Seção 4.1. As funções da moeda no mundo globalizado

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro
Advertisements

Conceito de moeda A mercadoria que funciona como medida de valor e também como meio circulante é o dinheiro. A moeda é o signo do valor: ouro, prata, papel.
SISTEMA MONETÁRIO.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Política monetária Por política monetária entende-se o conjunto de ações do Banco Central, que define a quantidade ofertada de moeda numa economia, ou.
MOEDA, CRÉDITO E CRESCIMENTO
POLÍTICA MONETÁRIA - COMPLEMENTO
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Macroeconomia Política Monetária Aula 2 Rafael de la Vega GESTÃO
POLÍTICA MONETÁRIA.
Disciplina: Mercado Financeiro
Macroeconomia: abordagem de variáveis básicas Curso de nivelamento em Economia Profa. Me. Andréia Tonani.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
ECONOMIA E MERCADO. UNIDADE III SISTEMA FINANCEIRO NO BRASIL. MAIO / 2016 Prof. Nailde Medeiros.
PUC-SP MEIOS DE PAGAMENTO E POLÍTICA MONETÁRIA Finanças II – Profª Verônica Lívia de Oliveira Testa Mayara Lico Spada.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
O papel da Moeda e o Sistema Financeiro. O lado monetário da economia Os agregados monetários no Brasil : M0 = moeda em poder do público (papel-moeda.
Mercado de Crédito Visa a suprir as necessidades de caixa de curto e médio prazos das pessoas físicas e empresas. No mercado de crédito, as instituições.
TECOM – ESTRUTURA DO COMEX.
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Economia Monetária II 15ª aula
Disciplina: Economia Internacional
PROF. ELISSON DE ANDRADE
MACROECONOMIA Site:
Troca de Mercadorias e Serviços
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
Administração Financeira e Orçamentária
CPC 02 – Efeitos das alterações nas taxas de câmbio IAS 21
Disciplina: Economia Internacional
ECONOMIA MONETÁRIA Economia monetária e financeira – Fernando Cardim de Carvalho et al. Economia monetária: a macroeconomia no contexto monetário – Ernani.
O lado monetário da economia
Prof. Wesley Vieira Borges Economia e Negócios
Contabilidade e Análise de Balanços
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Por que permanece elevada?
Programa de Financiamento às Exportações
ROTEIRO OPERACIONAL
ROTEIRO OPERACIONAL Antes de explicar o que é o consignado vamos entender como acontece o fluxo das propostas quando um empréstimos é vendido: Proposta.
Cartão Pesquisa - CNPq Manual de Solicitação e Utilização
Os Bancos Múltiplos são instituições financeiras públicas ou privadas que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições.
Professor Luiz Antonio de Carvalho
Disciplina: Economia Internacional
Disciplina: Economia Internacional
DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Disciplina: Economia Internacional
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Administração Financeira
Política Monetária - Conceito: Entende-se a atuação do Banco Central para definir as condições de liquidez da economia: quantidade ofertada de moeda, nível.
AUTORIDADES MONETÁRIAS   Conselho Monetário Nacional (CMN) ·       Órgão normativo ·       Responsável pela fixação das diretrizes das política monetária.
Seção Estrutura de análise macroeconômica
Macroeconomia Seção 2.1 – O sistema de contas nacionais e contas satélite Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva Macroeconomia Prof. Me. Diego Fernandes.
Economia Monetária II 18ª aula
ECONOMIA MONETÁRIA Sistemas Monetários Alternativos Historicamente, vários bens foram usados como moeda: gado, ouro, prata, papéis impressos pelo.
ECONOMIA MONETÁRIA Introdução O que é macroeconomia? Em macroeconomia estudamos os principais agregados macroeconômicos, isto é, observamos o comportamento.
Modelo IS-LM IS – equilíbrios possíveis no mercado de bens
POLÍTICAS ECONÔMICAS.
Disciplina: Economia Internacional
MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS MERCADO MONETÁRIO Maputo, Março de
Capítulo 13 A Função Oferta de Moeda
Macroeconomia Seções 4.3 e 4.4 – Funções e papéis do Bacen e dos bancos comerciais Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva.
ROTINAS FINANCEIRAS Professor: André Luiz Bezerra.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Desafios da Contabilização das Moedas Virtuais
Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci
LES0675 – Economia Monetária
BALANÇO DE PAGAMENTOS.
POLÍTICA MONETÁRIA.
Transcrição da apresentação:

Seção 4.1. As funções da moeda no mundo globalizado Macroeconomia Seção 4.1. As funções da moeda no mundo globalizado

Sociedades primitivas Produziam o que necessitavam Praticavam escambo Divisão do trabalho e especialização transforma sociedade Para facilitar trocas, surgiram primeiras moedas (moedas mercadorias)

Características da moeda Aceitabilidade Homogeneidade Divisibilidade Indestrutibilidade Facilidade de manuseio e transporte Transferibilidade Difícil de falsificar

Moedas metálicas Moedas metálicas atendiam características e passaram a ser usadas como moedas Ouro / Prata / Cobre Aumenta roubos -> surge casas de custódias

Emissão de recibos Casas de custódias emitem recibos (papel-moeda ou moeda fiduciária) de modo desordenado Preocupação por parte dos governos -> moeda de curso forçado

Novas características do papel moeda

Bancos comerciais Trás outro tipo de moeda -> moeda escritural (moeda bancária) Recebe este nome em decorrência dos registros contábeis dos bancos Estes registros representam valores movimentados pelos clientes

Criação de moeda escritural Bancos podem multiplicar, no processo de multiplicador bancário (supondo compulsório de 20%) Etapa Depósito AV Compulsório Empréstimo 1ª 100,00 20,00 80,00 2ª 16,00 64,00 3ª 12,80 51,20 ... n Tende para zero Final 500,00 400,00

Moedas eletrônicas As vezes nem tocamos em dinheiro para fazer uma operação E-cash Smart cards (cartões de plástico com microprocessador) Vales-pedágio (“Sem Parar”) Google Wallet (permite usar smartphone como cartão de crédito)

Funções clássicas da moeda Meio de troca: fazer transações Unidade de conta: anunciar valor de mercadoria Reserva de valor: acumular para futuro

Funções ampliadas Padrão de pagamento diferido: Liberatória facilitar pagamentos e recebimentos ao longo do tempo. Isso viabiliza créditos e financiamentos Liberatória Liberar devedor de situação passiva, ou seja, quando alguém quita sua dívida Instrumento de poder Quem tem dinheiro tem poder, e com poder, a pessoa pode influir sobre as esferas política, econômica e social

Seção 4.3 – Funções e papéis do BACEN Macroeconomia Seção 4.3 – Funções e papéis do BACEN

Funções antes do BACEN Superintendência da moeda e do crédito (Sumoc) Estipular taxa de compulsório e redesconto Supervisionar atuação dos bancos comerciais Representar o país junto a organismos internacionais Preparar a organização de um Banco Central

Funções antes do BACEN Banco do Brasil (BB) Controlar as operações de comércio exterior Controlar o recebimentos dos depósitos compulsórios e voluntários dos bancos comerciais Executar as operações de câmbio

Funções antes do BACEN Tesouro Nacional Emissor de moeda

BACEN Hoje assume todas as funções da SUMOC, BB e Tesouro Nacional Ele está inserido no Sistema Financeiro Nacional (SFN)

BACEN – Papéis e funções fiscalizar, regular e controlar os intermediários financeiros para garantir a solidez do Sistema Financeiro Nacional promover a estabilidade da economia, através da estabilidade dos preços (controle inflação)

Emissão de moeda Quem faz emissão de moeda no Brasil é a Casa da Moeda Porém casa da moeda é subordinada do BACEN, ou seja, ela só emite se o BACEN “mandar”

Recolhimento de tributos BACEN é o banco do governo Entretanto, dinheiro recolhido na forma de tributos é recolhido em uma conta única no Tesouro Nacional Está conta é mantida junto ao BACEN Transferência (operacionalização) de dinheiro para as unidades é feita pelo BB, e o motivo é a não existem agências do BACEN espalhadas pelo Brasil

BACEN – Banco dos Bancos Banco Central é responsável por: Ser o depositário das reservas bancárias; Fornecer empréstimo aos Bancos Comerciais. Em geral acontece quando o banco comercial fecha com mais saques do que depósitos Ou quando banco comercial passa por dificuldades (BACEN age como emprestador de última instância) Em muitos casos, os próprios bancos comerciais se acertam nesta questão

BACEN – Superintendente Banco Central precisa normatizar, controlar e fiscalizar as atividades das instituições financeiras do país. Assim, o Banco Central, Constrói todo o arcabouço de leis, normas e diretrizes que deverão ser cumpridas pelas instituições financeiras Fiscaliza os Bancos Comercias, Bancos de Investimento e Bancos Múltiplos Vistoria, ou analisa e avalia as informações passadas por esses bancos à sociedade e a outras entidades

BACEN – política monetária Executor da política monetária Faz o depósito das reservas internacionais

BACEN – ajuda governo Banco Central também assessora, economicamente, o governo. Isso acontece via pesquisas realizadas pelo Banco Central, principalmente com informações relacionadas à economia monetária projeções de inflação, estabilidade financeira, risco de crédito etc., que serão utilizadas para a tomada de decisão do governo sobre vários assuntos

Seção 4.4 – Funções dos bancos comerciais Macroeconomia Seção 4.4 – Funções dos bancos comerciais

Tipos de bancos Bancos comerciais Instituições financeiras púbicas ou privadas que concedem financiamentos de CP e MP para empresas e pessoas físicas. Fazem a captação dos recursos financeiros via depósitos AV (contas correntes), podendo também captar depósitos a prazo.

Tipos de bancos Bancos de investimentos Instituições financeiras privadas que concedem financiamentos de MP e LP para empresas, Prestam serviços especializados em operações de participação societária de caráter temporário, tais como: oferta inicial de ações, operações internacionais, e administração de carteiras de investimentos. Fazem a captação de recursos financeiros apenas via depósitos a prazo, dado que não possuem Contas Correntes

Tipos de bancos Bancos múltiplos (ou universais) Instituições financeiras público ou privadas que prestam vários serviços financeiros (mix de banco comercial e banco de investimento) Exemplos: Itaú, Santander, BB e Caixa Econômica

Risco Sempre há o risco de os clientes depositantes decidirem sacar seus recursos ao mesmo tempo (mesmo que não haja nenhuma notícia negativa sobre a liquidez desse banco). Para isso, eles devem conseguir analisar em que momento devem emprestar mais dinheiro (fornecer crédito), e quando devem aumentar seus encaixes totais. Buscando minimizarem os riscos de saques “excessivos”, os bancos comerciais podem tentar diversificar suas fontes de depósito, através de depósitos a prazo apesar de os depósitos a prazo exigirem dos bancos o pagamento de juros aos aplicadores, eles trazem a vantagem da informação antecipada de quando (em qual data) os clientes farão (provavelmente) os saques, já que exigem um período mínimo (carência) que o depósito precisa ficar aplicado, para que comece a render juros. No entanto, à medida que são Análise para quem pode emprestar (evitar calote)