UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Advertisements

PUBLICITÁRIA PRODUÇÃO //////////////////// DEFESA DE TCC.
Referências Bibliográficas: 1. Rocha, E. P & Tonelli, J. R. A. O autista na sala de aula de Língua Inglesa: Um dilema ou um mundo de oportunidades? Revista.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROJETO DE PESQUISA SOCIAL: [TÍTULO DO PROJETO]
A MAQUETE CARTOGRAFICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO MÉDIO: ESTUDO DE CASO EM BACIAS HIDROGRÁFICAS URBANAS. Rubernéia da Silva de Oliveira -
INCLUSÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS COMO INSERÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE CIENCIAS DA NATUREZA NA MODALIDADE EAD. Graça Regina Armond Matias Ferreira (Apresentadora)
Projeto por tema Gerador
Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância
TÍTULO: Subtítulo Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PROBLEMATIZAÇÃO/ JUSTIFICATIVA
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA-UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA DISCIPLINA:
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
PIBID: TRABALHANDO EM GRUPO E SOCIALIZANDO O CONHECIMENTO
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 07/10/2016.
TÍTULO DO PROJETO Bolsista: Orientador: Agência Financiadora:
TÍTULO DO TRABALHO EM LETRAS MAIÚSCULAS,
FACULDADE SANTA RITA - FaSaR CURSO – ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
METODOLOGIA E TÉCNICAS DE PESQUISA
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Métodos de pesquisa Iniciar o aluno no trabalho intelectual alicerçado na busca do conhecimento por meio da aplicação da metodologia científica. Capacitar.
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
Perfis de grupos de pesquisa interdisciplinar sobre Educação a Distância Ronaldo Linhares, Flávio Tonnetti, Wesley César.
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Formação inicial docente e as tecnologias educacionais: preparação para a inovação tecnológica e a atuação na educação a distância Mariane Regina Kraviski.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
MODELO DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-UFSJ CONFORME RESOLUÇÃO Nº. 005/2010 DE 25 DE OUTUBRO DE 2010.
FLUXOGRAMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – NOTURNO – 46300/204
TÍTULO: Subtítulo Introdução Materiais e métodos Considerações finais
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
(Área Temática do Trabalho)
Logo da instituição INSTITUIÇÃO A QUAL REPRESENTA
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Resultados e Discussão
1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução à Bioquímica (2T) QFL4705
Autor(a) Orientador(a) Co-orientador (se houver)
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Título do trabalho Autores do trabalho
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
TÍTULO DO TRABALHO Autor 1 (Instituição) Autor 2 (Instituição)
UNIVERSIDADE DE UBERABA - UNIUBE
Centro Universitário Internacional Uninter
O BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO: RESULTADOS E DESAFIOS
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
TÍTULO DO TRABALHO INTRODUÇÃO RESULTADOS E DISCUSSÃO METODOLOGIA
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Oficina: Construindo células aliando Teoria e a Prática.
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
Disciplinas Optativas Disciplinas Optativas
Diego Corrêa da Silva**; Geraldo José de Freitas Santos**.
Título do trabalho científico idêntico ao do resumo submetido
FLUXOGRAMA DO CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COM ÊNFASE EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR – INTEGRAL – 46300/600 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º QBQ1151 Introdução.
Disciplinas Optativas
TITULO MAIÚSCULO FONTE ARIAL TAMANHO 60 CENTRALIZADO
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Objetivos Organizar os acervos encontrados para a construção de arquivos escolares Contribuir para formação dos alunos dos cursos de graduação Promover.
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Nome Sobrenome, Nome Sobrenome, Nome Sobrenome
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR: a arte e beleza das células na construção das Ciências Morfológicas e sua interação com a sociedade Autor: Alisson Matheus Lima Santos Orientadora: Prof. Dra. Vera Lúcia Corrêa Feitosa –DMO/UFS São Cristovão - 2018

Introdução Criado em Janeiro de 2001 o projeto “Universidade Aberta à Comunidade Escolar” tem como objetivo, minimizar a carência de matérias prático-metodológicos das escolas de primeiro e segundo graus do estado de Sergipe, (BARDINI, 2004; FEITOSA et al, 2012). Despertando nos estudantes e professores a curiosidade pela Ciências, e principalmente pela Biologia Celular, (FEITOSA et al, 2012; OLIVEIRA; REZLER, 2006).

Objetivos Propiciar a alunos e professores uma maior vivência com a prática da Biologia Celular; Despertar nos alunos o interesse pelo estudo das Ciências Morfológicas com ênfase na Biologia Celular, buscando integrá-los ao campo científico; Suprir as necessidades de materiais práticos necessários ao excelente ensino da Biologia Celular.

Metodologia Através de visitas, previamente agendadas, ao laboratório ou às escolas, é posto em prática todo o projeto; No decorrer das visitas são demonstrados conhecimentos teóricos e práticos dos componentes celulares e teciduais, através da confecção de lâminas histológicas; Para tornar a compreensão mais didática e otimizar a visita, são entregues folders e uma literatura de cordel, onde nessa última, está escrita de forma literária os passos da preparação de uma lâmina histológica.

Resultados/Discussão Figura 1. Visita dos alunos das diversas escolas públicas, privadas e cursos profissionalizantes do estado de Sergipe e de outros estados ao Laboratório de Biologia Celular e Estrutural durante os anos de 2010 a 2018.

Considerações Finais “É importante diminuir a distância do que se diz com o que se faz, de tal forma que, a tua fala seja a tua prática”, (FREIRE, 1996).

Referências BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002. BRUZZO, C. Biologia: Educação e Imagens. Educ. Soc. v. 25, n. 89, p. 359-1378, 2004. FEITOSA, V. L. C.; SANTOS, V. S.; SANTOS, L. V.; LIMA, C. O.; SANTOS, I. N.; MACHADO, J. A.; ARAGÃO, J. A.; JUNIOR, W. L.; TING, E.; SANTOS, V. T. G.; PALMEIRA, J. A. V.; REIS, F. P. Open University for the School Community. Scientia Plena Vol. 8 (3), 2012. 6. JUNQUEIRA, B. C. V.; CARNEIRO, J. Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2013. 7. GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª Ed. São Paulo: Atlas, 1995. 8. OLIVEIRA, V. L. B.; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de biologia do Ensino Médio. Acta Scientiae. v. 8, n. 1, p. 95-104, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Capítulo 2, 36º Ed., Coleção Saberes, 1996. OLIVEIRA, V. L. B. de; REZLER, M. A. Temas contemporâneos no ensino de biologia do Ensino Médio. Acta Scientiae. v. 8, n. 1, p. 95-104, 2006. PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Artes Médicas Sul, 2000.