2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Recentes estudos sobre as escolas e o ensino In Good, T. e Weinstein, R. (1999, 3ª edição): As organizações escolares em análise, coordenação de antónio.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação Sala de Leitura e Filosofia
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SEUS CAMINHOS
Flor Na escola, segundo o professor Manuel, as crianças que se destacam e obtêm boas notas têm um nível de frequência superior a 85%. O problema está nas.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
As funções da avaliação são potencialmente
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Mediadora.
Avaliação Institucional
Quem somos nós, professores e professoras? Docência: que ofício é esse? VI Congresso IBOPE - UNESCO.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Tânia Franck Garcia- SOE/2009
Prof. Orlando Miranda Júnior
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Ajude – me!!.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
CONSELHO DE CLASSE CADEP
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
em sistemas escolares e não escolares
Avaliação Educacional
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação Diagnóstica
GESTÃO DE CONVÊNIOS – PLANEJAMENTO –.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
AVALIAÇÃO NA OFICINA DE JOGOS
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
Profº. Wagner Profº. Wagner PCNPs - Ciências.   É um trabalho teórico de natureza reflexiva, que consiste na ordenação de ideias sobre um tema. Dissertar.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
MAGDA REGINA SEGATTO BISOGNIN RENATO NUNES
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
OBJETIVOS : Como avaliar a aprendizagem dos educandos
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
JOGOS DE ESTRATÉGIAS E EDUCAÇÃO FÍSICA
SITUAÇÕES.
O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO CONTÍNUA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Metodologia de Ensino Analítico Sintético Global de confrontação
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Faculdade Piaget - Brasil
Transcrição da apresentação:

2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA 2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES AVALIAÇÃO

AVALIAR Determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa. Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força, a qualidade, a adequação. NEGOCIAR – reconhecer aspectos sociais, culturais e éticos da relação professsor/aluno

AVALIAR não é SÓ testar, não é SÓ medir... TESTAR – década de 40 – aplicação de testes “submeter a um teste ou experiência, verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa” MEDIR – determinar uma quantidade, a extensão ou grau de alguma coisa. É um valor numérico. AVALIAR é julgar, fazer a apreciação de alguém ou de alguma coisa.

QUANDO EU AVALIO EU RESPONDO ... ESTÁ BOM OU RUIM? ESTÁ CERTO OU ERRADO? ESTÁ ADEQUADO OU INADEQUADO?

AVALIAR É DIFÍCIL.... TESTAR: resistência, elasti- cidade etc.... MEDIR: nº 42 AVALIAR É COMPLEXO, SUBJETIVO... ESTÁ BONITO? ESTÁ ELEGANTE? Fica bem em você? ESTÁ ADEQUADO?

ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO ONDE FOI COMPRADO? QUANTO CUSTOU? filho de quem? mora onde? estuda em qual escola?

E se não ESTIVER adequado ? Não compro... Jogo fora.... Ignoro...

Mas se o vestido é especial, importante... EU FAÇO ADEQUAÇÕES... BARRA CINTURA CAPRICHO NA MAQUIAGEM ACESSÓRIO CALÇADO BRINCO COLAR

E se a pessoa é importante, especial .... Quem vai fazer as adequações?

A AVALIAÇÃO PRECISA SER TRANSFORMADORA PRECISA MOSTRAR O QUE NÓS* PRECISAMOS MUDAR, ARRUMAR, ADEQUAR.... *NÓS... Escola, PC, PCNP, prof., aluno, família, diretoria

AVALIAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO NO PLANO SOCIAL E INDIVIDUAL Através dela posso ajudar ou posso excluir... A solução é técnica, mas também é uma opção política: classificar ou ensinar?

AVALIAÇÃO É DA APRENDIZAGEM E TAMBÉM DO ENSINO É UM JULGAMENTO SE O QUE O ALUNO SABE É ADEQUADO E SE O QUE O PROFESSOR ENSINOU FOI EFICAZ.... RESULTADO DO ENSINO / EFICÁCIA DA AULA ENSINAR APRENDER

Estudar para aprender e não para tirar nota.... AVALIAÇÃO NÃO É PRODUTO, É PROCESSO.... Estudar para aprender e não para tirar nota....

Avaliar para que ? Diagnosticar - descobrir a origem do problema, para corrigi-lo . Tomar o erro como indicador para o aluno e para o professor reverem seus métodos de ensino – aprendizagem.. Início do ano ou de uma situação de aprendizagem Controlar - constatar se os alunos estão aprendendo e ainda como e quanto. Sempre Classificar - no final do bimestre, ano etc

AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA Quantitativa : estudar para tirar nota. e Qualitativa: estudar para aprender. “(...) não existe uma divisão rígida, inflexível, entre os termos quantidade e qualidade, pois ambos fazem parte de uma complexidade maior.” Renata Cristina Cabrera “(...) é equívoco pretender confronto dicotômico entre quantidade e qualidade, pela razão simples de que ambas as dimensões fazem parte da realidade e da vida(...) no fundo uma jamais substitui a outra(...)” Demo

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA “ É o reconhecimento do caminho percorrido e da identificação dos caminhos a serem perseguidos”Luckesi Tenta descobrir a CAUSA dos sintomas: de fracasso... de desinteresse... A CAUSA pode ser; problemas metodológicos, mas podem ter natureza física, emocional, cultural.... Requer rigor técnico!

AVALIAÇÃO FORMATIVA É voltada para a REGULAÇÃO* DAS APRENDIZAGENS e do desenvolvimento das pessoas: Ajuda o aluno e o professor a aprenderem e a se desenvolverem. * professor e aluno + toda a rede de apoio pedagógico

QUANDO A AVALIAÇÃO É FORMATIVA? Quando permite guiar e otimizar a aprendizagem em andamento; Quando informa os atores sobre o andamento das aprendizagens; Quando permite ao professor, assim como ao aluno, corrigir sua ação, modificando, se necessário, sua ação pedagógica para obter melhor resultado Hadji

AVALIAÇÃO FORMATIVA - Modismo? A avaliação formativa precisa de um contexto educacional para acontecer e é usada para FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAQUELE QUE APRENDE, deixando de lado qualquer outra preocupação.

AVALIAÇÃO FORMATIVA E O PROFESSOR IMPLICA POR PARTE DO PROFESSOR: FLEXIBILIDADE SENSIBILIDADE VONTADE DE ADAPTAÇÃO RAPIDEZ PARA FAZER AJUSTES

AVALIAÇÃO do professor PARA O PC Diagnosticar – quem é o professor que chegou na escola, do que ele precisa, como posso ajudá-lo? Controlar – constatar se o currículo está sendo cumprido, como e quanto... Formar – ajudar os envolvidos a aprenderem e se desenvolverem

Avaliação do aluno para o PC A avaliação retrata a situação de aprendizagem vivida na sala de aula: É quantitativa? É qualitativa? É formativa? Enfatiza a competência leitora ou “memorizadora”? Provoca a produção de textos reflexivos? Propõe a resolução de problemas reais do contexto do aluno ou da sociedade em geral? Admite apenas uma solução?

INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO Eu pego, passo a mão... Eu olho... Eu vejo o preço... Eu penso é para a noite, para o dia... Experimento... Espelho Amigo

INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO Prova oral Prova dissertativa Prova objetiva Trabalho em grupo Seminário Produção de texto e tantas outras....

QUAL AVALIAÇÃO É MELHOR? Quantitativa? Qualitativa? Diagnóstica? Emancipadora? Libertadora? Formativa? Todas! Desde que se tenha claro: O que avaliar? Para que avaliar? Para quem avaliar? Quando avaliar? O QUE FAZER COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO?

Para vencer É preciso jogar...

Para ver É PRECISO CRER...