TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A]

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Advertisements

Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
INCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLARINCLUSÃOESCOLAR Tania Mara Zancanaro Pieczkowski.
Olá turma! Preparados para darem mais um passo rumo ao sucesso? Eis que começamos a unidade 3. UNIDADE 3 Educação à distância: conceitos básicos Evolução.
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR Pessoa com deficiência: alcances e desafios Fonaprace – Out/
QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Prof : Fausto H. Matsunaga DOWNLOAD (
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos. Vamos em frente!
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Ser um designer instrucional na era da tecnologia móvel: desafios para o professor do século XXI I SEMANA DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL DO IFPI - CAMPUS TERESINA.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Tele-Média-arte A Telepresença Multimodal no Suporte do Ensino e Treino Artístico a Distância Online Inclusivo Financiamento:
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E INFORMAÇÃO (TIC’s) NAS AULAS DE FILOSOFIA
UMA AVALIAÇÃO SOBRE OS PRINCIPAIS FATORES QUE INTERFEREM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA. QUAL A VISÃO DO ALUNO?
AUTORES: Achiles Batista Ferreira Junior Diego Figueiredo Dias Elizabeth Ribeiro Martins Franco de Souza Juliane Marise Barbosa Teixeira Karin Sell Schneider.
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
Informática, inclusão e cidadania: Curso do sistema operacional Linux Ubuntu. Francisca Giniele do Nascimento Pinho¹, Antônio Caçula Almeida Filho¹, Francisco.
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
Ministrantes: simone de paula rodrigues moura
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
INTRODUÇÂO As transformações ocorridas nas formas de comunicação no século XX se intensificaram no século XXI por meio da presença das tecnologias digitais.
LEGENDAS NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO
Via Libras: Proposta Inovadora no Ensino de Libras na Modalidade EaD.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Rogério Bandeira de Melo Moreira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
DISCENTE: KAROLINE BRITO
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Afirma no artigo 26, que “toda.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
PLACAS DE SINALIZAÇÃO. PLACAS DE SINALIZAÇÃO.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Ministério da Educação / República de Angola
Solução IBEP Idiomas de aprendizagem de Inglês
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
TECNOLOGIA OU METODOLOGIA
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
CURSO A DISTÂNCIA PARA O ENSINO DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL AUTOCAD 2D
NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.
Transcrição da apresentação:

TC 7196 Acessibilidade na educação a distância: possibilidades tecnológicas para estudantes com deficiência Luciane Maria Molina Barbosa – UNITAU - [A] Jeniffer de Souza Faria – EPTS Mariana Aranha de Souza – UNITAU Eliana de Cássia V. de Carvalho Salgado – EPTS

O contexto da Experiência... Sociedade Educação a Distância Tecnologia Ensino e Aprendizagem Acessibilidade

Objetivo do relato.... [...] desvelar as potencialidades e os desafios postos para colocarmos em prática as ações planejadas e implementadas pela equipe de profissionais da Educação a Distância da Universidade de Taubaté – EaD – Unitau com vistas a possibilitar a inclusão de alunos com deficiência sensorial (auditiva ou visual) nos cursos de licenciaturas e tecnológicos ofertados por esta instituição.

Reflexões estabelecidas.... - publicações (pesquisa, documentos oficiais) sobre exclusão e inclusão no âmbito educacional; - superação da negligência ao assistencialismo, da negação ao pertencimento; educação com foco na acessibilidade acesso ao ensino superior*; Sobre acessibilidade, inclusão, ensino superior, A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva evidenciou a transversalidade da educação especial neste nível, a qual deve ocorrer por meio de ações que fortaleçam o acesso, a permanência e a participação dos alunos.

Reflexões estabelecidas.... - barreiras em relação à aprendizagem e à participação; [...] a inclusão se faz num movimento dinâmico e dialógico, com a participação do próprio estudante com deficiência para orientar as melhores práticas inclusivas com foco na acessibilidade. (OLIVEIRA, 2016) Sobre acessibilidade, inclusão, ensino superior,

Metodologia ... a partir das experiências profissionais dos autores desse trabalho, bem como da pessoa com deficiência e a equipe de TI que colaboraram no processo de implementação dos recursos de tecnologia assistiva no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Revisão de literatura Estudo descritivo

condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Acessibilidade Comunicacional Arquitetônica Atitudinal Programática Metodológica Instrumental Tecnológica é um movimento que antecede a chegada dos estudantes aos espaços de educação formal.

exibição do conteúdo, não seguem diretrizes para acessibilidade A. Comunicacional EaD AVA permite o trabalho formativo novas possibilidades e “espaços” para promover a aprendizagem e a “dialogicidade por meio dos seus diversos recursos de interação e comunicação” potencializa novas práticas pedagógicas exibição do conteúdo, não seguem diretrizes para acessibilidade

para validar o significado da palavra acessibilidade, é necessário instituir um conjunto de medidas que possibilitem o acesso, a participação e o pertencimento, ou seja, condições favoráveis nos ambientes que permitam a pessoa com deficiência ter segurança e autonomia em seus estudos. Instituir mudanças não apenas para atender as exigências postas na legislação sobre acessibilidade, mas que efetivamente contribuam com a aprendizagem dos alunos.

Recursos de ampliação e contraste A implementação de uma barra com recursos de ampliação de letras, contraste de cores, leitura de texto selecionado e avatar de Libras, o que traz soluções para uma significativa parte do público/estudantes com deficiência, além de atender a legislação.

Informações sobre acessibilidade Papel de destaque

1 - Paps/Paene No Paps/Paene você encontra uma equipe preparada para ajudar você nesta nova e surpreendente caminhada na Universidade. 2 - ATbar O ATbar é uma ferramenta instalada diretamente na plataforma de estudos, que você pode localizar em qualquer página, na parte superior. 3 - VLibras O VLibras é uma ferramenta externa, que precisa ser baixada no seu computador ou instalada no navegador, para que funcione corretamente. O VLibras oferece um conjunto de recursos que traduzem texto, áudio e vídeo para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. 4 - NVDA O NVDA é um leitor de tela que tem como objetivo facilitar a utilização de computadores para pessoas cegas. Recomendamos que a navegação pela plataforma Moodle seja feita utilizando o leitor de tela NVDA. Ele é um software gratuito que pode ser acessado pelo endereço https://www.nvaccess.org/download/.

A professora intérprete e especialista em deficiência auditiva contribuiu com sugestões de aplicativos e na produção da janela de libras em vídeo aulas, processo que está em andamento e em crescente expansão para atender todos os cursos gradativamente. [...] de que forma as pessoas surdas são beneficiadas com a tradução para Libras, como funcionam os avatares na tradução literal e as falhas de uma interpretação mecânica mediada pelos plugins. Pontuou junto a equipe de TI algumas necessidades de alteração estrutural das ferramentas textuais nos menus, o que mostrou ser imprescindível para que os estudantes surdos consigam navegar com autonomia. Percepção visual dos surdos

Menu Acessibilidade Atalhos Também foram inseridos dois menus de acessibilidade, um na página inicial e outro, na sala Web, agrupando links mais utilizados que podem ser acessados por teclas de atalho.

Algumas constatações... as adequações mais impactantes são aquelas que envolvem uma forma diferente de navegar e de apropriação dos conteúdos por linguagens diferentes, seja por Libras, seja pelo uso dos leitores de tela... provocam melhoria na navegabilidade para todos, independente de deficiências mais ou menos visíveis. . o principal propósito é facilitar a aprendizagem e a adequação metodológica com finalidades para acessibilidade. o que foi feito pela equipe de TI, embora não sejam apenas decisões políticas, são ações que sustentarão todos  os movimentos pedagógicos, de currículo, de acolhimento, de percepção do outro pelo olhar da diversidade.

Obrigada! luciane_ped@ead.unitau.com.br jeniffer_ped@ead.unitau.com.br