BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL

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Transcrição da apresentação:

BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL

A EAD vem acelerando uma mudança paradigmática na educação, especialmente devido as TIC´s e ao descolamento dos modelos presenciais. A sociedade revisa seus conceitos de tempo e espaço, emergindo assim um novo paradigma carregado de um novo sistema de referências na forma como as pessoas se relacionam, educam e aprendem, apontando cada vez mais a necessidade de construir pilares teóricos que levem em conta essas novas tendências e contemplem aspectos metodológicos, epistemológicos e ontológicos (BEHAR, 2009).

IES PSC (2377) E EAD (391) Fonte: portal Mec(2017); IPAE (2016)

CONVERGÊNCIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

SINAIS DA CONVERGÊNCIA ACEITAÇÃO 2,6% Pública 6,9% Privada 3,9% EAD

SINAIS DA CONVERGÊNCIA Convergência do perfil de público entre as modalidades de ensino (presencial e a distância).

Convergência do portfólio de cursos entre as duas modalidades. SINAIS DA CONVERGÊNCIA Convergência do portfólio de cursos entre as duas modalidades.

SINAIS DA CONVERGÊNCIA Convergência nas metodologias e TECNOLOGIAS utilizadas por ambas as modalidades.

MOODLE STATISTICS

EXPECTATIVAS DA NOVA GERAÇÃO: “Aprendizagem em uma sociedade digital: as instituições de educação do século XXI continuam longe de responder a essa expectativa.” Belloni (2009 p. 10)

Salas de aula: Teoria e Prática Aprendizado Personalizado Livre Escolha: Matérias, dispositivos, técnicas etc. Aplicabilidade Prática: projetos e mais projetos QE > QI = Tarefas humanas X operação técnica Sistema de avaliação: projetos de novo!!!

O que provavelmente será predominante e um modelo de educação híbrido e flexível, onde existirá sempre uma parte mediada por tecnologia, com maior ou menor componente de presencialidade, de acordo com o produto e o perfil de público. Ryon Braga

Algumas particularidades em relação as comissões de avaliação recebidas em Polos de Apoio Presencial, na ocasião do Recredenciamento da EaD:   A tensão das comissões de avaliação permanecia alta e somente diminuía consideravelmente após a conversa com os alunos. As preocupações em relação a educação variava de acordo com a atuação profissional dos integrantes da comissão: Comissões formadas por professores que conheciam, porém não atuavam diretamente com EaD.

As preocupações eram mais voltadas para as atividades presenciais e que envolviam mais a atuação do tutor. Ex. apresentação de portfolio. Comissões formadas por professores que atuavam na EaD ou comissões mistas formadas com profissionais que atuam no presencial e profissionais da EaD, demonstravam preocupação tanto nas atividades desenvolvidas pelos tutores, quanto nos conteúdo disponibilizados no ambiente virtual.