BIBLIOTECARIOS NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO: MUDANÇA DE RÓTULOS, FUNÇÕES OU HABILIDADES
Bibliotecários... Até quando? Bibliotecários com a mesma formação Profissionais com escassez de recursos Profissionais com envolvimento tecnológico Bibliotecários... Até quando?
“saber fazer” na era do conhecimento Como é o bibliotecário da organização de hoje? Quais os fatores que contribuíram para provocar essas mudanças? Questiona-se sobre a forma de resolver os problemas existentes, se surgirão novos problemas que a profissão ainda busca solucionar e se haverá a demanda de novos cursos e outras mudanças nos rótulos ora existentes.
Da transição a transformação Aspectos de transformação do profissional da informação a partir do reconhecimento de novos valores. O profissional não é somente visto como um almoxarife de livros e sim o gerente da informação.
Ruptura de valores O meio organizacional necessita pensar em novas estruturas e processos examinando cuidadosamente os tradicionais modelos de gestão baseados na nova ordem, nas normas e nos valores a eles agregados, assimilando as adaptações e produzindo inovações com impactos sobre a estrutura organizacional, nos processos e nas técnicas. Pode-se dizer que os modelos convencionais não respondem adequadamente ao ambiente instalado nas organizações contemporâneas. Domínio pessoal Modelos mentais Visão compartilhada Aprendizagem em grupo Pensamento sistêmico
Ambiente Organizacional As pessoas são forçadas a aprender novas e completas formas de fazer as coisas ou de se comunicar. Essas mudanças possibilitam rápidas modificações em produtos e serviços e até obrigam outras organizações a acompanhar o progresso. A comunicação aperfeiçoada significa mudanças antes visíveis apenas localmente agora experimentadas simultaneamente em toda parte. A integração do Ambiente Organizacional, seja pelas pessoas, seja pelas inovações tecnológicas resulta num bom desempenho no local de trabalho.
A Pessoalidade Equipes interdiciplinares de trabalho para promover a pró-atividade do bibliotecário. Busca da ação pró-ativa entre os bibliotecários, evitando uma ação taylorizada ou seja que se separem os que pensam dos que executam. Constante busca do atendimento das necessidades do público.
Atividade nas Organizações Satisfação do usuário Empowerment Eficiência dos serviços Tecnofobia X Tecnoidolatria
Novas tecnologias e contínuo aprender As organizações são as pessoas que nelas atuam, portanto, só aprendem se as pessoas aprendem. As pessoas são consideradas o capital intelectual nas organizações.