Planejamento Financeiro Um enfoque sistêmico Prof. Abdo Bandouk.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENGENHARIA FINACEIRA Aluno: José Maria Guedes da Silva Professora: Alana Queiroz.
Advertisements

Sistemas de Informações Gerenciais. Sistema de Informação Gerencial Conceitos básicos Complexidade do processo de tomada de decisão Proporcional à complexidade.
AS EMPRESAS BRASILEIRAS SÃO CRIADORAS DE VALOR? ALEXANDRE ASSAF NETO
Adriele Salles Gisele Testa Guilherme Rodrigues Helen Leal Luiz Fernando Silvamara Oliveira.
Gestão Operacional: Gestão da tesouraria, de contas a receber e de estoques  Formandos :  Andreia Reis  Bruno Silva  Claudina  Elisandra Formador:
Avaliação de ativos financeiros - Ruy L. Cardoso 1 Administração Financeira Avaliação de Ativos Financeiros Ruy Lopes Cardoso.
Administração Financeira Parte 1 Ruy Lopes Cardoso.
Análise de Investimentos (Payback, VPL e TIR)
Administração Financeira
Administração Financeira e Orçamentária
Administração Financeira I CAD 9111
CONTABILIDADE GERENCIAL E CONTROLADORIA Análise Econômica e Financeira
Tópicos Contemporâneos de Contabilidade
Alavancagem Operacional Financeira Total.
Prof. Guillermo Braunbeck
Julia de Souza e Castro Maria Eduarda Starling Mariana Ribeiro Martins
Administração Financeira III
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
TECNICAS DE ANÁLISE DE INVESTIMENTO
Capítulo 8 – Desempenho Operacional e Alavancagem Financeira
Avaliação de Desempenho
PMI 2024 – Economia Mineral II Professor: Manoel Rodrigues Neves
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
Análise Fundamentalista Professor Newton C. A. da Costa Jr.
Carlos Eduardo L. das Neves
Demanda de Trabalho Aula 6.
Análise de fluxos de caixa
CAPITAL DE GIRO E ANÁLISE DAS DF´S
Sistema de Gestão Econômica:
MENSURAÇÃO DO LUCRO ECONÔMICO
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Oportunidades e Carreiras em Finanças.
Modelo de Planejamento Estratégico
Contabilidade Gerencial
Mercado de capitais Profa. Renata Morgado
Instrumentos Utilizados
Douglas Pereira da Silva
Prof. Moacir de Miranda Oliveira Junior
FINANÇAS BRUNA STAWINSKI BRITO AGROECOLOGIA IV
Fluxo de Caixa e Capital de Giro
Administração do Capital de Giro
FINANÇAS - Conceitos & Ferramentas
Análise das Demonstrações Contábeis
ALAVANCAGEM FINANCEIRA
Reunião CVM Reavaliação de processos que estejam sob a regulação da CVM e que enfrentam duplicidades e imponham custos ao  setor de intermediação Rio.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Administração Financeira 3º Adm – Faibi – 2º Sem/2018 adp.:prof: j.l.meneghetti 1.
30/09/2016 PROF. CHRISTIANO MIGUEL Curso Técnico em Finanças Disciplina: Gestão de Atividades Financeiras.
PLANO DE NEGÓCIO Plano de Negócio – busca elementos que permitam a diminuição do risco, e não a sua eliminação; E uma forma de pensar sobre o futuro do.
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Fluxos de caixa para orçamento de capital
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Aula 6 – Revisão e Prova Presencial
SELEÇÃO E VIABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS
Administração Financeira
ANALISE DE RISCO DE CRÉDITO / ANÁLISE ECONÓMICA DO RISCO Unidade 1
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
SELEÇÃO E VIABILIDADE FINANCEIRA DE PROJETOS
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO de CUSTOS
Introdução à Finanças FINANÇAS: –É a arte e a ciência de gerenciamento de fundos. –Todos os indivíduos e organizações ganham ou captam e gastam ou investem.
Administração Financeira e Orçamentária
Prof. Dr. Antonio Lopo Martinez
Capital de Giro e Análise Financeira
Análise de Financiamento de Projetos ZEB-1036
1 - Me. Oséias LOGO Engenharia Econômica Prof. Ms Oséias Soares.
Planejamento Financeiro e Orçamentário
Avaliação Econômico- Financeira de Projetos. Levantamento e projeção das receitas, custos e despesas; Projeção dos fluxos de caixa; Aplicação dos métodos.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE DIVISÕES
Clóvis Luís Padoveze Bauru - 27/04/ A Importância da Contabilidade nas Organizações 2. O Sistema Empresa e o Processo de Gestão 3. A Contabilidade.
Análise e relato financeiro MBA – 7ª aula (2ª parte)
Transcrição da apresentação:

Planejamento Financeiro Um enfoque sistêmico Prof. Abdo Bandouk

Conceito de Sistema Conjunto de dois ou mais elementos inter-relacionados de alguma maneira. ABCDE

Visão Sistêmica Visão sistêmica é contextualizar as partes para entender o funcionamento do todo, ou seja, estudar as partes levando em consideração o seu papel na estrutura do todo.

Isso implica no conceito de que o todo, resultante da junção das partes, é muito maior/mais amplo do que simplesmente a soma destas. Existem características existentes somente para o todo, que não podem ser encontradas nas partes. Portanto: Organização Estrutura Interdisciplinaridade x Multidisciplinaridade Dinamismo

…. o objetivo estratégico de uma empresa é obter um retorno sobre o capital, e se em algum caso particular o retorno a longo prazo não for satisfatório, então a deficiência deverá ser corrigida ou a atividade deverá ser abandonada por outra mais favorável. Alfred P. Sloan, Jr.

O papel do Administrador Financeiro

É o responsável por gerir os recursos da Empresa, sempre procurando maximizar o lucro, com o objetivo de manter no curto prazo e aumentar o seu valor no Longo Prazo com isso as demais áreas da Empresa devem interagir para que o Administrador Financeiro possa utilizar corretamente os recursos disponíveis ou na necessidade de captação a um menor custo.

Responsabilidades Análise e Planejamento Financeiro “Caixa necessário para gestão diária” Decisões de Investimento “Planejamento Estratégico” Decisões de Financiamento “Curto ou Longo Prazo”

Atividades Financeiras

Maximização da Riqueza do Acionista

O custo de capital É a taxa de retorno que a empresa precisa obter sobre seus projetos de investimentos, para manter o valor de mercado de suas ações. É dado pela equação: Kj = r j + bp + fp Premissas básicas 1.Risco de negócio/risco operacional 2.Risco Financeiro 3.Custos depois dos impostos são considerados relevantes

WACC ou CMePC Reflete na média, o custo de financiamento a longo prazo da empresa. É encontrado ponderando-se o custo específico de capital por sua proporção na estrutura de capital da empresa. É dado pela equação: Ka = (w i x k i ) + (w p x k p ) + (w s x k r ou n ) w i + w p + w s = 1,0

Fluxos de Caixa entre a empresa e os mercados financeiros

Medidas de Avaliação NPV – Net Present Value IRR – Internal rate of return TMA – Taxa mínima de atratividade Pay-back – Período de Retorno EVA – Economic Value Added MVA – Market Value Added Avalie o sucesso.flv

Medidas de Acompanhamento Índices Financeiros de Balanço GAT – Grau de Alavancagem Total ROA – Margem x Giro DFLC – Demonstrativo do Fluxo Líquido de Caixa Ebtida – Earnings before taxes interest depreciation and amortization

Objetivo de longo prazo ROI a longo prazo CompetitividadeEficiência interna CrescimentoEstabilidadeGiroProfundidadeIdade dos Ativos Taxa Vendas Taxa Lucro Part Mercado Expansão do leque de Serviços Amplitude de Mercado Flutuação das Vendas Flutuação do Lucro Utilização dos Recursos Retorno dos Ativos Giro do PL Capital de Giro Endividamento P&D Capital Intelectual Administração M de Obra Qualificada Estrutura Intangíveis Hierarquia do Objetivo de Longo Prazo

A missão de transformar prejuízo em lucro

Os erros financeiros que mais atrapalham o crescimento de pequenas e médias empresas, tem até grandes que cometem o mesmo.... ( ver relação abaixo ). Agora tudo tem solução, resultados mostram que uma vez feito o diagnóstico correto, quase sempre é possível curar uma empresa financeiramente doente. Em geral, os empresários só vêem os erros quando o vermelho aparece no balanço. Os erros devem ser procurados na origem. Atrás de todo erro financeiro, existe um erro de gestão, o estrago financeiro é só uma conseqüência.

Abaixo segue os principais erros listados por categorias, porem sabemos que os mesmos em uma situação do dia a dia nas empresas, não acontecem isoladamente. Principais: 1 - Ignorar a ditadura do Fluxo de Caixa 2 - Não se relacionar com as pessoas certas no mercado financeiro 3 - Não avaliar constantemente o cenário da economia 4 - Tratar todos os Clientes da mesma forma 5 - Não ter critérios para definir os preços 6 - Não saber exatamente de onde vem o lucro 7 - Não aproveitar o ganho de escala

Nós, como homens de negócios, podemos cumprir nossa obrigação para com a sociedade no processo cotidiano de gestão de nossas empresas … Os homens de negócios devem se orgulhar da contribuição que prestam … e não se desculparem porque estão ganhando dinheiro. Meyer Kestenbaum Lucro

Obrigado!!! Prof. Abdo Bandouk