2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES REFLEXÕES SOBRE A TEORIA E A PRÁTICA DA AVALIAÇÃO NA ESCOLA 2º ENCONTRO DE PROFESSORES COORDENADORES AVALIAÇÃO
AVALIAR Determinar o valor, o preço, a importância de alguma coisa. Reconhecer a grandeza, a intensidade, a força, a qualidade, a adequação. NEGOCIAR – reconhecer aspectos sociais, culturais e éticos da relação professsor/aluno
AVALIAR não é SÓ testar, não é SÓ medir... TESTAR – década de 40 – aplicação de testes “submeter a um teste ou experiência, verificar o desempenho de alguém ou de alguma coisa” MEDIR – determinar uma quantidade, a extensão ou grau de alguma coisa. É um valor numérico. AVALIAR é julgar, fazer a apreciação de alguém ou de alguma coisa.
QUANDO EU AVALIO EU RESPONDO ... ESTÁ BOM OU RUIM? ESTÁ CERTO OU ERRADO? ESTÁ ADEQUADO OU INADEQUADO?
AVALIAR É DIFÍCIL.... TESTAR: resistência, elasti- cidade etc.... MEDIR: nº 42 AVALIAR É COMPLEXO, SUBJETIVO... ESTÁ BONITO? ESTÁ ELEGANTE? Fica bem em você? ESTÁ ADEQUADO?
ASPECTOS PSICOLÓGICOS DA AVALIAÇÃO ONDE FOI COMPRADO? QUANTO CUSTOU? filho de quem? mora onde? estuda em qual escola?
E se não ESTIVER adequado ? Não compro... Jogo fora.... Ignoro...
Mas se o vestido é especial, importante... EU FAÇO ADEQUAÇÕES... BARRA CINTURA CAPRICHO NA MAQUIAGEM ACESSÓRIO CALÇADO BRINCO COLAR
E se a pessoa é importante, especial .... Quem vai fazer as adequações?
A AVALIAÇÃO PRECISA SER TRANSFORMADORA PRECISA MOSTRAR O QUE NÓS* PRECISAMOS MUDAR, ARRUMAR, ADEQUAR.... *NÓS... Escola, PC, PCNP, prof., aluno, família, diretoria
AVALIAÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO NO PLANO SOCIAL E INDIVIDUAL Através dela posso ajudar ou posso excluir... A solução é técnica, mas também é uma opção política: classificar ou ensinar?
AVALIAÇÃO É DA APRENDIZAGEM E TAMBÉM DO ENSINO É UM JULGAMENTO SE O QUE O ALUNO SABE É ADEQUADO E SE O QUE O PROFESSOR ENSINOU FOI EFICAZ.... RESULTADO DO ENSINO / EFICÁCIA DA AULA ENSINAR APRENDER
Estudar para aprender e não para tirar nota.... AVALIAÇÃO NÃO É PRODUTO, É PROCESSO.... Estudar para aprender e não para tirar nota....
Avaliar para que ? Diagnosticar - descobrir a origem do problema, para corrigi-lo . Tomar o erro como indicador para o aluno e para o professor reverem seus métodos de ensino – aprendizagem.. Início do ano ou de uma situação de aprendizagem Controlar - constatar se os alunos estão aprendendo e ainda como e quanto. Sempre Classificar - no final do bimestre, ano etc
AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA Quantitativa : estudar para tirar nota. e Qualitativa: estudar para aprender. “(...) não existe uma divisão rígida, inflexível, entre os termos quantidade e qualidade, pois ambos fazem parte de uma complexidade maior.” Renata Cristina Cabrera “(...) é equívoco pretender confronto dicotômico entre quantidade e qualidade, pela razão simples de que ambas as dimensões fazem parte da realidade e da vida(...) no fundo uma jamais substitui a outra(...)” Demo
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA “ É o reconhecimento do caminho percorrido e da identificação dos caminhos a serem perseguidos”Luckesi Tenta descobrir a CAUSA dos sintomas: de fracasso... de desinteresse... A CAUSA pode ser; problemas metodológicos, mas podem ter natureza física, emocional, cultural.... Requer rigor técnico!
AVALIAÇÃO FORMATIVA É voltada para a REGULAÇÃO* DAS APRENDIZAGENS e do desenvolvimento das pessoas: Ajuda o aluno e o professor a aprenderem e a se desenvolverem. * professor e aluno + toda a rede de apoio pedagógico
QUANDO A AVALIAÇÃO É FORMATIVA? Quando permite guiar e otimizar a aprendizagem em andamento; Quando informa os atores sobre o andamento das aprendizagens; Quando permite ao professor, assim como ao aluno, corrigir sua ação, modificando, se necessário, sua ação pedagógica para obter melhor resultado Hadji
AVALIAÇÃO FORMATIVA - Modismo? A avaliação formativa precisa de um contexto educacional para acontecer e é usada para FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAQUELE QUE APRENDE, deixando de lado qualquer outra preocupação.
AVALIAÇÃO FORMATIVA E O PROFESSOR IMPLICA POR PARTE DO PROFESSOR: FLEXIBILIDADE SENSIBILIDADE VONTADE DE ADAPTAÇÃO RAPIDEZ PARA FAZER AJUSTES
AVALIAÇÃO do professor PARA O PC Diagnosticar – quem é o professor que chegou na escola, do que ele precisa, como posso ajudá-lo? Controlar – constatar se o currículo está sendo cumprido, como e quanto... Formar – ajudar os envolvidos a aprenderem e se desenvolverem
Avaliação do aluno para o PC A avaliação retrata a situação de aprendizagem vivida na sala de aula: É quantitativa? É qualitativa? É formativa? Enfatiza a competência leitora ou “memorizadora”? Provoca a produção de textos reflexivos? Propõe a resolução de problemas reais do contexto do aluno ou da sociedade em geral? Admite apenas uma solução?
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO Eu pego, passo a mão... Eu olho... Eu vejo o preço... Eu penso é para a noite, para o dia... Experimento... Espelho Amigo
INSTRUMENTOS PARA AVALIAÇÃO Prova oral Prova dissertativa Prova objetiva Trabalho em grupo Seminário Produção de texto e tantas outras....
QUAL AVALIAÇÃO É MELHOR? Quantitativa? Qualitativa? Diagnóstica? Emancipadora? Libertadora? Formativa? Todas! Desde que se tenha claro: O que avaliar? Para que avaliar? Para quem avaliar? Quando avaliar? O QUE FAZER COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO?
Para vencer É preciso jogar...
Para ver É PRECISO CRER...