GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PNE PEE PNE PEE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE LEI Nº , DE 25 JUNHO DE Florianópolis/2014.
Advertisements

MENSAGEM É ESPECIAL PARA OS (AS) ENVOLVIDOS (AS) COM A EDUCAÇÃO EM CADA CANTINHO DA PARAÍBA E DE QUALQUER FORMA (gestor(a), professor (a), aluno (a), técnico.
Síntese: profa. Maria Aparecida Lapa de Aguiar Sobre os Conselhos Escolares...
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
DRE – LESTE 3 III ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES DE APOIO A GESTÃO PEDAGÓGICA EIXO NORTEADOR – Plano de Ação Participativo – PAP 30/08/2013.
1ª ORIENTAÇÃO TÉCNICA 08 DE ABRIL DE 2016
1 Controle do Recurso Público. 2 Como a sociedade pode participar no controle do recurso público: utilizando corretamente o recurso fiscalizando os gestores.
TEMA: UM POR TODOS E TODOS POR UM! PELA ÉTICA E CIDADANIA.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
AUDIÊNCIA PÚBLICA LOA OBJETIVOS Transparência de Gestão Fiscal conforme art. 48 § único da LC 101/ LRF; Participação da população no processo.
FORMAS E SISTEMAS DE GOVERNO FORMAS DE GOVERNO “As formas de governo são formas de vida do Estado, revelam o caráter coletivo do seu elemento humano, representam.
1 PLANEJAMENTO. 2 O QUE É PLANEJAMENTO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA É um processo que consiste em preparar um conjunto de decisões tendo em vistas agir, posteriormente,
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
DIREITO AMBIENTAL Política Nacional do Meio Ambiente-Lei 6938/1981 Estrutura do SISNAMA: Art. 6º - Os órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Poder, dominação e política
CONTABILIDADE E ORÇAMENTO PÚBLICO 09 de fevereiro de 2017
Economia e Gestão da Saúde
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
Participação como estratégia de governança democrática
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Oficina 1 Formação de Gestores Escolares
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
DIDÁTICA II ERP0237 PPP VISÃO GERAL DO PROCESSO
Organização de eventos II
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Pesquisa e gestão conceitos E PRÁTICAS indissociáveis
DEMOCRACIA & SISTEMA PRESIDENCIALISTA
Núcleo de Saúde Coletiva
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ariana Cosme Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação Discussões e reflexões necessárias Profa. Elenise Maria de Araújo.
POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS.. O ESTADO E A SOCIEDADE.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Sistema Único de Saúde SUS
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
1. Plano de Desenvolvimento Institucional
Gestão Democrática.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Rosilene vieira Guimarães POLÍTICA DE SEGURIDADE SOCIAL Curso de Pós-Graduação Gurupi – To 24/06/17.
1. ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO 1.1. A Administração e a Organização 1.2. Organização – Características da Organização 21/09/2018
Planejamento da ação didática. Caminhão na ponte.
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO: EDUCAÇÃO NÃO FORMAL Modulo 4 Mestrado em Formação, Trabalho e Recursos Humanos.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Curso: Leomaura Miranda de Andrade Soares Censo Escolar da Educação Básica Sistema Educacenso.
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Planejamento Urbano e Plano Diretor
SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE
Realizar Formação Continuada
Programa de Capacitação a Distância Para Gestores Escolares.
GRUPO EDUCACIONAL UNIGRANRIO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
O ENFERMEIRO E SUA PRÁTICA PROFISSIONAL
LEGISLAÇÃO DO SUS (PARTE 1) PROFª MSC: DENIZE RIBEIRO.
Conexões de Saberes / UFAL – Prof. Cezar: Sociologia
Curso de Legislação Educacional Aprofundamento
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
TEMA: A DEMOCRACIA NO BRASIL Orientadora: Manuela Disciplina: Ética, Moral e Cidadania Discente: Givanilda Almeida Maria Brito CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA Aula 6 - Gestão democrática da escola pública

Conteúdo Programático desta aula: Conceito de gestão democrática da escola pública Características da gestão democrática da escola pública Elementos que compõem a gestão democrática da escola pública

Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

A Gestão Democrática é uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia.

GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO PREVISTA EM LEI CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988 Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VI – gestão democrática do ensino público, na forma da lei; LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL Nº 9.394/96 Art. 3º O ensino será ministrado nos seguintes princípios: VIII – gestão democrática do ensino público, na forma desta lei da legislação dos sistemas de ensino;

GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA ACESSO À ESCOLA -> CLASSE POPULARES QUALIDADE DO ENSINO -> PROMOÇÃO DA QUALIDADE CABE A TODAS AS PESSOAS ENVOLVIDAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

GESTÃO DEMOCRÁTICA -> PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROBLEMAS DE TODO O GRUPO -> GESTÃO, EQUIPE TÉCNICA ESCOLAR, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS, PAIS E OS ALUNOS.

TRAJETO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA Vamos refletir sobre o que diz Heloísa Luck: A criação de ambientes participativos é, pois, uma condição básica da gestão democrática. Deles fazem parte a criação de uma visão de conjunto da escola e de sua responsabilidade social; o estabelecimento de associações internas e externas; a valorização e maximização de aptidões e competências múltiplas e diversificadas dos participantes; o desenvolvimento de processo de comunicação aberta, ética e transparente. Esse ambiente participativo dá as pessoas a oportunidade de controlar o próprio trabalho, ao mesmo tempo que se sentem parte orgânica de uma realidade e não apenas apêndice da mesma ou um mero instrumento para a realização dos seus objetivos institucionais. (LÜCK, p. 27, 2000)

PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DESCENTRALIZAÇÃO PARTICIPAÇÃO TRANSPARÊNCIA

GESTÃO DEMOCRÁTICA - NOVAS PRÁTICAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E CONSELHOS ESCOLARES Vejamos: A gestão democrática não é processo simples de curtíssimo prazo, mas também não é processo tão complexo ou irrealizável, de prazo interminável. Isso significa que o mesmo se constituirá numa ação, numa prática a ser construída na escola.

Ela acontecerá, por exemplo, associada à elaboração do projeto político-pedagógico da escola e à implantação de Conselhos de Escola que efetivamente influenciem na gestão escolar como um todo e de medidas que garantam a autonomia administrativa, pedagógica e financeira da escola, sem eximir o Estado de suas obrigações com o ensino público. A gestão democrática à qual nos referimos faz parte de uma desejada escola cidadã, que é estatal quanto ao financiamento, pois o Estado deve repassar os recursos diretamente à escola para que o dirigente escolar possa executar o que o coletivo escolar deliberou e aprovou em seu projeto político-pedagógico. (PADILHA, p.72, 1998)

GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO E RECURSOS FINANCEIROS ATENÇÃO, CONFORME VIMOS NA AULA: Quando falamos em recursos financeiros, na gestão democrática do ensino público, estamos nos reportando às especificidades de cada “unidade” escolar, na decisão das suas prioridades e que “a verba é da escola”, “não do gestor”, sendo assim, a gestão junto ao grupo decidirá quais serão as aplicações feitas com as verbas recebidas, seja do governo federal, estadual ou municipal.

PDDE - Programa Dinheiro Direto na Escola Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) consiste no repasse anual de recursos às escolas públicas do ensino fundamental estaduais, municipais e do Distrito Federal e às do ensino especial mantidas por organizações não-governamentais (ONGs), desde que registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). O repasse dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) é feito anualmente pelo FNDE às contas bancárias das unidades escolares, cabendo a elas utilizar os recursos, de acordo com as decisões dos órgãos colegiados da escola.

Os recursos podem ser utilizados para as seguintes finalidades: aquisição de material permanente; manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; aquisição de material de consumo necessário ao funcionamento da escola; capacitação e aperfeiçoamento de profissionais da educação; avaliação de aprendizagem; implementação de projeto pedagógico e desenvolvimento de atividades educacionais. O valor transferido a cada escola é determinado com base no número de alunos matriculados no ensino fundamental ou na educação especial estabelecido no Censo Escolar do ano anterior ao do atendimento. Tendo em vista a importância assumida pelo PDDE no cotidiano das escolas, em razão deste programa se caracterizar pelo repasse de dinheiro direto para as escolas públicas de todo o país, vamos discutir a seguir o referido programa e o papel do Conselho Escolar na gestão do mesmo. (BRASIL, p.66, 2006)

Gestão democrática da escola pública Foco principal: qualidade do ensino - igualdade de condições

SÍNTESE DA AULA Nesta aula, discutimos o processo de gestão democrática da escola pública, bem como as questões legais que envolvem este processo, suas implicações e pressupostos. Vimos também os mecanismos de participação e os conflitos conseqüentes, da falta do exercício deste tipo de gestão.

PRÓXIMA AULA: ♦ O que são políticas sociais ♦ As principais políticas sociais no Brasil ♦ Políticas sociais e o processo educacional

ATÉ A PRÓXIMA AULA !