Administração da Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Germano Demathe Alencar 2019
O QUE É CADEIA DE SUPRIMENTOS (Supply Chain Management) ?
Imagine a Situação Fonte: Google imagens
“Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente em regime de cooperação mutua para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de materias-primas e informações dos fornecedores para clientes finais” Fonte: Christopher M A Gestão Cadeia de Suprimentos Supply Chain Management Ou seja forma de Otimizar fluxo de informações e processos entre fornecedores distribuidores e consumidores para selecionar matérias-primas, transformá-las em produtos e distribuir aos clientes
Gestão da Cadeia de Suprimentos CLIENTE FORNECEDOR FABRICANTE DISTRIBUIDORVAREJO PRODUTOS E SERVIÇOS INFORMAÇÕES Fonte: Google Imagens
Dificuldades e Obstáculos Efeito Chicote O efeito chicote acontece quando existe uma disparidade entre as reais demandas dos consumidores e o que foi previsto. Empresas dependem de informações corretas sobre as necessidades dos clientes a fim de preparar seus estoques e alimentar sua produção para, assim, poder atender a todos. Entretanto, quando a informação é distorcida ou simplesmente quando a previsão de demanda não se concretiza, uma sucessão de eventos pode atrapalhar o fluxo da cadeia de suprimentos ocasionando excesso ou falta de produtos, prejuízos, confusão de logística, falha ao cumprir o cronograma de produção, entre outros aspectos. Demanda Real ≠ Demanda Prevista
FORMA PULL FORMA PULL: Puxando produtos pela cadeia FORMA PUSH FORMA PUSH: Empurrar os produtos pela mesma cadeia Estratégias Cadeia de Suprimentos
Fonte: Autor
PUXADA (PULL) É A ESTRATEGIA DE GERIR A CADEIA DE SUPRIMENTOS COM BASE NOS DADOS E INFORMAÇÕES REPASSADOS PELOS CONSUMIDOR FINAL NO PONTO DE VENDA EMPURRADA (PUSH) É A ESTRATEGIA DE ALOCAR AS MERCADORIAS COM BASE NA EXPERIÊNCIA, NOS HISTORICOS DE VENDAS, NO VOLUME DE ESTOQUES NAS NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DE VENDA PELA ADMINISTRAÇÃO OU MARKETING Vamos produzir o que vendermos Vamos vender o que produzirmos
Qual a diferença ? Pizzaria (Puxada) O produto preparado e mantido no “estoque” acabaria por perder o seu valor para o cliente — que é a pizza quentinha, recém-saída do forno. Além disso, há a questão das várias possibilidades de sabores, o que inviabilizaria a formação de um estoque, pois ele teria que ser imenso para atender, prontamente, aos mais variados pedidos. Cervejaria (Empurrada) A Cerveja é um produto com alta vendabilidade, independente do mês do ano, ou seja, é preciso manter um estoque alto para atender aos pedidos constantes dos clientes — logo, a produção empurrada faz mais sentido. 11
QUAL O OBJETIVO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS ? Maximar a agregaçao total do valor. Ou seja: Reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera. = o valor do produto - o esforço gasto na cadeia para atende-lo = Lucratividade
Resultados Esperados Redução de custos Aumento da eficiência Ampliação dos lucros Manutenção do estoque Melhoria dos tempos de ciclos da cadeia de suprimentos Melhoria do desempenho nos relacionamentos com clientes e fornecedores Serviços de valor agregado aumentando a vantagem competitiva Obtenção do produto certo, no lugar certo, na quantidade certa e com o menor custo
LONGIVIDADE Qual é o principal desafio para cada negocio ?
COMPETIÇÃO VELHA LÓGICA
COOPERAÇÃO NOVA LÓGICA
PORQUE ?
“Um produto ou serviço tem pouco valor se não estiver disponível aos clientes no tempo e no lugar em que eles desejam consumi-lo.” – Ronald Ballou
TRADE-OFFS
CONCLUSÃO A cadeia de suprimentos representa relacionamento e integraçao entre todas as empresas envolvidas que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual as informações são recebidas e transformadas em matérias-primas que por sua vez convertidas em produtos acabados agregando valor ao consumidor. Entender e Organizar a cadeia de suprimentos é formar e criar um elo entre a necessidade do cliente e a capacidade de entregar valor a ele obtendo maior satisfação e assim obter vantagem competitiva, estreitando o relacionamento entre o cliente e o fornecedor reduzindo custos na cadeia de fornecimento na cadeia
OBRIGADO