A crítica (britânica) de David Lockwood ao estrutural-funcionalismo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociedades Humanas por que tantas ?
Advertisements

Conjuntura Internacional em Seguridade Social Aspectos a serem considerados.
O Marxismo e o Estado Aleandra Santana Aline Souza Anaílton Argôlo Lorraine Smarçaro Mônica de Almeida.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
TEMA 4: A CONTRIBUIÇÃO DE ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER Professores: Christiano Mota e Silva Jair José Maldaner Web-tutor Caio Monteiro Melo SOCIOLOGIA GERAL.
UM MUNDO E VÁRIAS TEORIAS: A MULTIPLICIDADE DE TEORIAS DAS RI NO MUNDO ATUAL SNYDER, JACK. ONE WORLD, RIVAL THEORIES. FOREIGN POLICY, N 145, TRI.
Tema da aula: O papel do Estado.  Discussão característica da Modernidade, que entende o Governo como uma convenção criada pelos indivíduos (contratualismo)
ANOMIA E INEFICÁCIA DO DIREITO
Trabalho de Sociologia ● ● Karl marx. Biografia Karl Heinrich Marx nasceu no dia 5 de maio de 1818, em Tréveris, na Alemanha e morreu em 14 de março de.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
Etimologia, conceito, nascimento e função da Sociologia.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
Lição 01 Apresentação do curso
António Pedro Dores, Jul 2016
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
ORDENAMENTO TERRITORIAL Abordagens, Perspectivas
Educação Superior em Ibero-America
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
SEMINÁRIO “ESTRUTURA E PROCESSO DA NEGOCIAÇÃO COLETIVA”
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
O Sistema e a Contingência
PODER, POLÍTICA E ESTADO
Organização de eventos II
Definição dos Termos.
Fusões e Aquisições.
A escola como formadora do sujeito
Introdução à Sociologia
Sociologia Aplicada à Administração
Visão Cognitiva e Informação
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
ANTHONY GIDDENS (1938) – SOCIOLOGIA
FILOSOFIA POLÍTICA: MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Persistência e Mudança Social
Oficina de Proteção Infantil
Karl Marx Alemanha “Os filósofos não têm feito senão
Karl Marx e a História da Exploração
Suzana Macedo Zap Suzana Macedo Zap
Contexto econômico e social para o surgimento da Sociologia (XVIII)
O HOMEM O ser humano é um ser social.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Articulação estratégica e intervenção profissional Estratégias e trajetórias REFERÊNCIA Faleiros, Vicente de Paula. Estratégias em Serviço Social. 10.
Pesquisa sobre a FUP "Indicadores de perfil discente, evasão e qualidade do ensino na Faculdade UnB Planaltina"   HcHy1QmNkuLXpJbV2.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
HISTÓRIA DA SOCIOLOGIA
18/09/2018 Práticas Judiciárias.
2º WORKSHOP ANÁLISE DE IMPACTO REGULATÓRIO
Gestão escolar democrática: definições, princípios e mecanismos de implementação.
Políticas Públicas, participação social e cidadania
LOGARiTMO.
Gestão da Logística de Distribuição
O artesanato intelectual de Wright Mills
Durkheim, Weber, Marx e as modernas sociedades industriais e capitalistas Curso de Ciências Sociais – ISP/UFPel Disciplina: Sociologia I Professor: Francisco.
Estrutura Social Movimento Sem Terra Leste 1
Psicologia no Contexto Social: Institucional
Introdução à Ciência Política
A organização da vida social na visão de Karl Marx
IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
TEMA 13: CONTEÚDO SOCIAL E FORMAS DE ESTADO
Karl Marx (1818 – 1883).
Max Weber e a Sociologia Compreensiva ( ) Ação intelectual e não política 1.
PREPARATÓRIO ENADE ADMINISTRAÇÃO JULIANA BEZERRA.
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
Limite: A relação com seres e coisas é mediada por limites - classe geral; Relações/funções - limites frouxos ou rígidos; Determinação da área de extensão.
Marx – Ideologia Sociologia.
Antropologia e Sociologia da Educação Física e do Esporte
Transcrição da apresentação:

A crítica (britânica) de David Lockwood ao estrutural-funcionalismo David Lockwood, 9 abril 1929/ 6 junho 2014

Algumas observações a propósito de ‘The social system’ Objetivo: distinguir claramente as concepções de Parsons e de Marx, tomadas como perspectivas complementares. Faz uma distinção fundamental entre: Integração Social: agência! Foco: maneiras pelas quais os atores sociais definem suas situações, vêem as coisas e se relacionam em contextos sociais específicos. Engloba "as relações ordeiras e conflitantes entre os atores". Integração de Sistema: "partes do sistema social”! Foco: mecanismos e mudanças que ocorrem pelas costas dos atores, e não a pedido deles. Lockwood quer entender como as estratégias e lutas dos atores afetam as contradições sistêmicas e vice-versa: “Por que se mantêm e por que mudam as estruturas sociais?” (p.207)

Algumas observações a propósito de ‘The social system’ Parsons enfatiza demais a integração de sistemas: “os processos dinâmicos que preocupam o sociólogo [Parsons] são os que contribuem para manter as estruturas sociais, ou, em outros termos, os que motivam os indivíduos no sentido de se comportarem em conformidade com os modelos normativos.” (p.206) Problema da ordem em Parsons: existência de normas comuns reguladoras da “guerra de todos contra todos”. Não dá conta da relação entre escassez dos meios, poder e conflito (ver p.208-9)

Algumas observações a propósito de ‘The social system’ Lockwood encontra em Marx algo como um antídoto para Parsons: “devemos não somente tomar em consideração a ordem normativa, mas, igualmente, e sobretudo, a efetiva organização da produção e os poderes, os interesses, os conflitos e os agrupamentos que disso dependem” (p. 210). Para Marx, as "partes do sistema social" não são apenas normativas e institucionais: base material da sociedade (as forças de produção) X instituições centrais da sociedade (propriedade privada por ex.). Essa contradição fornece um tipo de incompatibilidade sistêmica descartada por Parsons.

Algumas observações a propósito de ‘The social system’ Processo social: - Marx: exploração Parsons: socialização Tipologia das sociedades: - Marx: formas de propriedade e controle dos meios de produção Parsons: modelos de valores dominantes da sociedade Estratificação social - Marx: diferenciação dos grupos sociais baseada em interesses econômicos divergentes Parsons: diferenciação dos indivíduos em termos de superioridade e inferioridade sociais em relação aos valores dominantes

Algumas observações a propósito de ‘The social system’ Lockwood acrescenta a sociologia durkheimiana à equação. Durkheim: vê a estrutura social em termos de status. Desordem/ mudança: discrepância entre uma hierarquia de status e relações de poder de classe (vagamente conceituadas). Lockwood: conflito, assim como a ordem, não é necessário e sim contingente. A desordem social ou a transformação social ocorre quando há uma discrepância entre classe e status. Ver p.212