GTI Claudia Salles Haddad

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Transcrição da apresentação:

GTI Claudia Salles Haddad Governança de TI GTI Claudia Salles Haddad

Definições “Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios.” professor da FGV João R. Peres

Definições Governança de TI é “um braço” da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa): “é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.”

Componentes da Governança Alinhamento Estratégico e Compliance Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos Estrutura, Processos, Organização e Gestão Medição e Desempenho de TI

Componentes da Governança Alinhamento Estratégico e Compliance Princípios de TI (definição de Políticas) Necessidades de Aplicações (informações e conhecimentos) ERP, CRM, SCM BI Tecnologias diversas (RFID, biometria, etc) Arquitetura de TI (padrões de processos, dados e aplicações) Infraestrutura de TI Objetivos de Desempenho Capacidade de Atendimento Política de Segurança da Informação Competências

Componentes da Governança Alinhamento Estratégico e Compliance Arquitetura de TI Princípios de TI Infraestrutura de TI Organizações das Operações de Serviços Plano de Tecnologia da Informação Necessidades de Aplicações Capacidade de Atendimento Estratégia de Fornecedores Competências Políticas de Segurança Investimentos

Componentes da Governança Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos Mecanismos de Decisão Estrutura de TI Prioridades Importância/Dependência

Componentes da Governança Estrutura, Processos, Organização e Gestão Operações de Serviços (locais onde os serviços de TI são executados no dia-a-dia) Sistemas Suporte Infraestrutura Segurança Processos Suporte ao CIO Relacionamento com o cliente Comunicação Atendimento Relacionamento com o Fornecedor Chamados SLAs (Service Level Agreement)

Componentes da Governança Medição e Desempenho de TI Gestão do Desempenho de TI Medições SLAs internos e externos OLAs (Operational Level Agreement)

Áreas de Foco COBIT 4.1

Áreas de Foco COBIT 4.1 Alinhamento estratégico Segundo o COBIT “foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.”

Áreas de Foco COBIT 4.1 Entrega de Valor Segundo o COBIT “é a execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, se concentrado em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.”

Áreas de Foco COBIT 4.1 Gestão de Riscos Segundo o COBIT “requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.”

Áreas de Foco COBIT 4.1 Gestão de Recursos Segundo o COBIT “refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.”

Áreas de Foco COBIT 4.1 Mensuração de Desempenho Segundo o COBIT esta área de foco “acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, “balanced scorecards” que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.”

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