Análise do ambiente empresarial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Planejamento Estratégico metodologia
III – ANÁLISE AMBIENTAL
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Estudo de Mercados.
Planejamento Estratégico de Marketing
O ambiente organizacional
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
Análise do Ambiente de Marketing Macro e Micro Ambientes
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
DIAGNÓSTICO PARA A CONCORRENCIA E COMPETITIVIDADE
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICAII
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Análise do Meio Ambiente
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DIFERENÇA ENTRE CLIENTE/ CONSUMIDOR
Planejamento de Marketing
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
MARKETING 1ª Parte. DEFINIÇÃO DE MARKETING Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Fundamentos de Marketing
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Metodologias de Apoio ao Planejamento Estratégico
Planejamento de marketing
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Curso de Marketing: Foco em Cooperativa
Comunicação Empresarial
Conflito e Negociação Objetivo: Compreender a maneira pela qual diferentes fatores influenciam as relações interpessoais e como administrar os conflitos.
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Estratégia para Seleção de
Planejamento Estratégico
Planejamento e estratégia
A àguia de Haia e o ladrão de patos
Análise do ambiente Profº Adm. Cláudio de Almeida Fernandes
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
Função Planejamento GUI I
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Juliana Caminha Noronha
Processos Administrativos Aula 1
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES
Planejamento e Estratégia
MsC. Túlio L.M. Morais Técnicas de Vendas e Negociações I A venda e a Administração Estratégica em Marketing –
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
Ética em Psiquiatria Dr. Daniel Martins de Barros Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - USP Núcleo de Psiquiatria Forense Laboratório de.
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Transcrição da apresentação:

Análise do ambiente empresarial Análise do ambiente é o processo de monitoramento do ambiente organizacional para identificar as oportunidades e os riscos atuais e futuros que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas. Se usada adequadamente, pode ajudar a garantir o sucesso da organização. Profº Adm. Cláudio de Almeida Fernandes, Ph.D Ph.D em Administração e Negócios - EUA Pós-Doutorando in Business Administration - EUA

“ Se conhecemos o inimigo (ambiente externo) e a nós mesmos (ambiente interno), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas.” Zun Tsu

Fundamentos da análise do ambiente • Definição e base lógica • Propósito da análise do ambiente • Papéis da análise do ambiente • Papéis da análise do ambiente nas organizações

Ambientes da organização O ambiente de uma organização é geralmente dividido em três níveis: geral, operacional e interno. A organização, os níveis de seu ambiente e os componentes desses níveis.

Os ambientes Geral Componentes: econômico, social, político, legal e tecnológico Operacional Componentes: cliente, concorrência, mão-de-obra, fornecedor, internacional Interno É o nível de ambiente da organização. Estão mais facilmente perceptíveis e controláveis.

Os ambientes: ambiente geral Demográfico Social Tecnológico Macro-Econômico Competidores Potenciais Rivalidade entre os Produtos Substitutos Poder dos Fornecedores Compradores Ambiente Político / Legal

Os ambientes: ambiente interno PONTOS FORTES E FRACOS

Resumidamente, análise ambiental é... Análise Macroambiental – cenário econômico, demográfico, político legal, sócio-cultural, tecnológico, sindical, ecológico, mercadológico. Análise Microambiental – expectativas externas: comunidade, de clientes, fornecedores; expectativas internas: acionistas, alta administração, colaboradores.

Avaliando o mercado e estratégias empresarias Determinando Oportunidades e Ameaças - “ANÁLISE EXTERNA” O que é oportunidade para uma empresa pode ser ameaça para outra. Empresas bem preparadas transformam ameaças em oportunidades de mercado. Ex.: Troca de material de fabricação por outro. Determinando Pontos Fortes e Fracos - “ANÁLISE INTERNA” Analisar a concorrência para saber suas vantagens (pontos fortes, potencialidades) e desvantagens (pontos fracos, fragilidades). O objetivo é maximizar os pontos fortes e minimizar ou eliminar os pontos fracos. Ex.: Empresas com competência tecnológica, maior mix de produtos, espírito de equipe.

Variáveis incontroláveis e controláveis da análise do ambiente 4 P’s Fonte: Adaptado - KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

Diretrizes para a execução de uma análise do ambiente • Determinar a relevância dos níveis ambientais e das questões estratégicas • Utilização de técnicas de análise do ambiente - Exame do ambiente - Análise de oportunidades e riscos - Previsão ambiental

Avaliação do processo de análise do ambiente As atividades de análise ambiental são realizadas nas organizações para ajudá-las a atingir suas metas de modo efetivo e eficiente. Assim, a análise ambiental bem-sucedida é: • Conceitual e ligada às atividades de planejamento; • Exige informações para a alta administração; • Deve ser apoiada pela alta administração; • É efetuada por pessoas que têm habilidades de estrategista.

Áreas de estudo na análise do ambiente 1. Ambiente geral 2. Ambiente operacional 3. Ambiente interno A análise do ambiente é útil para desenvolver um entendimento amplo da situação atual de uma organização. No entanto, seu propósito inicial é auxiliar o analista a reconhecer as principais oportunidades e riscos.

Armadilhas a serem evitadas na análise de casos • Definir inadequadamente o problema; • Procurar a resposta; • Presumir que o problema não existe; • Dispor de informações insuficientes; • Confiar nas generalizações; • Propor uma situação diferente; • Adotar um foco muito fechado; • Faltar com o senso de realidade; • Estabelecer alternativas de ‘fachada’.

Armadilhas a serem evitadas • Recomendar pesquisa ou consultoria • Refazer a matéria-prima do caso • Não refletir amplamente • Ficar desanimado

Comunicação A arte de comunicar-se: "EU LEVO OU EU DEIXO?" Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal. Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação. Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe: - Oh, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada. E o ladrão, confuso, diz: "- Dotô, eu levo ou deixo os pato?"