UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson Matheus Lima Santos Orientadora: Prof. Dra. Vera Lúcia Corrêa Feitosa –DMO/UFS São Cristovão - 2018
Introdução Criado em Janeiro de 2001 o projeto “Universidade Aberta à Comunidade Escolar” tem como objetivo, minimizar a carência de matérias prático-metodológicos das escolas de primeiro e segundo graus do estado de Sergipe, (BARDINI, 2004; FEITOSA et al, 2012). Despertando nos estudantes e professores a curiosidade pela Ciências, e principalmente pela Biologia Celular, (FEITOSA et al, 2012; OLIVEIRA; REZLER, 2006).
Objetivos Propiciar a alunos e professores uma maior vivência com a prática da Biologia Celular; Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das Ciências Morfológicas com ênfase na Biologia Celular, buscando integrá-los ao campo científico; Suprir as necessidades de materiais práticos necessários ao excelente ensino da Biologia Celular.
Metodologia Através de visitas, previamente agendadas, ao laboratório ou às escolas, é posto em prática todo o projeto; No decorrer das visitas são demonstrados conhecimentos teóricos e práticos dos componentes celulares e teciduais, através da confecção de lâminas histológicas; Para tornar a compreensão mais didática e otimizar a visita, são entregues folders e uma literatura de cordel, onde nessa última, está escrita de forma literária os passos da preparação de uma lâmina histológica.
Resultados/Discussão Figura 1. Visita dos alunos das diversas escolas públicas, privadas e cursos profissionalizantes do estado de Sergipe e de outros estados ao Laboratório de Biologia Celular e Estrutural durante os anos de 2010 a 2018.
Considerações Finais “É importante diminuir a distância do que se diz com o que se faz, de tal forma que, a tua fala seja a tua prática”, (FREIRE, 1996).
Referências BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BRUZZO, C. Biologia: Educação e Imagens. Educ. Soc. v. 25, n. 89, p. 359-1378, 2004. FEITOSA, V. L. C.; SANTOS, V. S.; SANTOS, L. V.; LIMA, C. O.; SANTOS, I. N.; MACHADO, J. A.; ARAGÃO, J. A.; JUNIOR, W. L.; TING, E.; SANTOS, V. T. G.; PALMEIRA, J. A. V.; REIS, F. P. Open University for the School Community. Scientia Plena Vol. 8 (3), 2012. 6. JUNQUEIRA, B. C. V.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2013. 7. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1995. 8. OLIVEIRA, V. L. B.; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de biologia do Ensino Médio. Acta Scientiae. v. 8, n. 1, p. 95-104, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Capítulo 2, 36º Ed., Coleção Saberes, 1996. OLIVEIRA, V. L. B. de; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de biologia do Ensino Médio. Acta Scientiae. v. 8, n. 1, p. 95-104, 2006. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artes Médicas Sul, 2000.