Considerar objetos e situações do mundo real em processos de ensino-aprendizagem. - Possibilitar o desenvolvimento de outras sabedorias como a sabedoria digital.
Levantamento prévio de preferências de aprendizagem para disponibilização de materiais conforme o contexto do estudante.
Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O. A Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O.A.) admitidos do mundo real Poodll Anywhere
Formas de interação adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz. Barra de Progresso
Formas de interação adaptadas ao contexto do professor/tutor
Atividades adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz, em prol do desenvolvimento da sabedoria digital Atividade inspirada em recente pesquisa divulgada pela OCDE (2015), gerou interações com comentários entre os estudantes tais como: - “Como você chegou a esta página?” “Este caminho é mais fácil!” “Comecei clicando neste link, depois nesse, depois nesse...” “Preciso começar de novo, não consegui chegar na definição”.
Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua - Delineadas as 5 dimensões da aprendizagem significativa voltadas ao u-learning baseadas em Huang et al. (2011) e na teoria do Conectivismo (SIEMENS, 2006): D1- Ativa no como se aprende; D2- Cooperativa no onde aprende; D3- Autêntica no aprender a fazer; D4- Construtiva no aprender a ser; D5- Personalizada no aprender a transformar.
Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua - Organização de 2 cenários no IFPE (C1 - antes da adaptação ao u-learning e C2 – Após a adaptação ao u-learning): Estabelecendo uma média (M): M < 8: baixo alcance de Aprendizagem Significativa M = 8: médio alcance de Aprendizagem Significativa M > 8: Alto alcance de Aprendizagem Significativa
Fonte: Elaborado pela autora, 2016
Alcance da aprendizagem significativa Cenário 2 Fonte: Elaborado pela autora, 2016
Comparando-se as dimensões por cenário, verifica-se que após a adaptação do AVA ao u-learning e aplicação de um modelo de técnicas de ensino-aprendizagem voltadas ao u-learning, houve alcance da aprendizagem significativa. Atualmente um projeto de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a EaD (PRODIOA-IFPE) está sendo realizado baseado nessa pesquisa.
Contato: Márcia Passos E-mail: passosdomar@gmail.com Facebook: ProfMárciaPassos Whatsapp: (81) 9.9959-5950