Cabri-Géomètre O que é o Cabri-géomètre?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. M. Altina Olívia Gonçalves
Advertisements

Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Equipe responsável pela composição:
Aprendendo Geometria com Sketchpad
Prof. MSc. Eng. Houari Cobas Gomez
Softwares de Geometria Dinâmica
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
Aula observada nº Lugares Geométricos.
TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Prof. Flávio Cezar Amate
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
RECURSOS DE INFORMÁTICA NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA (5ª à 8ª SÉRIE)
Contexto de Educação a Distância
O que você deve saber sobre
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
TANGRAM Mestrado Profissionalizante em
Universidade Federal da Bahia – UFBA IAD176 - Desenho Técnico
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
PROJETOS DE APRENDIZAGEM
3.º Ciclo 8.º ano de escolaridade
Compasso: perpendiculares e paralelas
LUGARES GEOMÉTRICOS.
Projeções Cartográficas – “A arte na construção de mapas”
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Elaborado por Mirian Batista
A sorte dos problemas de construção no contexto francês do ensino de
Em telas “touchscreen”
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
GEOMETRIA DINÂMICA NO ENSINO DE TRANSFORMAÇÕES NO PLANO:
GEOMETRIA ANALÍTICA.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
Jogo dos Polígonos Finalidades didáticas
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
CABRI JÚNIOR Texas Instruments Com o Cabri Júnior podemos: Marcar pontos, traçar segmentos e linhas, desenhar circunferências, triângulos e quadriláteros.
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Construção de um hexágono regular
A GEOMETRIA.
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
Planificação da Superfície do Cilindro usando o Geometer´s Sketchpad
Tecnologias - Matemática
Tecnologias - Matemática Representação geométrica
Tecnologias - Matemática Circunferências: arco; medida dos arcos
Matemática em Ambiente Computacional
AULA 6 – CÁLCULO COM GEOMETRIA ANALÍTICA II Mudança de Coordenadas
Professor : Neilton Satel
O que é o Cabri-Géomètre?
Bosque Super Logo Carlos
Pesquisa realizada por Gilda de La Rocque Palis (PUC-RIO)
O que é o Geometer’s Sketchpad?
Leis de Kepler Geometre's Sketchpad
Projeto Sketchpad Jessica Barone Paula Olga Gneri
PROPRIEDADES.
MODELLUS.
O ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA COM O USO DO SOFTWARE GRAFEQ
Projeções Cartográficas
Prática de Ensino em Matemática II Aula 4
Explorando a Interdisciplinaridade dos Conteúdos de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ano II) Coordenadora: Profª Sonia Elena Palomino Castro Bean.
3.º Ciclo do Ensino Básico 8.º ANO
armandomouraconsultoria.com.br MATEMÁTICA TOTAL
Construção de polígonos e Malhas
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
VI Seminário de Acompanhamento e Avaliação UCA-UNICAMP – Região Norte (AC, RO, PA) Acre - Outubro/2012.
FORTALECIMENTO DE APRENDIZAGEM RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Educação e Mídias na Educação Matemática
Utilização de Software no Ensino/Aprendizagem de Matemática Eduardo Lucchesi Susana Seidel L i c e n c i a t u r a e m M a t e m á t i c a n a U F R G.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Professor Marcos Eric Barbosa Brito
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Cabri-Géomètre O que é o Cabri-géomètre? Características do Cabri-géomètre Quem utiliza? Atividades Propostas Atividade 1 Atividade 2 Atividade 3

O que é o Cabri-géomètre? O Cabri-Géomètre é um software que permite construir todas as figuras da geometria elementar que podem ser traçadas com a ajuda de uma régua e de um compasso. Uma vez construídas, as figuras podem se movimentar conservando as propriedades que lhes haviam sido atribuídas. Essa possibilidade de deformação permite o acesso rápido e contínuo a todos os casos, constituindo-se numa ferramenta rica de validação experimental de fatos geométricos. Ele tem outros aspectos que vão muito além da manipulação dinâmica e imediata das figuras. Ele permite visualisar lugares geométricos materializando a trajetória de um ponto escolhido enquanto que um outro ponto está sendo deslocado, respeitando as propriedades particulares da figura. Ele permite também medir distâncias, ângulos e observar a evolução em tempo real durante as modificações da figura. Uma verdadeira ferramenta para o aluno, o Cabri-géomètre também é uma ferramenta para o professor que o utiliza no ensino.

Características do Cabri-géomètre Geometria Dinâmica - Figura com movimento mantendo as suas propriedades Construtivista - O aluno cria as suas atividades construindo seu conhecimento Software Aberto - O professor cria as atividades como queira Trabalhar Conceitos - Construções de figuras geométricas Explorar Propriedades dos Objetos e suas Relações - Comprovar Experimentalmente Construção de Figuras Geométricas Formulação de Hipóteses e Conjecturas Históricos das Construções Criação de Macros

O Cabri permite ao professor criar livremente atividades para suas aulas, ele é assim caracterizado como um software aberto. Ele pode ser utilizado desde o primário até a Universidade em diversas áreas como Matemática, Física e Desenho Artístico por exemplo. O Cabri-Géomètre é um software desenvolvido por J. M. Laborde, Franck Bellemain e Y. Baulac, no Laboratório de Estruturas Discretas e de Didática da Universidade de Grenoble. Este é um laboratório associado ao CNRS, instituição francesa equivalente ao CNPq brasileiro. O Cabri-Géomètre é representado no BRASIL desde 1992 pela PROEM na PUC-SP. Endereço Eletrônico: http://www.cabri.com.br

Quem utiliza? O Cabri está disponível em mais de 40 países e em 24 idiomas diferentes. Ele é uma ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem da Geometria e é utilizado no: Ensino Médio Ensino Fundamental Ensino Superior Ele pode ser utilizado nos laboratórios de escolas e via Internet com algumas restrições

Atividades Propostas As atividades aqui propostas visa que o aluno trabalhe com coordenadas polares no software Cabri Géomètre II. Portanto, inicialmente é necessário que sejam seguidos os passos abaixo, para que a execucão das atividades se tornem possíveis: a) Construa um sistema de coordenadas ortogonais de origem O. b) Nomeie de A a intersecção da circunferência com o eixo x. Convencione que OA=1. b) Crie um ponto S sobre a circunferência e no 1ºquadrante. Seja  a medida de SOA. c) Crie uma circunferência de centro S e raio SA. Seja B a intersecção dessa circunferência com a circunferência inicial. Observe que BOS mede , portanto BOA mede 2. d) Construa outra circunferência de centro B e raio BS. Seja C a intersecção dessa circunferência com a circunferência inicial.

Atividade 1 Objetivo: Construir a curva =cos(2) Após os realizar os passos iniciais da página anterior siga os passos abaixo: a) Observe que COB mede  e que COS mede 2. b) Crie a reta OS e a seguir trace pelo ponto C uma reta perpendicular à reta OS. Nomeie de P a intersecção dessas duas retas. Observe que OP=cos(2) ou seja =cos(2). c) O lugar geométrico de P quando S se movimenta sobre a circunferência é uma rosácea de 2 pétalas.

Atividade 2 Objetivo: Construir a curva =cos(3) Após os realizar os passos iniciais, siga os passos abaixo: a) A partir da atividade 1, crie uma outra circunferência de centro C e raio CB. Nomeie de D a intersecção dessa circunferência com a circunferência inicial. Observe que DOS mede 3. b) Pelo ponto D trace uma reta perpendicular à reta OS. Seja Q a intersecção dessas duas retas. Observe que OQ = cos(3) ou =cos(3). c) O lugar geométrico de Q quando S se movimenta sobre a circunferência é uma rosácea de 3 pétalas.

Atividade 3 Objetivo: Construir a curva =cos(4) Após os realizar os passos iniciais, siga os passos abaixo: a) A partir da atividade 2, crie uma outra circunferência de centro D e raio DC. Nomeie de E a intersecção dessa circunferência com a circunferência inicial. Observe que EOS mede 4. b) Pelo ponto E trace uma reta perpendicular à reta OS. Seja Q a intersecção dessas duas retas. Observe que OQ = cos(4) ou =cos(4). c) O lugar geométrico de Q quando S se movimenta sobre a circunferência é uma rosácea de 8 pétalas.