Economia, política e valorização dos profissionais da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
Advertisements

Políticas de valorização dos profissionais da educação
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
3ª Audiência Pública na Comissão de Educação do Senado da República IRIA BRZEZINSKI Brasília, 19 de agosto de.
Audiência Pública PLS 284/ 2012 Prof. Rodolfo Pinto da Luz Dirigente Municipal de Educação de Florianópolis/ SC Secretário de Comunicação da Undime.
Ministério da Educação Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015 Meta 15 do PNE Formação de Professores Outubro de 2015.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
1 ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos ORÇAMENTO PÚBLICO Principais Conceitos Ato através do qual o Poder Legislativo, como órgão de representação popular,
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
C ONSTITUIÇÃO FEDERAL S EÇÃO II DA SAÚDE Prof.ª Dra. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório /2016.
ATUAÇÃO DO ADVOGADO NO CENTRO DE REFERENCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CREAS.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Membro do Conselho Nacional de Educação
Congresso das Trabalhadoras e dos Trabalhadores da ECT
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
ENCONTRO DOS DIRETORES DE ENSINO DO IFPA
POEB - licenciaturas Docente Amélia Artes 2º semestre de 2016 FEUSP
Apoio do BNDES para Micro, Pequenas e Médias Empresas
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Renúncia de receita Fiscalização pelo TCU
Aula 8: Plano Nacional de Educação
Especialização em Direito Constitucional
Sistemas Integrados de Gestão
Ana Uchoa e Ricardo Liarth DEPARTAMENTO DE ENSINO TÉCNICO
II ENCONTRO DE GESTORES DAS ESCOLAS PRIVADAS DE DUQUE DE CAXIAS
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
Revisão Orçamento Publico e Noções de Divida Publica
Relatório de Autoavaliação Institucional
É INÚTIL (QUASE INÚTIL?) TENTAR MUDAR A ESCOLA SEM, AO MESMO TEMPO, AGIR PARA MUDAR A SOCIEDADE! UMA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA O BEM DE TODOS NÃO TERÁ.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
IDENTIFICAÇÃO DE PRIORIDADES
O QUE É ECONOMIA? É O ESTUDO DAS ESCOLHAS FEITAS POR PESSOAS, EMPRESAS OU GOVERNO, QUANDO EXISTE ESCASSEZ DE RECURSOS DISPONÍVEIS.
Seminário INEP Plano Nacional de Educação: desafios para monitoramento e avaliação de metas e estratégias Educação Infantil Lívia Fraga Vieira 11 e 12.
Plano Nacional de Educação
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
Prof. Jacir Bombonato Machado - agosto/2017
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA II
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DESAFIOS E PERSPECTIVAS
OBSERVAÇÕES SOBRE A PROPOSTA PRELIMINAR: Dispõe Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica de Ipatinga e dá outras.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
Avaliar desempenho de servidores
GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA
Especialização em Direito Civil e Processo Civil
CONCEITO DE SAÚDE OMS A saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
Direito Constitucional
Marcio Viana de Souza Leonice D. S. Cintra Lima
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
Constituição federal Seção II DA SAÚDE
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
Avaliar desempenho de servidores
JOÃO BARBOSA DE SOUZA SOBRINHO PREFEITO MUNICIPAL
IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIAÇÕES SEM FINS LUCRATIVOS
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Marco Legal da Inovação no Brasil
Conceitos importantes para o estudo da História
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE DESAFIOS E AVANÇOS
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
A docência na educação superior
Perspectivas para a Educação Profissional no Estado de São Paulo
Transcrição da apresentação:

Economia, política e valorização dos profissionais da Educação Marcos Ferraz NUPE - UFPR

Profissionais da Educação e a conquista das condições de trabalho Sistema de relações de trabalho fruto da tensão entre forças opostas que contrapõe necessidades mercadológicas – ou orçamentárias no caso do serviço público (Ferraz, 2013) – e normas sociais de valorização dos indivíduos (Hyman, 2004) A história dos professores é a história de sua profissionalização (Nóvoa, 1987); Os profissionais da educação e seu processo de proletarização (Ferreira Jr. & Bittar, 2006); Ambiguidade entre profissionalismo e proletarização (Oliveira, 2010);

Valorização dos profissionais da educação Tensão entre capacidade política de influenciar as prioridades do Estado e dos governos e a capacidade fiscal orçamentária; Se manifesta através da Formação, Condições de Trabalho e Remuneração, mediado por um Plano de Carreira (Grochoska, 2015) e regras democráticas de regulação dos conflitos de interesses entre o contratante e o contrato na relação de trabalho (Ferraz, 2016);

Valorização dos profissionais da educação no PNE 2014-2024 Meta 15: garantir, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios, no prazo de um ano de vigência deste PNE, política nacional de formação dos profissionais da educação de que tratam os incisos I, II e III do caput do art. 61 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, assegurado que todos os professores e as professoras da educação básica possuam formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam.

Valorização dos profissionais da educação no PNE 2014-2024 Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, cinquenta por cento dos professores da educação básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos(as) os(as) profissionais da educação básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino.

Valorização dos profissionais da educação no PNE 2014-2024 Meta 17: valorizar os(as) profissionais do magistério das redes públicas de educação básica de forma a equiparar seu rendimento médio ao dos(as) demais profissionais com escolaridade equivalente, até o final do sexto ano de vigência deste PNE.

Valorização dos profissionais da educação no PNE 2014-2024 Meta 18: assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os(as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o plano de carreira dos(as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional, definido em lei federal, nos termos do inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

Que conjuntura estamos? Crise econômica internacional e nacional; Crise fiscal impulsionada pela crise econômica; Crise institucional no plano nacional; Moralização da política e conservadorismo dos costumes; Estado estruturado e com obrigações sociais, vinculadas aos direitos; Categoria profissional grande e estabilizada no centro do processo de inclusão moderna;