DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
Advertisements

DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Assistente Técnica/Superintendente Escolar : Sandra Maria Rodrigues. Superintendentes Escolares : Eliana Bezerra de Carvalho Gomes. Maria Eliete da Silva.
Proposta de Elaboração do Plano de Curricularização da Extensão do IFPA Maio
FABÍOLA CRISTINA SANTOS COSTA eBRÉSCIA FRANÇA NONATO Convidam para a defesa de suas respectivas monografias a se realizar no dia 09 de julho de 2009, às.
Diferenças, desigualdades e violências: desafios éticos no processo de formação Profª. Vera Lúcia Bertoline E.mail: Núcleo Interinstitucional.
Objetivo Analisar e deliberar as diretrizes da Política Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente com vistas à elaboração do Plano Decenal.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
Título do projeto de pesquisa Autora: Iranice Pereira da Silva Orientador(a): Alexandre Santana.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE DIREITOS HUMANOS, ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO SUPERINTENDÊNCIA DA POLÍTICA DE DIREITOS.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - MS Concepções da Educação do Campo Agosto de 2016.
EVOLUÇÃO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS EXPOSIÇÕES DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO NO PERÍODO DE 1996 A 2016 Autores: Paulo Sérgio Scalize Roberta.
OFICINA DE DIVULGAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS
POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO BÁSICA – PNAB
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
Pet-Saúde graduaSUS - Enfermagem
Paulo César Segatti Orientadora: Betânia Rodrigues dos Santos
Especialização em Direito Constitucional
Cursos Palestras TREINAMENTOS
Manoel Messias Santos Alves
II ENCONTRO DE GESTORES DAS ESCOLAS PRIVADAS DE DUQUE DE CAXIAS
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
COMISSÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS
COORDENAÇÃO GERAL: Profa. Dra. Maria Helena Fávero (PED/IP)
DANÇAR COM TEMAS TRANSVERSAIS Resultados e Conclusão
Relatório de Autoavaliação Institucional
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
Mirtes Júlia de Sousa Ferreira
Educação Musical e Autonomia: um relato de experiência a partir do princípio sobre autonomia de Paulo Freire De: Alan Caldas Simões Instituto Federal.
João Paulo Lopes Coêlho Nara Albuquerque Goes Úrsula Custódio Gomes
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Coordenação Adjunta de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis
Especialização em Sistema de Justiça:
I workshop de Extensão Universitária “O QUE A UNESP ESPERA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA” PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEX – REITORIA UNESP.
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Reunião Ordinária COSEMS/RN
CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO PARCEIRA
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
PAIR NO CONTEXTO DOS MEGAEVENTOS E GRANDES OBRAS
18/05/ MESA REDONDA 1: PSICOLOGIA, CULTURA E PRECONCEITO
Ministério da Educação Campus Natal/Cidade Alta
II – ENCONTRO DE GRÊMIOS ESTUDANTIS 2017
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
ProJovem Campo – Saberes da Terra
Centro Universitário Internacional Uninter
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
Formação de recursos humanos em vigilância em saúde ambiental: uma proposta de avaliação. LABEAD/IESC/UFRJ Drª. Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus Professora.
TC Projetos de Estudos Integradores:
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
Curso de Especialização em Educação Física Escolar - Turma VIII
Estrutura Administrativa Reitoria - IFRR 2014
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE EQUIDADE: A INTERIORIZAÇÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.
Cristine Diniz Santiago Cibele Medeiros Brito Leite
ACH – DIREITO CONSTITUCIONAL Aula 12- Ordem Social Profa. Dra
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO Universidade do Estado Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Extensão Campus Avançado Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia Departamento de Educação PROJETO DE EXTENSÃO DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO PARECERIA: Comitê Estadual de Direitos Humanos do RN CONVÊNIO: MEC/SECAD e SEDH

O QUE É O PROJETO DIREITOS HUMANOS EM TEMPOS DE DESUMANIZAÇÃO? Projeto de extensão universitária; Fortalecimento do Comitê Estadual de Direitos Humanos; Capacitação de profissionais da educação (ensino fundamental) dos sistemas de ensino municipal e estadual;

OBJETIVOS Divulgar o PNEDH e as caravanas de direitos humanos; Promover a formação de professores/as (ensino fundamental) em exercício e gestores/as dos sistemas municipal e estadual de ensino, especificamente no Alto-Oeste Potiguar, Fortalecer o Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos e a criação de Núcleos Regionais do Comitê Estadual, tendo como referência os municípios de abrangência da UERN (Natal, Mossoró, Pau dos Ferros, Assu, Patu , Caicó) e as cidades de Parnamirim e Santa Cruz.

CURSO DE FORMAÇÃO Carga Horária Geral: 80 h/a Duração: 02 meses Vagas: 65 Distribuição das vagas: 20 vagas: Secretários(as) Municipais de Educação e/ou gestores municipais (Alto-Oeste Potiguar) 20 vagas: representantes de professores(as) do sistema de ensino municipal (Alto-Oeste Potiguar) 22 vagas: representação de gestores e/ou professores(as) da rede estadual de ensino (Alto-Oeste Potiguar) 02 vagas: 15ª DIRED (Pau dos Ferros-RN) 01 vaga: SINTE-RN (Pau dos Ferros)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DO CURSO PRIMEIRA ETAPA-48 H/A A indivisibilidade, a universalidade e a interdependência dos Direitos Humanos; A educação em direitos humanos como um direito fundamental e seus princípios; A educação em direitos humanos nas declarações internacionais de proteção dos direitos humanos: fundamentos filosóficos, éticos e políticos; A conjuntura internacional e a década da educação em direitos humanos (1995-2004) A conjuntura nacional e a institucionalização do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Principais temas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos; Apresentação dos Programa Estadual de Educação em Direitos Humanos.As diretrizes da LDB (9394/96) em relação aos princípios da educação em direitos humanos; A educação em direitos humanos na prática escolar Fundamentos teórico-metodológicos em relação à educação em direitos humanos e o projeto político pedagógico da escola; Formação de Professores (as) em Educação em Direitos Humanos;

SEGUNDA ETAPA-32 H/A Seminário temático: Estatuto da Criança e do Adolescente. 1. Indisciplina e violência na escola; 2. Rebeldia e delinqüência juvenil: desmistificando o ECA Oficina de produção de material a partir da experiência desenvolvida; Seminário Temático: Temas transversais Preconceito e discriminação étnico-racial e de gênero; Oficina de produção de material a partir da experiência desenvolvida Seminário Temático: Temas transversais; Sexualidade e orientação sexual; 1. Diversidade e pluralidade: a escola do campo e a da cidade

MINISTRANTES DO CURSO Profª Maria Nazaré Tavares Zenaide- UFPB/SEDH/Comitê Nacional de EDHs. Roberto Monte- Comitê Estadual e Nacional de EDHs. Maise Monte- Comitê Estadual de DHs Antonino Condorelli- Comitê Estadual de DHs Profª Ana Maria Morais-PROEX/UERN Profª Graça Graúna-UPE Profª Simone Cabral Marinho dos Santos- UERN/CAMEAM Profª Josefa Aldacéia Chagas de Oliveira -UERN/CAMEAM Profº Paulo Dantas-UERN Profª Maria Euzimar Berenice Rego- CAMEAM/UERN Profª Maria Edgleuma de Andrade- UERN/CAMEAM

PRODUÇÃO Produção das oficinas; Material de divulgação; Homepage; Criação de um Núcleo de pesquisa e extensão na área da Educação em Direitos Humanos

Comida* (...) A gente não quer só comida, A gente quer comida, diversão e arte. A gente quer bebida, diversão, balé, A gente quer a vida como a vida quer. *Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer, Sergio Brito, no CD Titãs Jesus não tem dentes no país de banguelas, WEA, 1990.