ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO CTS? ABORDAGEM CTS? MOVIMENTO CTS?
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Jeferson Bugelli – Pedagógico
Profa. Ma. Adriana Hessel Dalagassa.  Terapia Ocupacional é a arte e a ciência de auxiliar as pessoas a desempenharem suas atividades diárias que sejam.
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
APOIO: Lab. Ciências/IEMCI/UFPA Expositores: Janderrier vasques¹, Amanda Barbosa² (PIBID/UFPA/IEMCI) Orientador: Prof. Dr.º Jesus Cardoso Brabo³ (UFPA/IEMCI)
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
PROJETO DE REDE ESTRUTURADA DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DA ESCOLA ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE NO MUNICÍPIO DE ANASTÁCIO – MS Estudante: Laira.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Angelita Marçal Flores
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
EVITANDO O ESTRESSE E A SOBRECARGA COGNITIVA ATRAVÉS DE MÉTODOS EFETIVOS DE APRENDIZAGEM E RETENÇÃO DE CONHECIMENTO: MCE E MMEEBB/CME Luciano Vieira Lima.
ESTABELECENDO VÍNCULOS NA TUTORIA ON-LINE
PROBLEMATIZAÇÃO O IVV surge da:
Atividades de sala de aula no ECLE
Avaliação Algumas questões para pensar
DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO SOFTWARE EDUCACIONAL MONTAPC
(Ministério da Educação e Cultura)
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
desafio de pesquisar na rede
PASSO A PASSO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
DELINEA TECNOLOGIA EDUCACIONAL
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
IV Seminário de Pesquisa em Linguagem e Literatura - Sepell
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Ensino Médio Integrado
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Senso comum & Ciência Cezar Augusto, graduando em Ciências Sociais / Conexões de Saberes - UFAL.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Adriene Sttéfane Mislene Dalila
Resultados e Discussão
Mesa Redonda: Educação Superior Mediada por Tecnologias
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Centro de Estudos e Tecnologias Educacionais CETEC
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Tópicos sobre gestão educacional
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

ADAPTAÇÃO AO U-LEARNING E O ALCANCE DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Autora: Márcia Passos Mestra em ciência da computação

Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS) Tecnologias da Informação e comunicação Móvel e Sem fio (TIMS), desde a década de 2000, proporcionam inovação no processo de ensino-aprendizagem (LIU e HWANG, 2009, PRENSKY, 2009; SIMS, 2012 e MATTAR, 2012). Conectividade, portabilidade e mobilidade independente do tempo e do espaço.

Ainda há o predomínio de sistemas de EaD tradicionais: Diferentes perfis de estudantes são expostos ao mesmo conjunto de material didático; Mesma interface; Supondo até a mesma disponibilidade de recursos tecnológicos.

Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009) Motivação Imigrantes digitais Nativos digitais = Sabedoria Digital (PRENSKY, 2009) Faz dupla referência: à sabedoria em usar a tecnologia para expandir a capacidade cognitiva natural de cada indivíduo: a de resolver problemas, de discutir, comparar e avaliar perspectivas, memória; ao saber fazer uso acertado desta tecnologia.

U-Leaning Ubiquitous Learning Aprendizagem Ubíqua Em qualquer hora; Em qualquer lugar; Em qualquer dispositivo; De forma continuada; Contextualizada; e Integrada ao cotidiano do aprendiz. (SACCOL; SCHLEMMER; BARBOSA, 2010)

Sistemas Tradicionais de EaD Diante o exposto, existe necessidade de se desenvolver e testar novas metodologias, práticas e processos pedagógicos para a utilização das TIMS aplicadas ao u-learning. (LIU; HWANG, 2009; PRENSKY, 2009; SIMS, 2012; MATTAR, 2012)

Motivação - Como aproveitar a utilização das já tradicionais TIMS para se alcançar os objetivos educacionais como a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência? Não se pode continuar aprendendo ou ensinando, mesmo fora de ambientes de aprendizagem? Objetos e situações do mundo real não podem ser considerados de maneira mais efetiva em processos de ensino-aprendizagem?

Objetivos Promover a adaptabilidade em AVA integrando recursos computacionais ubíquos e técnicas de ensino-aprendizagem baseadas no u-learning. - Aproveitar as já tradicionais TIMS para alcançar a aprendizagem significativa, com eficácia e eficiência. Incentivar o ensino e a aprendizagem de forma contextualizada e continuada. Considerar objetos e situações do mundo real em processos de ensino-aprendizagem. - Possibilitar o desenvolvimento de outras sabedorias como a sabedoria digital.

Levantamento prévio de preferências de aprendizagem para disponibilização de materiais conforme o contexto do estudante.

Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O. A Possibilidade de utilização de Objetos de aprendizagem (O.A.) admitidos do mundo real Poodll Anywhere

Formas de interação adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz. Barra de Progresso

Formas de interação adaptadas ao contexto do professor/tutor

Atividades adaptadas ao contexto do estudante/aprendiz, em prol do desenvolvimento da sabedoria digital Atividade inspirada em recente pesquisa divulgada pela OCDE (2015), gerou interações com comentários entre os estudantes tais como: - “Como você chegou a esta página?” “Este caminho é mais fácil!” “Comecei clicando neste link, depois nesse, depois nesse...” “Preciso começar de novo, não consegui chegar na definição”.

Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua - Delineadas as 5 dimensões da aprendizagem significativa voltadas ao u-learning baseadas em Huang et al. (2011) e na teoria do Conectivismo (SIEMENS, 2006): D1- Ativa no como se aprende; D2- Cooperativa no onde aprende; D3- Autêntica no aprender a fazer; D4- Construtiva no aprender a ser; D5- Personalizada no aprender a transformar.

Avaliação do alcance da aprendizagem significativa em ambiente de Aprendizagem ubíqua - Organização de 2 cenários no IFPE (C1 - antes da adaptação ao u-learning e C2 – Após a adaptação ao u-learning): Estabelecendo uma média (M): M < 8: baixo alcance de Aprendizagem Significativa M = 8: médio alcance de Aprendizagem Significativa M > 8: Alto alcance de Aprendizagem Significativa

Fonte: Elaborado pela autora, 2016

Alcance da aprendizagem significativa Cenário 2 Fonte: Elaborado pela autora, 2016

Comparando-se as dimensões por cenário, verifica-se que após a adaptação do AVA ao u-learning e aplicação de um modelo de técnicas de ensino-aprendizagem voltadas ao u-learning, houve alcance da aprendizagem significativa. Atualmente um projeto de desenvolvimento de objetos de aprendizagem para a EaD (PRODIOA-IFPE) está sendo realizado baseado nessa pesquisa.

Contato: Márcia Passos E-mail: passosdomar@gmail.com Facebook: ProfMárciaPassos Whatsapp: (81) 9.9959-5950