Proposta de Intervenção Pedagógica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Registro de Estudo de Caso.
CENTRO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIO PRÉ-ESCOLAR ESTRELINHA
Regras de ouro da Educação Física
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
CURRÍCULO FUNCIONAL GRUPO 9 IRACEMA LAUDENIR LEOCÍ RUTHE
Alunos do e-TEC Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam cursos do técnicos do e-TEC Brasil. Estivemos em todos os estabelecimentos que ofertam.
Escola Municipal Vicente Alves Trindade
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
ÉDNA MENDES KLEIN PIRES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ENSINAR BEM É ...
TURNO INTEGRAL.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O SESI GINÁSTICA NA EMPRESA?
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA RELATO DE EXPERIÊNCIA
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Presidente Venceslau São Paulo Prof. Luci Mara Colette
ESTUDO DE CASO.
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA PROFESSORAS: Janete de Andrade Souza Garcia 2º Ano Suzana Mª Blasque.
Projeto: EJA & Inclusão Digital Porque nunca é tarde para aprender.
MOTIVAÇÃO PUC - USP.
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Pederneiras- São Paulo
Parceiros no projeto.
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Funções e Atribuições do Diretor
SEMINÁRIO DESCENTRALIZADO
Os PCDs e as Tecnologias Assistivas
FRANCIONE SANTOS DE LIMA COSTA Relato de Experiências
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
INSTITUIÇÃO LABORATÓRIO
Estudo de Caso Aluna: Gizele Ribeiro dos Santos Aluno PNE, escolhido:
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Projeto Brincar para Vencer
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Andréia Aparecida Celestino Nunes SEMED. Palmas .To
A Função do Professor Articulador
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
DOMINIO CURSOS ONLINE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA.  A base do aprendizado da criança é a sociointeração. Quando ela é exposta em contato com outras crianças,
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Profª Drª Sonia Maria Rodrigues
Registro de Estudo de Caso
Avaliação na Educação Infantil: algumas práticas
Comportamento de Indisciplina
BRINCANDO ME ALFABETIZEI
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
ESTUDO DE CASO. Nome Data de nascimento - 13/01/2007 Idade_7 anos - Série – 2 ºsérie Deficiência –
Eixo Temático: Tecnologia Assistiva promovendo o processo ensino- aprendizagem das Pessoas com Deficiência Intelectual. USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA COMO.
Termo de Terminalidade
Softwares Educacionais
Plano de AEE.
Transcrição da apresentação:

Proposta de Intervenção Pedagógica Estudo de Caso Proposta de Intervenção Pedagógica

ESCOLA MUNICIPAL SÃO JOÃO BATISTA

1.1. Pesquisa Diagnóstica: Caracterização da PNE: A aluna Raquel Vitória Rodrigues de Almeida, tem 8 anos , estuda o 3º ano no turno vespertino na Escola Municipal São João Batista em Turmalina, no contra turno estuda na APAE. Possui deficiência física (mielomerningocele Tóraco lombar). Nasceu de parto normal , pesava 3.600g.Com 1 mês de nascida foi para BH e passou por 3 cirurgias na coluna, além de colocar uma válvula na cabeça.Tem facilidades para cantar , todas as apresentações da turma no pátio baila o tempo todo com o membro superior. Apresenta muita dificuldade motora e cognitiva, ainda não sabe escrever o nome, não reconhece letras e números. Fase da psicogênese que se encontra, garatuja(só rabisco).

1.2. Proposta de Intervenção: Como a coordenação motora da aluna apresenta comprometimento, planejei como Proposta de Intervenção Pedagógica um Áudio-livro, pois a PNEs poderá participar usando e valorizando a voz, no processo ensino x aprendizagem. Tendo em vista o objetivo de trabalhar a afetividade, socialização, relações emocionais e os aspectos psicomotores de uma maneira lúdica, visando resgatar a auto-estima e despertar o interesse da educando em aprender e proporcionar condições para que todos os alunos sejam capazes de possuir autonomia frente ao conhecimento construído socialmente. Materiais usados na execução do Áudio-livro: Recursos humanos, computador instalado o programa, livros, objetos para fazer os efeitos e músicas.

1.3. Execução da Proposta: A princípio convidei um outro PNEs para nos ajudar, coloquei o Áudio-livro que fiz e juntos identificamos vozes, efeitos e personagens. A história a ser trabalhada foi lida por mim e dividimos as tarefas de acordo com cada personagem. Foi surpreendente o comportamento dos alunos, pareciam está em um estúdio.

1.4. Avaliação da proposta de intervenção Em linhas gerais considerando as estratégias pedagógicas de intervenção, o desempenho dos alunos foi mais satisfatório do que os desempenhos diários em sala de aula. Demonstraram seriedade e comprometimento no ensaio, ao término percebi que a auto- estima deles mais elevada. Pena que ficou só no ensaio, não houve tempo necessário para a finalização do trabalho. Terminaremos logo após o feriado.

1.5. Conclusão e encaminhamentos: Conclui-se que os objetivos não foram atingidos em totalidade, pois ficamos só nos ensaios que emanam muito tempo.Mas deu para perceber que a proposta de intervenção foi valiosíssima , os meninos saíram da rotina de sala de aula e começaram a realizar atividades prazerosas. Vou fazer uma alteração nesta proposta de trabalho, ao invés de colocar só PNEs colocarei outros alunos ditos “normais”, a proposta é inclusão e não exclusão.

"AMAR É DESCOBRIR QUE A DEFICIÊNCIA DO PRÓXIMO, FAZ PARTE DO PERFEITO MOSAICO HUMANO."

“A verdadeira deficiência é aquela que prende o ser humano por dentro e não por fora, pois até os incapacitados de andar podem ser livres para voar.” fim!