A aula essencial Uma análise, uma proposta Professor Doutor Fernando José de Almeida PUC/SP e TV Cultura Águas de Lindóia, 1º de abril de 2013
A Bala de Prata A aula como alma
A aula: nossa alma Aula é a ALMA CAUSA da desmotivação CAUSA da evasão CAUSA dos desvios ideológicos É do Século XVIII Limpando a imagem de vilã Aula é a ALMA
Todos chamam: “a sala de aula” A aula tem sido vilã PARA A DIREITA PARA A ESQUERDA O que é Arquitetura Cadeiras Metodologia Bancária Não é Todos chamam: “a sala de aula”
Histórico CAVERNA (para a família) ACADEMIA (para poucos) Em torno da fogueira ACADEMIA (para poucos) Peripatético Eleitos, discípulos GRUPO DE PODER (para o grupo) No palácio Aula, corte Para ouvir viagens, música, política, cultura DEMOCRÁTICA (para todos) Organização de disciplinas e sequências didáticas Ao fim um diploma: reconhecimento social Histórico
Origem do Conceito Vem do Século XVIII ...se se mantém... ...expandiu-se muito... PORTANTO...
Aula Momento do AUTOR Momento do OUTRO Latim: auctor / alter
Aula Essencial: 4 momentos CONTEXTUALIZAÇÃO: Mobiliza / problematiza EXPLICAÇÃO: Analisa / justifica INVESTIGAÇÃO: Encaminha / organiza mostra respostas CONCLUSÃO: sintetiza / utopiza
Zonas de Sensibilização consequência da aula toda aula tem em si uma hiperaula EQUÍVOCOS (bem intencionados) AULA GÔNDOLA Quanto mais, melhor Oferta indiscriminada Conteúdos para consumo
Professor / Aluno Assimilação e individualização Cognição Concentração, expansão, unificação, vivência Cognição CONHECIMENTO Assimilação e individualização
Aprender COMO aprender Professor / Aluno Falar com quem gosta Falar de modo singelo, simples: Iniciar com os objetivos na lousa Finalizar com o que aprendeu: Metacognição Memória Percurso Cognitivo Auto-avaliação Aprender COMO aprender
+ A Aula Plena Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) ATIVAÇÃO DAS ZONAS DE SENSIBILIZAÇÃO: AULA EXPANDIDA + AULA ESSENCIAL Após a clareza das questões trazidas (7/10 minutos) Desenvolvem-se questões enriquecedoras, amplificadoras, contextualizadas
A Aula Expandida A tentação é perder-se nos detalhes / nas metodologias / na avaliação... O que eu vou ensinar hoje? – é a primeira pergunta Currículo Plano Caderno do Professor Decisões, opções, aperfeiçoamento, engajamento, oportunidade
AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S AULA EXPANDIDA: Zonas de Sensibilização Z S Z S O espanto, a curiosidade, o humor, o absurdo As histórias, as soluções As pesquisas, a lógica, as conclusões, as regras, o ainda não Os desafios para a classe, a dimensão social, a ética, as utopias... Z S Z S AULA ESSENCIAL (5 a 7 minutos) Z S Z S Z S Z S Z S Z S
Zonas de sensibilização a serem desenvolvidas, capturadas Novas curiosidades Apoio de múltiplas mídias Atividades em grupos Utopias Interdisciplinaridade Levantamento com alunos de novos temas Pesquisas orientadas Intervenção social Ética e estética Divulgação de produtos Políticas / solidariedade... Aprofundamento ... Redes sociais de pesquisa
É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto! A Bala de Prata Qual o mais precioso instrumento do nosso TRABALHO? 10 minutos de nossa inteira responsabilidade Não é da sociedade Não é do governo Não é do coletivo Não é do currículo Não é das tecnologias É meu! Sou autor, sou autoridade. É por ela que luto por TODO o resto!