GESTÃO SOCIAL E EVENTOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Logística do Turismo O Exemplo São Paulo Profa. Debora Cordeiro Braga.
Advertisements

1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
1 Ciências Humanas e suas Tecnologias AULA DIGITAL GEOGRAFIA.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
GERÊNCIA DAS REGIONAIS DE SAÚDE E NÚCLEOS DE APOIO AO CONTROLE DE ENDEMIAS PLANO ESTADUAL DE SAÚDE ANÁLISE SITUACIONAL DAS REGIONAIS DE SAÚDE.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
III Encontro Internacional de Pesquisadores Esporte, Saúde, Psicologia e Bem-Estar Montes Claros – Minas Gerais Outubro de 2016.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Prof. Msc João Severo Filho HISTÓRICO Começou com os primeiros lideres militares dos tempos bíblicos que usavam armas.
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Trabalho de Administração
CULTURA DE MASSA INDUSTRIA CULTURAL Prof
A “ Mercatto ” é uma empresa especializada na prestação de serviço de cobrança amigável, fundada por profissional originário de instituições de renome.
AULA 1: INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Introdução ao Comportamento Organizacional
PLANEJAMENTO, REGULAÇÃO E SEGURANÇA ENERGÉTICA
CREATOUR: Território, turismo e criatividade Nancy Duxbury, PhD
Energia Eólica - Brasil
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
SUPERINTENDÊNCIA DE INFORMÁTICA.
Gerência de Projetos 4º Semestre Plano de Ensino Prof
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
GEM 2015 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR
Gerenciamento da Responsabilidade Social
O FUTURO DO AGRONEGÓCIO. O CAMPO GARANTE O FUTURO.
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
(Ministério da Educação e Cultura)
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Tecnologias de Informação e Comunicação
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Estrutura do Mercado Turístico Mercado Turístico
IDE Investimento Direto Estrangeiro Multinacional
Material para avaliação
Projeto Rondon - Operação Itapemirim/ ES
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
MARKETING INTERNACIONAL
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Planejando o Turismo no seu Município
TURISMO NA TERCEIRA IDADE
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
REDES SOCIAIS E RESPONSABILIDADE SOCIAL: SETOR PÚBLICO, PRIVADO, TERCEIRO SETOR; SOCIODIVERSIDADE: MULTICULTURALISMO, TOLERÂNCIA, INCLUSÃO / EXCLUSÃO.
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Aula 3.1.
O turismo é na atualidade um fenômeno mundial
Introdução à Administração de Materiais
GLOBALIZAÇÃO & BLOCOS ECONÔMICOS.
Lucília Salgado.
Prof. Alberto Martins Júnior
O que é necessário na planejamento de uma viagem?
USO DO BLOG COMO RECURSO DIDÁTICO
TEMAS : LOGISTICA, ADMINISTRAÇÃO E MARKETING TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Mapa 1: Micro-região da AMESC
P R O D U T S E N Á V L SERVIÇOS Esporte Alimentação ATRATIVO Natureza
Agência de Turismo Operadoras Turísticas
INFRAESTRUTURA E MOBILIDADE
1987 – Região de Araçatuba - SP – Estado de São Paulo – Nacional através de Representantes – Governo de Angola – Governo.
O que são as empresas Organizações que estão em constante interação com os seus ambientes. As organizações, como classe especial de sistemas abertos,
AGÊNCIA DE VIAGENS E TURISMO
Lazer no Turismo e Hotelaria
O Profissional de Eventos
Pobreza Multidimensional
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
9º ano – GENSA 2018 Prof.: Carla rampanelli demari
Desenvolvimento sustentável para MPE
Metodologia Científica e Tecnológica
Orientações de estágio
GLOBALIZAÇÃO GLOBALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

GESTÃO SOCIAL E EVENTOS Margarete de Lima Alves

Gestão Social e Eventos Qual a diferença básica entre os conceitos de Turismo de Eventos e Turismo de Negócios?

Turismo de Eventos X Turismo de Negócios Nos últimos anos, a realização de eventos vem sendo considerada como atividade turística; Quando ocorre em uma região, utiliza sua estrutura e serviços; Transferência de recursos financeiros gerada a partir de um ato de consumo; Conseqüência: reflexo na economia local, contribuição para o desenvolvimento econômico e social

O Mercado de Eventos 2001 - Mais de 79 milhões de pessoas, em 327.520 eventos ocorridos no Brasil; Foram gerados 727.000 empregos diretos e um total de 2,9 milhões de postos de trabalho indiretos; A Região Sudeste concentrou 52% dos eventos realizados; A região Sul figurou em 20 lugar com 19%; O Nordeste apareceu em 30, com 18%

O Mercado de Eventos 47% dos eventos ocorrem em hotéis e flats; As convenções predominam com 21,75; As reuniões são responsáveis por 18,5%; 58,5% dos eventos acontece no Segundo Semestre, durante os dias da semana; São Paulo lidera o ranking com mais de 74.000 eventos por ano; O atual cenário está a exigir espaços cada vez mais adequados.

O Mercado de Eventos Permanência maior - gasta 2 ou 3 vezes mais que o turista de lazer (US$ 160,00) COMPOSIÇÃO DOS GASTOS DOS PARTICIPANTES Hospedagem - 45% Passagem Aérea - 23,3% Restaurante (hotel) 9,5% Outros Restaurantes - 14,6% Entretenimento - 5,9% Outros - 1,7%

O Mercado de Eventos REQUISITOS PARA ENTRADA DE CIDADES NO MERCADO DE EVENTOS: Existência de espaço para sua realização; Capacidade hoteleira (n0 de UH’s x Participantes); Ser acessada por transportadoras turísticas; Atrações turísticas; Condições de estrutura turística; Infra-Estrutura apropriada. Os eventos permitem a estabilidade dos níveis de emprego do Setor Turístico?

Resposta SIM, a realização regular de eventos (estabilidade) consegue estimular a formação e o aperfeiçoamento de pessoal especializado e, ao mesmo tempo, criar condições para fixação dessa mão-de-obra especializada no setor.

Cadeia Produtiva Aquisição de novas tecnologias, materiais e serviços Transporte urbano, intermunicipal, interestadual e internacional Agência de Viagens e Operadora Turística Comércio em geral TURISMO DE EVENTOS Hotéis e Restaurantes Agência de Publicidade, gráfica, webdesigners, compra de matéria-prima Casas noturnas, cinemas, teatros ou parques Terceirização de serviços especializados

O Profissional de Eventos OPC (Organizer Professional Congress) Especialista que desempenha o papel de prever todas as necessidades e ações para realizar eventos, de definir a participação de grupos e entidades interessadas e de coordenar o trabalho de cada um.

Perfil do OPC (Organizador Profissional de Eventos) Cultura Geral - informação atualizada sobre o município, o Brasil e o mundo (globalização); Permanente curiosidade intelectual (predisposição para aprender); Amplo embasamento teórico - teoria aliada à prática, união perfeita para o aprendizado; Ter boa expressão verbal; Capacidade administrativa - saber planejar (ser multifuncional)

Perfil do OPC (Organizador Profissional de Eventos Dominar técnicas de redação - transformar a idéia abstrata em palavras; Gostar de pessoas e de trabalho em equipe - psicologia humana; Dominar regras de comportamento social; Ter capacidade de liderança; Saber ouvir; Ser persuasivo; Desenvolver gosto estético - do coletivo e não do individual.