PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Professora: Ms. Miriam Justino
P L A N E J A M E N T O
POR QUE PLANEJAR?
É inerente à racionalidade humana. Usado implícita ou explicitamente pelos indivíduos, organizações e governos para assegurar seus objetivos.
Projete Seu Futuro Através de Seus Sonhos
Mas, haja com flexibilidade......
COMO ACOMPANHAR O DESEMPENHO EFICAZ DO PLANEJAMENTO?
Sistemática de Monitoramento e Avaliação
PRINCÍPIOS DO PLANEJAMENTO
Estratégico Tático Operacional TIPOS DE PLANEJAMENTO Estratégico Tático Operacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO “Todo o mundo corporativo terá de ser repensado, reestruturado, desde as relações com empregados e fornecedores até o uso da tecnologia e do marketing. O que você faz agora, qualquer que seja a sua empresa, vai sofrer profundas mudanças com a nova economia que terá uma nova lógica.” Arie deCeus Shell
VANTAGENS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição de objetivos, metas e indicadores para a organização, com uma metodologia própria de acompanhamento e controle gerencial Envolvimento de toda a equipe no processo de formulação do planejamento, comprometendo-os com o processo de mudança, através da participação Criação de uma infra-estrutura para realização da mudança organizacional, através da profissionalização, usando técnicas modernas de gestão (gerenciamento por objetivos, programas de liderança, padronização de procedimentos, desenvolvimento de pessoas etc.)
RISCOS NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Burocracia e Centralização Engessamento Burocracia e Centralização Rebuscamento Impaciência Descontinuidade
Fases do Planejamento Estratégico
FASES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO IDENTIDADE ORGANIZACIONAL Missão Visão Valores
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL AMBIENTE EXTERNO AMBIENTE INTERNO Oportunidades Ameaças Pontos Fortes Fracos
ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS Metas Ações
MONITORAMENTO AVALIAÇÃO
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO IDENTIDADE ORGANIZACIONAL Missão Visão Valores AMBIENTE EXTERNO Oportunidades Ameaças DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL AMBIENTE INTERNO Pontos Fortes Fracos ESTRATÉGIAS ORGANIZACIONAIS Metas Ações MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
O exercício de criar o futuro resulta numa Visão Estratégica, que é a referência máxima de todos os funcionários de uma organização, ou seja: "A sua Missão“. José Antônio Fechio Diretor de Informática CTBC Telecom
IDENTIDADE ORGANIZACIONAL
"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker
"Uma missão bem difundida desenvolve nos funcionários um senso comum de oportunidade, direção, significância e realização. Uma missão bem explícita atua como uma mão invisível que guia os funcionários para um trabalho independente, mas coletivo, na direção da realização dos potenciais da empresa." Philip Kotler "Você pode não aprender muito ao ler a missão de uma empresa - mas você aprenderá muito ao tentar escrevê-la." S. Tilles "Definir a missão de uma empresa é difícil, doloroso e arriscado, mas é só assim que se consegue estabelecer políticas, desenvolver estratégias, concentrar recursos e começar a trabalhar. É só assim que uma empresa pode ser administrada, visando um desempenho ótimo." Peter Drucker
MISSÃO É a finalidade da existência de uma organização. É aquilo que dá direção e significado a essa existência. A missão da organização está ligada diretamente aos seus objetivos institucionais, aos motivos pelos quais foi criada, pois a missão representa a sua razão de ser.
Missão o que faz? a quem se destinam seus produtos e serviços? por que faz?
a quem se destinam seus produtos e serviços? o que faz? por que faz? Despertar no cidadão a consciência para a responsabilidade na condução, aplicação e fiscalização dos recursos públicos, através do incentivo permanente à educação.
A QUEM SE DESTINAM SEUS PRODUTOS E SERVIÇOS? O QUE FAZ? POR QUE FAZ? Assistir e auxiliar socialmente o estudante carente vindo do interior, em suas necessidades básicas, visando o melhor desempenho de suas atividades e contribuindo para a sua formação educacional e capacitação sócio-profissional.
CENTRO DE PESQUISA DE ENERGIA ELÉTRICA – CEPEL Outros exemplos: CENTRO DE PESQUISA DE ENERGIA ELÉTRICA – CEPEL Contribuir para o permanente aprimoramento e adequação do serviço de energia elétrica. Efetivando novos padrões de qualidade, produtividade e economicidade, mediante ações de pesquisa e desenvolvimento, promoção e transferência de tecnologia para o setor elétrico brasileiro.
PETROQUISA Desenvolver a indústria química do Brasil, inclusive através de participação empresarial, contribuindo para elevar os padrões de competitividade do setor e zelando pelos interesses nacionais. COPEL Gerar, transmitir, distribuir e comercializar energia, bem como prestar serviços correlatos, promovendo desenvolvimento sustentável com retorno para a sociedade paranaense.
o que a organização quer ser! VISÃO É aquilo que se espera ser num determinado tempo e espaço. A visão é um plano, uma idéia mental que descreve o que a organização quer realizar objetivamente nos próximos anos de sua existência. A VISÃO representa o que a organização quer ser!
a melhor empresa do setor elétrico Exemplos de Visão Ser a melhor empresa do setor elétrico no Brasil até 2006, mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas. O que a empresa quer ser? a melhor empresa do setor elétrico Onde? espaço no Brasil Quando? tempo até 2006 “mantendo o equilíbrio entre os interesses da sociedade e dos acionistas” Demonstração clara da essência da empresa e dos propósitos de seus gestores.
Amoco – American Oil Company Ser uma empresa global, reconhecida mundialmente pelos empregados, clientes, concorrentes, investidores e pelo público.Nós seremos o padrão pelo qual outras empresas avaliarão suas performances. PETROBRÁS Ser uma empresa de energia de classe mundial. COPERGÁS Ser referência nacional na gestão da distribuição de gás natural até 2011.
Diferenças entre Missão e Visão Inclui o Negócio. È o que “sonha” no Negócio. É a “partida”. É “aonde Vamos”. É a “Carteira de Identidade” da empresa. É o “Passaporte” para o futuro. Identifica “quem somos”. Projeta “quem desejamos ser”. Dá o rumo á empresa. Eergiza a empresa. É orientadora. É inspiradora. Foco do presente para o futuro. Focalizado no futuro. Vocação para a “eternidade”. É mutável conforme os desafios.
VALORES Os valores de uma organização representam os princípios éticos que norteiam todas as ações dessa mesma organização. Normalmente os valores compõem-se de regras morais que simbolizam os atos de seus fundadores, administradores e colaboradores em geral.
Diretora Mundial de Recursos Humanos da Microsoft “O que define uma empresa são seus valores. Em cima deles é que se constroem as competências que a empresa precisa ter.” Beth Baumgardner Diretora Mundial de Recursos Humanos da Microsoft
Exemplos de Valores COPERGÁS Comprometimento com os resultados • Ética no relacionamento • Foco no Cliente • Gestão Participativa • Melhoria Contínua • Responsabilidade Social e Ambiental • Visão Estruturadora
COPEL Estes valores balizam a gestão estratégica, organizacional e de pessoas e orientam todas as ações e decisões internas e externas da empresa e de seus membros: Ética - Relacionamento transparente, honesto e equilibrado com todas as partes interessadas; Responsabilidade Social - Condução da vida da empresa de maneira sustentável, respeitando os direitos de todas as partes interesses inclusive das gerações futuras; Alianças estratégicas - Parceria e colaboração com todos os setores da empresa e da sociedade,em busca de alinhamento de objetivos e maximização de resultados; Comprometimento - Condução do trabalho com a mente e o coração, no sentido de uma missão, buscando a excelência; Melhoria contínua - Aprendizado contínuo, compartilhando e disseminando o conhecimento; Assumir riscos - Decidir, ousar e tomar a iniciativa, como dono da empresa; Valorização dos empregados - Promoção do crescimento do ser humano integral - empregados e força de trabalho - com a melhoria contínua de sua satisfação, competência e capacitação profissional; Clareza de objetivos - Definição clara e comunicação transparente dos rumos estratégicos da empresa; Satisfação dos clientes - Em todas as ações, considerar que o cliente é a razão da empresa existir; Valor para o acionista - Busca do lucro responsável no cumprimento da missão da empresa; e Segurança - Profissionalismo na condução dos negócios, de maneira a garantir a longevidade da empresa,priorizando a segurança das pessoas.
"Mas, o planejamento só é ético quando visa um crescimento que possa se traduzir em melhor qualidade da vida coletiva, um cenário melhor para a vida de todos, e só é democrático quando procura incorporar todos os envolvidos no processo de planejar." João Caramez
C E N Á R I O S
É preciso visualizar Cenários Alternativos e escolher o cenário que será referência. O cenário referência vai permitir visualizar as mudanças mais importantes que poderão ocorrer com clientes, concorrentes e outros públicos em função das Tendências Relevantes.
política tecnologia economia cultural social
PÚBLICOS RELEVANTES DA EMPRESA Clientes Fornecedores Equipe Governo Mídia Concorrentes Distribuidores Acionistas Comunidade Outros
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL ANÁLISE DO AMBIENTE
A Análise do Ambiente é um conjunto de técnicas que permitem A Análise do Ambiente é um conjunto de técnicas que permitem identificar e monitorar permanentemente as variáveis competitivas que afetam a performance da empresa.
Como Analisar o Ambiente “Se conhecemos o inimigo – ambiente externo- e a nós mesmos – ambiente interno -, não precisamos temer uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, perderemos todas as batalhas.” Sun Tzu A Arte da Guerra
FATORES MACROAMBIENTAIS FATORES MICROAMBIENTAIS AMBIENTE EXTERNO FATORES MACROAMBIENTAIS ORGANIZAÇÃO FATORES MICROAMBIENTAIS
usuários funcionários parceiros clientes fornecedores
Capacidade de atendimento Demanda pelos serviços prestados AMBIENTE INTERNO Capacidade de atendimento Demanda pelos serviços prestados Satisfação dos clientes Capacidade de gestão
Na conquista dos Objetivos Origem do Fator
Ambiente Interno: Forças e Fraquezas A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada por empresas privadas como parte do planejamento estratégico dos negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Streghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Basicamente compõe-se do levantamento de dois ambientes: Ambiente Interno: Forças e Fraquezas Ambiente Externo: Ameaças e Oportunidades
EXEMPLOS DE ANÁLISE DO AMBIENTE Ameaças · Impedimento o desligamento do aluno que apresenta baixo rendimento por anos consecutivos · Mercado desaquecido · Rejeição dos alunos ao estudo teórico · Evasão escolar Oportunidades · Credibilidade do CPM perante outras escolas de música do país e a sociedade em geral · Falta de escolas concorrentes na área de formação musical (Conservatórios)
Forças · Existência do stúdio de gravação · Capacitação periódica dos professores · Troca de experiências entre profissionais de áreas específicas · Capacidade de mobilização por decisões colegiadas no CPM · Projetos musicais abertos ao público em geral · Programa de bolsa de estudos · Biblioteca especializada Fraquezas · Infra-estrutura (distribuição dos prédios) · Falta de formação pedagógica dos professores para o ensino de iniciação dos respectivos instrumentos · Falhas no processo de comunicação interna e externa · Falta de capacitação do pessoal administrativo
Partes Interessadas (Stakeholders) Clientes Servidores Família Sindicato Acionistas Fornecedores Parceiros Comunidade Governo Sociedade
"Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.“ Alvin Toffler
"Ou você tem uma estratégia própria, ou então é parte da estratégia de alguém.“ Alvin Toffler
Visão de Futuro Missão Estratégias Metas
DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS
Quando o Estrategista erra, o soldado morre. Lincoln
É a arte de alcançar resultados. Estratégia é o caminho a se seguir para posicionar, favoravelmente, a instituição em relação à conjuntura e/ou cenário. É a arte de alcançar resultados. As estratégias devem ser formuladas para: Explorar as oportunidades Evitar as ameaças Eliminar as fraquezas Contribuir para alcançar os fins, objetivos e metas
A estratégia estará sempre ligada ao resultado e em sua forma eficaz de alcançá-lo.
BSC (Balanced Scorecard) é uma sigla que, traduzida, significa Indicadores Balanceados de Desempenho. Este é o nome de uma metodologia voltada à gestão estratégica das organizações.
Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações: O principal objetivo do BSC é o alinhamento do planejamento estratégico com as ações operacionais da organização. Esse objetivo é alcançado pelas seguintes ações: Esclarecer e traduzir a visão e a estratégia; Comunicar e associar objetivos e medidas estratégicos; Planejar, estabelecer metas e alinhar iniciativas estratégicas; Melhorar o feedback e o aprendizado estratégico.
EXEMPLOS DE ESTRATÉGIAS
Articular-se com órgãos do Governo do Estado e promover parcerias SEPLANDES – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social Planejar e coordenar o plano de governo e executar estudos, pesquisas, programas e projetos sociais Articular-se com órgãos do Governo do Estado e promover parcerias Aprimorar o relacionamento institucional e a comunicação social Buscar o aprimoramento organizacional Otimizar resultados econômicos e orçamentários
"Gerenciar é controlar e agir corretamente "Gerenciar é controlar e agir corretamente. Sem controle não há gerenciamento. Sem medição não há controle". Juran, 1992
Sistema de Controle (Indicadores) PERGUNTAS RESPOSTAS Onde estamos? Diagnóstico Aonde queremos ir? Visão e Estratégias Como iremos? Metas e Ações Como estamos indo? Sistema de Controle (Indicadores)
REFLEXÃO "Se dois homens estão andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um. Porém, se dois homens estão andando por uma estrada, cada um carregando uma déia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas idéias. Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem... ainda que você ache que não precise, servirão para o outro."
CONSTRUÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONSTRUINDO UM PLANEJAMENTO
Identidade Organizacional Missão – Visão – Valores ROTEIRO Identidade Organizacional Missão – Visão – Valores Diagnóstico Institucional Ambiente Interno - forças e fraquezas Ambiente Externo-ameaças e oportunidades Partes Interessadas Stakeholders Estratégia Organizacional Imagem Institucional Pessoas Processos Internos Clientes Financeira 02 Metas para cada Estratégia 01 Ação para cada Meta
“É preferível realizar aproximadamente hoje, do que exatamente nunca”. Kaoru Ishikawa
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Planejamento Estratégico:Conceitos, Metodologia, Práticas – Djalma Rebouças Construindo Estratégias para Vencer – Paulo V.Filho e Dernizo Pagnoncelli