EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA NAC – NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PARTICIPAÇÃO POPULAR A Participação Popular na administração municipal, por meio do Você em Ação é um instrumento de planejamento anual que contribui na.
Advertisements

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Fundos Municipais de Saúde
FUNDEF Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
Os Municípios das Capitais e a Reforma Tributária Seminário sobre Receitas Públicas – 40 anos CTN Livraria Cultura Paço da Alfândega – Recife-PE 01/12/2006.
CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Julho/2013
IguatuIguatu Significa Água Boa Orçamento Municipal 2013: ,00 População estimada População Área da unidade territorial.
Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana - IPTU
Aplicação de SIG no Planejamento Urbano Palmeira/PR
Ministério da Fazenda Porto Alegre, setembro de André Luiz Barreto de Paiva Filho Seminário Internacional RS: Alternativas de Desenvolvimento.
QUIZ.
Impostos de competência privativa Impostos do Município.
Taxas Nívea Cordeiro 2012.
INVESTIMENTOS PÚBLICOS E AS RESTRIÇÕES FISCAIS
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
Contribuição Sindical Rural – CSR
Responsável Tributário
4ª. AULA 4) RECEITA X DESPESA PÚBLICA
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
JUSTIÇA FISCAL E TRIBUTÁRIA: Progressividade da tributação e
Audiência Pública Planta Genérica de Valores
Sistema de Cadastro Nacional de Entidades de Assistencia Social
Recte Rempublicam Gerere
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Receita Estadual. IPVA 2005 Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Tributo sem vinculação específica Divisão da arrecadação entre o Estado.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Contribuição: Liliane Maria Novaes
A FUNCÃO SOCIAL DOS TRIBITOS Para que o Estado possa cumprir o seu papel é necessário obter recursos financeiros, provenientes, na sua maioria, dos tributos.
Administração Tributária
Impacto nos Municípios
MOBILIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PARA O CONTROLE SOCIAL Controladoria - Geral da União Controladoria - Geral da União Ministério Público do Estado do Espírito.
TAXA DE SAÚDE SUPLEMENTAR TSS
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2013 Brasília, janeiro de 2014 SPPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
CADIN/RS.
Recursos e Fontes de Financiamento
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Audiência Pública Plano Plurianual PREFEITURA DE FRANCA Secretaria Municipal de Finanças.
Audiência Pública Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO PREFEITURA DE FRANCA Secretaria Municipal de Finanças.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE 2014 OURO PRETO – MG.
Planejamento na Gestão Pública
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
RECEITA PÚBLICA  É o conjunto de recursos financeiros que a Administração Pública arrecada com vistas a fazer frente às despesas decorrentes do cumprimento.
IMPOSTO Código Tributário Nacional Art. 16
DIREITO FINANCEIRO JULIANA BRAGA.
DIREITO TRIBUTÁRIO SEMINÁRIO TEOLÓGICO MÉDIO INTEGRADO
AULA 02: SISTEMA TRIBUTÁRIO NACIONAL
 ATUALMENTE TODA À EQUIPE DO GOVERNO MUNICIPAL, A CADA 15 DIAS, INSTALA UMA TENDA, EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO FAZENDO NAQUELA LOCALIDADE VÁRIOS SERVIÇOS.
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho.  PREVISÃO LEGISLATIVA:  Art 153, VI da CF/88  Arts. 29 a 31 do CTN (regulamentação)  Lei 9.393/96 
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PROFESSOR: Geraldo Antônio Moreira de Oliveira.
PREFEITURA MUNICIPAL DE ICHU. Lei de Responsabilidade Fiscal: “Art. 9º (...) § 4o Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo.
FUNDEB LEI /2007 – REGULAMENTA O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.
Art. 9º§ 4º- Até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais de cada quadrimestre,
TRIBUTOS PROF. ANA PAULA MYSZCZUK, DR.. CONCEITO.
ALUNOS: Francisco Hermeson Sampaio de Sousa Júnior Oliveira José Félix Nogueira Maria Conceição Nascimento Rodrigues Maria de Jesus Freitas Margarete Pereira.
1 PRESTAÇÃO DE CONTAS Prefeitura Municipal de Anchieta.
PREFEITURA MUNICIPAL DE FORTIM Secretaria de Finanças AUDIÊNCIA PÚBLICA, para apresentar a LOA para o exercício de 2015.
Impostos municipais: IPTU, ISS, ITBI
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA NAC – NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE

EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA Baseado na primeira etapa do trabalho, “Estudo e Composição da Receita”, estamos desenvolvendo atualmente a Educação Tributária, que se encontra em fase de implantação, já com a Lei 2302/06, aprovada, sendo regulamentada, criando a comissão permanente de Educação Tributária . NAC – NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE

ESTE TRABALHO TEM DOIS OBJETIVOS: CRIAMOS UM MATERIAL COM DADOS REIAS DA RECEITA DO MUNICÍPIO ESTE TRABALHO TEM DOIS OBJETIVOS: Dar ferramenta ao administrador sobre a situação do IPTU, por bairro, região, dados estatísticos sobre o cadastro e desempenho da receita, para uso em reuniões e até definições em obras. Uso para Educação Tributária com dados reais do desempenho da receita e como se desenvolve um exercício financeiro na administração pública. NAC – NÚCLEO DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE

EDUCAÇÃO TRIBUTÁRIA DESENVOLVIDO PELO NAC

EXERCÍCIO FINANCEIRO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, SOB O PONTO DE VISTA DA RECEITA.

EXERCÍCIO FINANCEIRO COINCIDIRÁ COM O ANO CIVIL.”(ARTIGO 34.Lei 4320/64) OU SEJA, DE 01 DE JANEIRO A 31 DE DEZEMBRO.

ORÇAMENTO Inicia – se no ano anterior com a discussão nas comunidades. É a previsão detalhada das receitas e despesas do exercício, que após aprovado pela Câmara e sancionado pelo Sr. Prefeito, se torna Lei. Sua execução é obrigatória dentro do que foi aprovado. É a peça principal de um Exercício Financeiro. Demonstra e detecta como está se desenvolvendo a administração a qualquer período, do exercício.

EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO: INICIA-SE COM A RECEITA, ORÇADA, NA MEDIDA,QUE OS IMPOSTOS VÃO SENDO RECOLHIDOS AOS COFRES DOMUNICÍPIO ( RECEITA PRÓPRIA) OU REPASSADOS, PELO ESTADO E PELO GOVERNO FEDERAL, (REPASSES CONSTITUCIONAIS). TORNA-SE RECEITA DISPONÍVEL. OS VALORES PODEM SER APLICADAS CONFORME O ORÇAMENTO.

RECEITAS DO ORÇAMENTO DO MUNICÍPIO (ANO BASE 2004) COMPOSTA POR: Receita própria: Representa 11,66%. SE DIVIDE EM: IMPOSTOS. Predial Urbano. Territorial Urbano. De Transmissão “inter vivos” (Registros dos bens imóveis, quando de sua tranferência). ISSQN – Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza.

II – TAXAS Ex: Localização e Funcionamento. Fiscalização Sanitária. PODER DE POLÍCIA. Ex: Localização e Funcionamento. Fiscalização Sanitária. Fiscalização a Ambulantes e Feirantes.

Ex: Coleta de Lixo e Limpeza Pública. Iluminação Pública. PELA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICO MUNICIPAIS , PRESTADOS AO CONTRIBUINTE OU COLOCADO À SUA DISPOSIÇÃO. Ex: Coleta de Lixo e Limpeza Pública. Iluminação Pública. Solicitações ( taxas de Expediente).

III – CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA Tem como fato gerador a valorização dos bens imóveis, resultante da execução de obras públicas. EX: Abertura, alargamento, pavimentação, iluminação, esgotos sanitários e pluviais, ou outros melhoramentos em vias públicas.

RECEITAS DE TRANSFERÊNCIA FEDERAL: REPRESENTA 21,28% DA RECEITA MUNICIPAL. CONSTÍTUIDA DE : FPM – FUNDO DE PARTICIPAÇÃO DOS MUNICÍPIOS. ITR – IMPOSTO TERRITORIAL RURAL 50%. TRANSFERÊNCIA LEI KANDIR.

RECEITA DE TRASFERENCIA ESTADUAL. REPRESENTA 35% DA RECEITA MUNICIPAL. CONSTITUÍDA DE : COTA PARTE DO ICMS. 25% COTA PARTE IPVA. 50%

DIVIÃO DO BOLO DE ICMS MUNICÍPIOS ESTADO

0,805

RECEITA DE REPASSES REPRESENTA 19,27% DA RECEITA MUNICIPAL. CONSTITUÍDA DE: COTA PARTE ROYALTIES. FUNDEF. SALÁRIO EDUCAÇÃO. CIDI – COTA PARTE CONTRIBUIÇÃO INTERNA.

CONVÊNIOS Representa 11,94% da receita municipal. São programas do governo federal de apoio a várias atividades no município. Em 2004 foram firmados 21 convênios.

PRINCIPAIS CONVÊNIOS PACS – PORGRAMAS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. FARMÁCIA BÁSICA. SAÚDE BUCAL. GESTÃO PLENA DE SAÚDE. ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA. PETI. PESTALOZI. MERENDA ESCOLAR. SEDU TRANSPORTE ESCOLAR. SEDU MERENDA ESCOLAR. CESAN.

LEGALIDADE DE LANÇAMENTO E COBRANÇA DO IPTU.

IPTU – IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO. FATO GERADOR: A PROPIEDADE PREDIAL TERRITORIAL URBANA. O DOMINÍO ÚTIL. A POSSE DO BEM IMÓVEL.

LEGALIDADES PARA LANÇAMENTOS LEI DEFININDO A ZONA URBANA DA CIDADE: Braço do Rio, Cobraice e Sayonara Lei 1.532/83. Conceição da Barra Lei 1.451/80.

QUE TENHA DOIS DOS SEGUINTES PARÂMETROS: MEIO FIO OU CALÇAMENTO. ABASTECIMENTO DE ÁGUA. SISTEMA DE ESGOTOS SANITÁRIOS. REDE DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA. ESCOLA PRIMÁRIA OU POSTO DE SAÚDE A UMA DISTÂNCIA MÁXIMA DE 3 KM.

Cada Imóvel possui uma INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA: CADASTRO IMOBiLIÁRIO É o registro de parcelamento do solo, em quadras e lotes, de acordo com seus tamanhos e construções: Cada Imóvel possui uma INSCRIÇÃO IMOBILIÁRIA: 04.01.050.0010.001 04 - DISTRITO 01 - ZONA 050- QUADRA 0010 - LOTE 001 - UNIDADES CONSTRUÍDAS NO MESMO IMÓVEL.

DIVISÃO DO CADASTRO EXISTENTE NO MUNICÍPIO 01 - SEDE 02 - ITAÚNAS 03 - SAYONARA 04 - BRAÇO DO RIO 05 - COBRAICE

CÁLCULOS E ALÍQUOTAS É CALCULADO DE ACORDO COM O VALOR VENAL DO IMÓVEL. VALOR VENAL - É O VALOR QUE O MUNICÍPIO DEFINIU POR LEI, AO IMÓVEL, PARA COBRANÇA DE IPTU. QUE É DEFINIDO DE ACORDO COM A CONSERVAÇÃO DO IMÓVEL, DIVIDIDO EM : ÓTIMO BOM REGULAR PÉSSIMO E LOCALIZAÇÃO DO IMÓVEL: ALÍQUOTA POR LOGRADOURO.

ALÍQUOTAS: CONSTRUÇÕES = 0,80% DO VALOR VENAL. LOTES VAGOS = 3,00% DO VALOR VENAL.

LANÇAMENTO O LANÇAMENTO DO IMPOSTO É ANUAL. EM CARNÊS. PAGAMENTO: A VISTA COM 20% DE DESCONTO, OU EM (2) PARCELAS COM VENCIMENTOS ESTABELECIDOS PELO SR. PREFEITO ATRAVÉS DE DECRETO.

PAGAMENTO APÓS O PRAZO: CÓDIGO TRIBUTÁRIO MUNICIPAL ART. 9° PARÁGRAFO 2°. MULTA DE ; 10% - Se o pagamento efetuado até 30 dias após o vencimento. 15% - Se o pagamento efetuado até 60 dias após o vencimento. 20% - Se o pagamento efetuado até 90 dias após o vencimento. 30% - Se o pagamento efetuado após 90 dias do vencimento. SE NÃO FOR RECOLHIDO DENTRO DO MESMO EXERCÍCIO, NO ANO SEGUINTE SERÁ INSCRITO EM DÍVIDA ATIVA .

QUAL A FINALIDADE DO TRIBUTO. O CUSTEIO DA Saúde. Educação. SERVIÇOS BÁSICOS Limpeza Pública. Coleta de Lixo. Terra - planagem. Concerto de calçamento. Meio fio. Tapa buraco. Poda de árvores etc...

INVESTIMENTOS Construções de: Calçamento. Rede de esgotos. Escolas. Postos de saúde. Ginásio de esporte. Compras de patrol. Implementos agrícolas.

DESTINAÇÃO DA RECEITA PRÓPRIA CADA R$ 100,00 DE IPTU PAGO. R$ 25,00 EDUCAÇÃO. R$ 15,00 SERVIÇOS DE SAÚDE. R$ 60,00 CUSTEIO DOS SERVIÇOS BÁSICOS e INVESTIMENTO.

RESUMO DOS LANÇAMENTOS E ARRECADAÇÃO DE IPTU POR BAIRROS. ANO – BASE 2005

BAIRRO PINHEIROS IPU ITU QNT. DE IMO. VALOR DOS LANÇAMENTOS VALOR ARRECADADO % IMO. PG QNT IMO. DÉB. DO DÉBITO X   155 5.767,68 497,13 8 11 7 144 92 5.270,55 91 38 758,30 0,0 100 TOTAL 193 6.525,98 5 182 94 6.028,85 VALOR MÉDIO DO IPTU, POR UNIDADE (LOTES – CASAS) = 33,81

RESUMO DOS LANÇAMENTOS E ARRECADAÇÃO DO MUNICÍPIO IPU ITU QNT DE IMO. VALOR DOS LANÇA MENTOS VALOR ARRECA DADO % IMO PG QNT. IMO DEB DO DÉBITO X   9.257 569.231 82.323 14 1.323 7.497 80 498.416 85 2.831 158.803 32.994 20 269 9 2.442 86 141.727 89 T 12.088 728.034 115.318 15 1.592 13 9.939 82 631.143 VALOR MÉDIO DO IPTU, POR UNIDADE (LOTES – CASAS) = 60,22

ANALISE ANO BASE 2005 A COMUNIDADE RECOLHEU: PARA A EDUCAÇÃO R$ 28.829,54 PARA A SAÚDE R$ 17.297,72 PARA OS SERVIÇOS BÁSICOS E INVESTIMENTOS R$ 69.190,90 TOTAL R$115.318,16

DEIXOU DE RECOLHER: PARA A EDUCAÇÃO R$ 157.785,91 PARA A SAÚDE R$ 94.671,55 PARA OS SERVIÇOS BÁSICOS E INVESTIMENTOS R$ 378.686,21 TOTAL R$ 631.143,67