A aula essencial Uma análise, uma proposta

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Elisa Maria de Assis
Organização Curricular da Escola
Etapas de uma Sequência Didática
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
2º encontro – Professores Maio de 2012
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
DIRETRIZES CURRICULARES EDUCAÇÃO BÁSICA ARTE
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Prof.ª Me. Irene Scótolo de Oliveira 2009
Avaliação Institucional
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS (PBL ou ABP)
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
DIRETRIZES CURRICULARES (ENSINO FUNDAMENTAL E ENSINO MÉDIO)
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
APRESENTAÇÃO DAS DIRETRIZES
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Docente: Paula Reis de Miranda.
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Pederneiras- São Paulo
ENCONTRO DE EDUCADORES Cabo Frio, 13 de setembro de 2012
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
JORNADA DE ENSINO RELIGIOSO
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O livro didático: sua história e importância
Interdisciplinaridade
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
Políticas educacionais, formação de professores e práticas pedagógicas
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Laboratório de Aprendizagem
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
INTRODUÇÃO ..
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
A ECOLOGIA COMO INSPIRADORA DO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO.
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A aula essencial Uma análise, uma proposta
A aula essencial Uma análise, uma proposta
Transcrição da apresentação:

A aula essencial Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013

A Bala de Prata A aula como alma

A aula: nossa alma Aula é a ALMA CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA

Todos chamam: “a sala de aula” A aula tem sido vilã PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA O que é Arquitetura Cadeiras Metodologia Bancária Não é Todos chamam: “a sala de aula”

Histórico CAVERNA (para a família) ACADEMIA (para poucos) Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social Histórico

Origem do Conceito Vem do Século XVIII ...se se mantém... ...expandiu-se muito... PORTANTO...

Aula Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter

Aula Essencial: 4 momentos CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza

Zonas de Sensibilização consequência da aula toda aula tem em si uma hiperaula EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo

Professor / Aluno Assimilação e individualização Cognição Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização

Aprender COMO aprender Professor / Aluno Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender

+ A Aula Plena Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA + AULA ESSENCIAL Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas

A Aula Expandida A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade

AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias... Z S Z S AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S Z S

Zonas de sensibilização a serem desenvolvidas, capturadas Novas curiosidades Apoio de múltiplas mídias Atividades em grupos Utopias Interdisciplinaridade Levantamento com alunos de novos temas Pesquisas orientadas Intervenção social Ética e estética Divulgação de produtos Políticas / solidariedade... Aprofundamento ... Redes sociais de pesquisa

É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto! A Bala de Prata Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!