Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Advertisements

Sistema de Informação Gerencial
Prof. Cícero Caiçara Jr. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS AULA 6 Profº CÍCERO CAIÇARA JR – MsC - SISTEMAS DE INFORMAÇÕES.
CRM – Customer Relationship Management
Inteligência Competitiva - Breve Introdução -
E-business: Como as Empresas Usam os Sistemas de Informação.
PETI Planejamento Estratégico de TI
Siglas e Sistemas.
UFRGS UM MODELO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA EMPRESAS DE ALTA TECNOLOGIA : O CASO DA EMPRESA DOMINIO CONSULTORIA EM INFORMAÇÃO Aluno: Roberto Pinho Mazzilli.
Wilmar Oliveira de Queiroz - PUCGOIÁS 2012
Estratégias e Indicadores
Estratégias e Indicadores
Inteligência empresarial
Gestão do Conhecimento
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
BI – Business Intelligence
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
Customer Relationship Management
Business Intelligence – BI Análise de sistemas de informação
Noções de Sistemas de Informação – Aula 5
ERP – CRM - BI.
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Comércio Eletrônico Claudia Haddad.
Gerenciamento de mudanças ao ambiente corporativo
Maurílio Tiago Brüning Schmitt Patrícia Fernanda Dorow
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Tecnologia de Informação
WEBCAST GESTÃO DE VENDAS
ASAI – Administração da Informática – Prof. Malomar Alex Seminotti
Inteligência Competitiva
PLANO DE NEGÓCIO.
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Business Intelligence - BI
B2B: Comércio eletrônico
Uma abordagem sobre seus processos e sua aplicação.
Tecnologia da informação
A importância do Planejamento Estratégico
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
Nomes: Alice C.Cazalli Allison Willian Everton Costa Denis A. Araujo
Introdução O dia da mentira na Intel
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA Prof. Diego H. Minholi.
Conceitos de Gestão da Informação
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico Business Intelligence.
Planejamento Estratégico
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Organização, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Modernas
What is Strategy? O que é estratégia? Michael E. Porter
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 9 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Marcos Saraiva Sistema de INFORMAÇÃO Marcos Saraiva
Business Intelligence
Tópicos Especiais de Marketing
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
Disciplina: Inteligência Artificial
A Tecnologia da Informação nas Empresas
PENSAMENTO SISTÊMICO GRUPO 8 Mateus Marchi Marcio Requel Rodrigo Bitencourt Marcelo Silveira.
CONSTRUÇÃO DO MODELO FUTURO - PROCESSOS MAPEADOS - ASPECTOS CRÍTICOS ANALISADOS ESTAMOS NA FASE DE REMETER A ORGANIZAÇÃO A REPENSAR O FUTURO, O MERCADO,
CONSTRUINDO UM PLANO DE NEGÓCIOS
REDE DE RELACIONAMENTO. GRUPO: ALDIRETE RIBEIRO DA SILVA GAMARRA CELSO JOSÉ FOGAÇA NETO LUCIENE GOMES LUIZ CARLOS WILHELMS JUNIOR WESLEY ROBERTO SOARES.
O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA DEPENDE DA SUA GESTÃO!
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Controle estratégico – 9a. aula Prof ª Rosana Alves Vieira Empreendedorismo e Estrat. de Negócios.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Transcrição da apresentação:

Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review

Etapas Figura 1 - Ciclo de Inteligência Competitiva. Fonte: Adaptado de Kahaner (1996)

Planejamento Define a missão do projeto de IC, principais objetivos, estratégias, ações que serão tomadas e recursos Aliada ao planejamento estratégico da empresa. MISSÃO – OBJETIVOS - ESTRATÉGIAS

Planejamento - Missão Informativa, desenvolve compreensão geral sobre indústria e competidores Ofensiva, estado dos competidores ou impacto de estratégias sobre os competidores Defensiva, ameaças que o competidor pode oferecer e que poderiam colocar em risco a posição da empresa no mercado. Segundo Miller INFORMATIVA -> COMPREENSÃO INDÚSTRIA E COMPETIDORES OFENSIVA -> identifica vulnerabilidades dos competidores ou determina o impacto que estratégias adotadas teriam sobre os competidores DEFENSIVA -> estabelece as ameaças que o competidor pode oferecer e que poderiam colocar em risco a posição da empresa no mercado.

Planejamento Caminhos e Ações para as demais etapas do ciclo levando em conta também fatores como: Segurança Planos de contingência.

Coleta Coleta de dados e informações que serão subsídio para as próxima fases. Irá coletar uma grande quantidade de dados não sumar necessárias para a análise de informações e desenvolvimento de conhecimentos a respeito do ambiente competitivo.

Visão geral da arquitetura dos relacionamentos empresariais PRM Partner Relationship Management Relacionamento com o Clientes Relacionamento com Fornecedores e Parceiros CI KM BSC Alta Gerência ERP Outros Sistemas INTEGRAÇÃO Datawarehouse/ Datamart / OLAP / Datamining CRM Customer BUSINESS INTELLIGENGE B2B Fornecedores Parceiros Clientes B2C Internet Para Cassaro (2003), o BI é uma combinação de outras tecnologias da informação, como: Data warehouse (DW), data mart (DM), ferramentas OLAP, EIS (Executive Information Systems), data mining e DSS (Decision Support System). O Business Intelligence não deixa de ser um processo de coleta, transformação, análise e distribuição de dados, para melhorar a decisão dos negócios pertinentes às organizações, onde os bancos de dados são a infra-estrutura básica de qualquer sistema de BI, pois é onde vão estar armazenados os dados que serão transformados em informações relevantes. A Figura 2.14 apresenta, uma visão geral de arquitetura integrada de sistemas e tecnologias de BI, onde Barbieri (2001), projeta dois blocos: um front-office (concentração dos sistemas aplicativos voltados ao tratamento com os clientes – CRM - Customer Relationship Management), e o back-office (processos de apoio suportado por sistemas integrados ERP – Enterprise Resource Planning, PRM – Partner Relationship Management), que são os sistemas de relacionamento com fornecedores e parceiros, e outros aplicativos que interajam e viabilizem a eficiência operacional da organização). Nesse contexto, o recurso de informações executivas, representado pelo BI, ocupa um espaço fundamental, onde os dados transacionais serão transformados em recursos informacionais prontos para serem utilizados, de maneira mais rápida e objetiva pelos sistemas de front-office e pela camada decisória da organização. Agregados ao sistema de BI, virão as células de KM (Gestão do Conhecimento); CI (Inteligência competitiva) e BSC (Balanced Scorecard), descritos na seção 2.4.1. Nesse ambiente, a Figura 2.14 através de uma visão geral da arquitetura dos relacionamentos empresariais, procura-se posicionar os sistemas de BI, diante dos processos de negócios de uma organização, as tecnologias e ferramentas de apoio. INE5643 - Data Warehouse Copyright © 2007 José Leomar Todesco

Pensador Miller (2002) Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman para Harvard Business Review

Henry W. Chesbrough e Andrew R. Garman Em publicação para Harvard Business Review procuram. Mostram que durante uma crise séria, é comum a empresa cortar “P&D”, ou seja, Pesquisa & Desenvolvimento e se concentrar no básico.

BI / IC . Business Intelligence (BI) é o mesmo que Inteligência Competitiva (IC)? Não. Apesar de encontramos algumas citações que utilizam os termos como sinônimos, na maioria das vezes o primeiro está sendo empregado pelas empresas de tecnologia da informação como conjunto de ferramentas utilizadas para auxiliar nos negócios tais como: data warehouse, data mining, CRM, ferramentas OLAP e outras. Quando falamos de Inteligência Competitiva, estamos nos referindo a um processo muito maior que engloba a obtenção e tratamento de informações informais advindas das redes mantidas pelos sistemas de IC, nas quais as informações de BI estão inseridas.

Referências PRESCOTT, John E.; MILLER, S. H. Inteligência competitiva na prática: técnicas e práticas bem sucedidas para conquistar mercados. Rio de Janeiro: Campus, 2002. KAHANER, L. Competitive Intelligence: how to gather, analyse and use information to move your business to top. New York: Touchstone, 1996. 300p PIZZOL, Leandro Dal. Inteligência competitiva – um panorama entre a teoria e a prática organizacional, 2010. UFSC TYSON, Kirk W. M. The complete guide to competitive intelligence. Chicago: Leading Edge Publications, 2002. http://advisorinteligente.blogspot.com/2009/08/inteligencia-competitiva-ou-de-mercado.html