Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Variáveis Quantitativas Contínuas
Advertisements

Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos
Gráficos de Controle para Processos Autocorrelacionados
GESTÃO DE OPERAÇÕES II CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO (CEP) Cap. 21
Distribuição de freqüências
Capítulo 8 Gráficos de controle para variáveis mensuráveis
Considerações Finais sobre Medidas de Tendência Central Na maioria das situações, não necessitamos de calcular as três medidas, normalmente precisamos.
Exercícios: 1. Completa no teu caderno diário a seguinte tabela PotênciaBaseExpoenteProduto de factores iguais LeituraValor Cinco ao quadrado 2.
1. A tabela seguinte relaciona o comprimento do lado com a área de quadrados. Lado (cm) 4……10…15 Área (cm 2 ) …4981…144… 1.1 Completa a tabela. 1.2 Determina.
Medidas de Tendência Central Aula 7. Moda É o valor com maior frequência em um conjunto de dados É o valor com maior frequência em um conjunto de dados.
POLINÔMIOS – Parte 2. Dispositivo de Briot-Ruffini Exemplo Veja, passo a passo, a utilização do dispositivo de Briot-Ruffini para determinar o quociente.
Fundamentos de Estatística Professora Melina Lima Aula 5 Características Numéricas de uma Distribuição de Frequências: Medidas de Posição Parte 2 Média,
Tomada de Decisão Em determinado momento em uma algoritmo, pode ser necessário tomar uma decisão de ir por um caminho ou por outro, imagine a seguinte.
Bioestatística e Epidemiologia Tabelas e gráficos
Bioestatística e Epidemiologia Medidas de Tendência Central
Geometria Aula 3, ciclo 1.
MMC e MDC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE MATEMÁTICA PROJETO PIBEG Unidade IV Interpolação Polinomial.
LibreOffice - Calc Fórmulas e Funções
Professora Renata Prestes Antonangelo de Oliveira
JUROS COMPOSTOS.
Grupos de Slides No 7. Prof. SIMÃO
Função afim ou polinomial do primeiro grau
Estatística 2. Estatística indutiva
Razão e Proporção Matemática Prof. Alisson Ferreira.
Princípio Multiplicativo
Medidas de Dispersão para uma amostra
Fundamentos de Programação 1
O número de divisores naturais de um número natural é igual ao produto dos expoentes dos seus fatores primos aumentado, cada expoente, do número.
CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS
ESTATÍSTICA Aula 5.
Exemplo 1: Produção de leite
Quadriláteros Aula 3, ciclo 5.
ESTATÍSTICA AULA 04 ANÁLISE EXPLORATÓRIA DE DADOS I – Unidade 3
Análise de fluxos de caixa
Introdução à Integral Definida
Medidas de tendência central
Exercícios do Livro – Capítulo 8
ANOVA II.
Dimensões Euclidianas
Derivadas Professor: Ademilson.
Potenciação Potência de um número.
Prof. Poliana Cássia Soares
Exercícios Crie um algoritmo que leia uma matriz 5x5. Em seguida, conte quantos números pares existem na matriz. Crie um algoritmo que leia uma matriz.
Algoritmos e Programação I
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Máscara de Sub-redes aula 11
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Cálculo de Sub redes.
Dimensões Euclidianas
TOPOGRAFIA II Prof Danilo Duarte Costa e Silva. CASO MACAMBIRA III CARTAS PLANIALTIMÉTRICAS.
Aula 2 - Estatística Descritiva Prof. Roosevelt A da Silva
Introdução às distribuições normais AULA 5. Propriedades de uma distribuição normal Suas média, mediana e moda são iguais. Tem forma de sino e é simétrica.
ESCOLA ESTADUAL ´JOÃO COTTA DE FIGUEIREDO BARCELOS PROFESSOR: ASSIS ALVES.
Unidade 1: Analise Combinatória 1.1 Conjunto e operações sobre conjunto 1.2 Factorial 1.3 Princípio fundamental da contagem ( princípio multiplicativo)
Introdução à Integral Definida
AÇÃO III - Vânia - Paracatu
Estatística: Conceitos Básicos
Procedimentos antes e após coleta dos dados
Métodos Quantitativos
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
CONTROLE DE ESTOQUE. 2 PONTO DE PEDIDO DE COMPRA Em Almoxarifados de elevada rotatividade de materiais, deve-se conhecer o ponto de pedido de cada material.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS - Matemática Ensino Médio, 9º ano Áreas de figuras planas: Polígonos.
JUROS & FLUXO DE CAIXA.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Equação reduzida da circunferência
HIGIENE DO TRABALHO. Como calcular a dose de RUÍDO CONTÍNUO NR 15.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
LibreOffice Calc Fórmulas e Funções
Excel 2013 Prof. André Aparecido da Silva
Transcrição da apresentação:

Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos Exercício: Contar mentalmente um tempo de 10 segundos. Em paralelo, sem olhar o cronometro, registrar o tempo que você levou contando “seus 10 segundos”. Explicando melhor, quando você estiver pronto para iniciar sua contagem mental, você dispara o cronômetro e inicia uma contagem mental de 10 segundos, sem olhar o cronômetro. Quando você “achar” que já se passaram os 10 segundos, você interrompe o cronômetro e registra o tempo medido. Por exemplo, um registro pode medir um tempo de 10,34 segundos para a sua contagem mental de 10 segundos. Você deverá realizar cinco levantamentos, e cada levantamento deverá ser composto por quatro contagens mentais de 10 segundos.

Exemplo: Suponha que tenham sido executados 5 levantamentos, com 4 contagens mentais de 80 segundos, e que os resultados estejam mostrados abaixo: Levantamento x1 x2 x3 x4 1o 78 77 79 82 2o 81 3o 86 83 84 4o 5o 76 Monte a tabela abaixo: Levantamentos:

Próximo passo: Calcule as médias e as amplitudes para cada levantamento: Levantamentos:

Próximo passo: Calcule as médias e as amplitudes para cada levantamento: Levantamentos: +

Próximo passo: Calcule as médias e as amplitudes para cada levantamento: Levantamentos: +

Próximo passo: Calcule as médias e as amplitudes para cada levantamento: Levantamentos: +

Próximo passo: Calcule as médias e as amplitudes para cada levantamento: Levantamentos: +

Próximo passo: Calcular a média das médias e a média das amplitudes para cada levantamento: Calcula a média das médias Calcula a média das amplitudes E temos que:

Próximo passo: Gráfico da Média - Calculo de LM, LIC e LIS Uma vez calculadas as médias das médias das amostras e das amplitudes, o passo seguinte é utilizar as fórmulas: Primeiro, vamos determinar a Linha Média (LM) que é igual à média das médias:

Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de A2 é 0,729. Próximo passo: Gráfico da Média - Calculo de LM, LIC e LIS Em seguida, calculemos o Limite Superior de Controle (LSC). Neste caso, precisaremos utilizar a seguinte tabela: Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de A2 é 0,729.

Próximo passo: Gráfico da Média - Calculo de LM, LIC e LIS Para o cálculo do Limite Inferior de Controle (LIC), basta repetir a operação anterior mas subtraindo em vez de somar.

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Média O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Limite Superior de Controle (LSC)

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Média O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Linha Média

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Média O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Limite Inferior de Controle (LSC)

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Média O passo seguintes é plotar as médias de cada amostra no gráfico: Gráfico da Média

Gráfico das Médias

Próximo passo: Gráfico da Amplitude - Calculo de LM, LIC e LIS Uma vez calculadas as médias das médias das amostras e das amplitudes, o passo seguinte é utilizar as fórmulas: Primeiro, vamos determinar a Linha Média (LM) que é igual à média das amplitudes:

Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de D4 é 2,282. Próximo passo: Gráfico da Amplitude - Calculo de LM, LIC e LIS Em seguida, calculemos o Limite Superior de Controle (LSC). Neste caso, precisaremos utilizar a seguinte tabela: Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de D4 é 2,282.

Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de D3 é 0 (zero). Próximo passo: Gráfico da Amplitude - Calculo de LM, LIC e LIS Em seguida, calculemos o Limite Inferior de Controle (LIC). Neste caso, precisaremos utilizar a seguinte tabela: Como cada amostra tem 4 elementos, o valor de D3 é 0 (zero).

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Amplitude O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Gráfico da Amplitude Limite Superior de Controle (LSC)

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Amplitude O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Gráfico da Amplitude Linha Média (LM)

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Amplitude O primeiro passo é traçar as linhas correspondentes à Linha Média e aos Limites de Controle: Gráfico da Amplitude Limite Inferior de Controle (LIF)

Próximo passo: Traçando o Gráfico da Amplitude O passo seguintes é plotar as amplitudes de cada amostra no gráfico: Gráfico da Amplitude