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O que é É um plano do Ministério da Educação que: prioriza uma educação básica de qualidade com investimentos também em educação profissional, ensino superior e educação à distância; prevê um conjunto de ações em parceria com os entes federados, instituições de ensino superior, organizações da sociedade civil e outros ministérios, numa ampla mobilização social; estabelece metas de qualidade para a educação básica, incluindo acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino. 2

O que é É um plano de metas que integra o Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE e tem como foco a melhoria da educação básica. Objetivo Melhorar a qualidade da educação básica por meio do assessoramento técnico e financeiro do Ministério da Educação 3

Ações do PDE Nacional 4

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PDE-ESCOLA 8

Princípios que Fundamentam o PDE-Escola Liderança efetiva do Diretor. Trabalho em equipe. Decisões com base em fatos e dados. Metodologia de implementação do plano. Capacitação da equipe para trabalhar com a metodologia. Suporte técnico da Secretaria. Transferência de recursos financeiros para as escolas.

O que é o PDE-Escola? O PDE-Escola é uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a realizar melhor o seu trabalho. É um processo de planejamento estratégico desenvolvido pela escola para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. 10

Qual a importância do PDE- Escola? O PDE-Escola vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. O processo de elaboração do PDE-Escola sinaliza que a escola deixou de ser meramente cumpridora de normas, mas que busca nova identidade, novo dinamismo, novo compromisso, que está próxima e a serviço dos alunos, dos pais e da comunidade. 11

O que representa o PDE-Escola para a escola? A elaboração do PDE-Escola representa para a escola um momento de análise de seu desempenho, ou seja, de seus processos, de seus resultados. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas, a decidir o que fazer para alcançar essas metas, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho. 12