Conceito de PROTEÇÃO E defesa civil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

1.
“PERPECTIVAS DE ATUAÇÃO INTERSETORIAL” Setor Saúde de São Paulo
INOVAÇÕES NO ENFRENTAMENTO DE DESASTRES NATURAIS 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia - SOEAA Rafael Schadeck Diretor Departamento.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Pronatec Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
1ª Consocial Informações Gerais.
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
PLANO DE CONTINGÊNCIAS
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
Área de Produção Editorial e Gráfica Núcleo de Comunicação Secretaria de Vigilância em Saúde 23 e 24 de junho de 2010 Capacitação em Eventos COORDENAÇÃO-GERAL.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - RN 11/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SC 3/12/2012.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - SE 10/12/2012.
Sistema Nacional de Defesa Civil: Articulações Insterinstitucionais 3 Seminário Nacional Sobre Saúde em Desastres Verena Martins Lellis Goiânia-GO , 12.
Videoconferência Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador Acidentes com produtos químicos perigosos Planejamento 2013 SES - PE 10/12/2012.
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Oficina de Trabalho : SUDENE, ADENOR e SEBRAE
Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
Uma ação conjunta em benefício da população
Contratação de Central de Serviços em 1° e 2° Nível com base na ITIL
MINISTÉRIO DA JUSTIÇA FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA COORDENAÇÃO GERAL DE ÍNDIOS RECÉM-CONTACTODOS - CGIRC Irânia Ferreira Marques.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Workshop Inicial Gustavo Rocha Belo Horizonte, 10 de abril de 2014
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Competências e obrigações da SUDAM
Proposta Técnica Preliminar
Aspectos da Política Estadual de Resíduos Sólidos e a atuação da Feam na gestão dos resíduos sólidos Fundação Estadual do Meio Ambiente - Feam.
CARACTERIZAÇÃO DA SECA
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
no contexto do Arranjo Metropolitano
EXERCÍCIO SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES
Sistema Nacional de Defesa Civil
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.
Sistema Estadual de Meio Ambiente
SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTINGÊNCIA
A DEFESA CIVIL NOS MUNICÍPIOS
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
DENGUE ABRIL 2008.
PLANO DE CONTINGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL - PLANCON Civil
DEFESA CIVIL – ESTRUTURA E ATRIBUIÇÕES
MARCO LEGAL ECA – Art. 86 A Política de Atendimento dos direitos da Criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais.
RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Plano Estadual de Emergência – Ebola e Malária. . A Comissão de Emergência Sanitária, reunida em Genebra nos dias 6 e 7 de agosto de 2014, foi, segundo.
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Comunicação Social da Defesa
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Os Programas de Provimento:
POLÍTICA NACIONAL DE DEFESA CIVIL
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
Audiência Pública Audiência Pública Ações e Medidas para Controle de Riscos Programa de Urbanização, Regularização e Integração de Assentamentos Precários.
SUPERINTENDENTE DE USOS MÚLTIPLOS DA ANA
PPA 2016 – 2019 Programa, objetivos, metas, iniciativas e indicadores.
Regulamentação da Lei /2012 Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
POLÍTICA NACIONAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL A Lei , de 10 de abril de 2012, institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, que prevê expressamente.
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
COORDENADORIA MUNICIPAL DE DEFESA CIVIL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA SECRETARIA DE DEFESA SOCIAL PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE DIADEMA MARÇO/2014.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
Mediadora: Suelen dos Anjos, Consultora da Secretaria Nacional de Defesa Civil/MI “1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária –
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
SEMINÁRIO EMERGÊNCIAS SOCIOAMBIENTAIS E DIREITOS HUMANOS: NOVOS PARADIGMAS DA PREVENÇÃO DE DESASTRES SISTEMA NACIONAL DE DEFESA CIVIL: desafios para novos.
Transcrição da apresentação:

Conceito de PROTEÇÃO E defesa civil “Ciclo de ações executadas pelo sistema formado por entidades e pela sociedade civil, articulado e integrado para a garantia da segurança global da população face principalmente ao risco de desastres.” (FERREIRA, 2012) Proteção e Defesa Civil não é um órgão, Somos todos nós! SETOP ENTIDADES DE APOIO:

CICLO DE GESTÃO DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL FONTE: FERREIRA, 2012

ESPAÇO DE ATUAÇÃO

O Plano de Emergência Pluviométrica 2012/2013 é um instrumento gerencial de coordenação dos processos de redução de riscos e de gestão dos desastres provocados pelas chuvas no Estado de Minas Gerais Florestal, Dez/2011 Guidoval, Jan/2012 Guidoval, Jan/2012

IDENTIDADE DO PLANO

Valores e crenças Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

DIAGNÓSTICO

Precipitação acumulada no período chuvoso 2011/2012 em Minas Gerais Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

Quantidade de municípios atingidos pelos desastres provocados pelas chuvas no Estado de Minas Gerais no período de 2001 a 2012 Fonte: Cedec-MG

Situação técnica dos municípios atingidos por desastres relacionados com o incremento das precipitações hídricas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

Comparativo da evolução mensal do número de municípios atingidos por desastres provocados pelas chuvas em MG nos períodos 2009/2010 a 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

Quantidade de óbitos em Minas Gerais nos períodos chuvosos de 2002 a 2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012a  O período chuvoso (2011/2012) apresentou uma redução de 23,07% de óbitos em relação à média histórica dos últimos 9 ciclos de chuvas que é de 26 registros.

Causas dos óbitos ocorridos em Minas Gerais em consequência das chuvas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012a

Causas dos óbitos ocorridos em Minas Gerais em consequência das chuvas 2011/2012 Fonte: MINAS GERAIS, 2012a

Demonstrativo dos municípios onde ocorreram os óbitos no Estado de Minas Gerais em decorrência das chuvas 2011/2012

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS Redução do risco de desastres

Capacitação em proteção e defesa civil Cursos Discentes Municípios Capacitados Quantidade de Turmas 2012 805 75 19 Total 6524 661 237 Fonte: Diretoria de Ensino em Defesa Civil (DEDC) Curso Básico de Defesa Civil (CBDC) e Curso Básico de Sistema de Comando em Operações (CBSCO) Curso Internacional de Educação em Prevenção a Desastres Naturais Fonte: DEDC Fonte: DEDC

2012 707 órgãos Municipais de proteção e defesa civil instalados Desafio: Instalação nos 146 municípios restantes E atuação efetiva de todos os órgãos Nos 853 municípios mineiros 2012 707 órgãos Municipais de proteção e defesa civil instalados 2004 374 ÓRGÃOS MUNICIPAIS DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

DESENVOLVIMENTO DA POLÍTICA DE VOLUNTARIADO Parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – ADRA - agência humanitária autônoma Capacitação de voluntários para atuação em todo o estado Fonte: DEDC

Articulação da Estratégia Estadual de atuação durante o Período Chuvoso Articulação dos órgãos estaduais que atuam no apoio complementar aos municípios atingidos por desastres em MG para a preparação do planejamento integrado para atuação no período chuvoso. Reuniões estratégicas quinzenais durante o período chuvoso. Fonte: Diretoria de Controle de Emergências/Cedec-MG

REALIZAÇÃO DE CAMPANHAS PÚBLICAS EDUCATIVAS Utilização da imprensa para divulgação das campanhas de prevenção Contatos com as emissoras de rádio das regiões do Estado, divulgando a importância das ações preventivas Fonte: Núcleo de Comunicação Social/Cedec-MG

Parceria Cedec e Empresa Telefônica Vivo Produção de cartões de recarga para celular, com mensagens educativas em proteção e defesa civil Doação de 20 aparelhos celulares SMS de alertas meteorológicos enviadas aos clientes Vivo Mensagem de prevenção postada na conta para o pagamento emitida para os clientes Vivo

Parceria Cedec e Iveco A montadora disponibilizou um caminhão modelo 2008, com capacidade de carga para até 10 toneladas   O veículo será utilizado pela Defesa Civil no transporte de ajuda humanitária para os municípios mineiros atingidos pelas chuvas, em qualquer região do Estado Em caso de situações críticas, o caminhão cedido pela Iveco será deslocado para abastecer os 14 depósitos regionais da Cedec

Ações de prevenção, mitigação e preparação relacionadas com o risco de rompimentos de barragens Vistorias de barragens que apresentem riscos e mobilização dos órgãos necessários para atuação preventiva, para minimização dos desastres Programa Proximidade, em parceria com a Cemig Gerenciamento das informações Referentes ao diagnóstico das barragens, produzido pela Funda- ção do Meio Ambiente (Feam) Projeto Proximidade Governador Valadares 10Out12

Monitoramento das condições meteorológicas e expedição de alertas Envio de mensagem no painel administrativo das intranets para as frações da PM e BM do Estado Alerta pelo Site da Cedec, por e-mail e contatos telefônicos (em determinados casos) Fonte: inpe/CPTEC Fonte: www.defesacivil.mg.gov.br

Expedição de alertas via SMS Avisos meteorológicos emitidos pelo plantonista da Diretoria de Controle de Emergências da Cedec-MG Prefeitos Gestores Municipais de Proteção e Defesa Civil Comandantes de frações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar Exército Brasileiro Emissoras de rádio etc.

Outras ações de Preparação Centro de Comando e Controle da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Sala de Situação) Núcleo Informacional Integrado da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Parceria com a PMMG na dissemi- nação das informações referentes ao período chuvoso Fonte: Diretoria de Controle de Emergências/Cedec-MG

PRIORIDADES ESTRATÉGICAS Gestão de desastres

Operação de resposta no município pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil Envio de Equipes de Resposta para organizar a gestão do desastre nos municípios, por meio da implantação do SCO

Apoio na gestão do desastre FRENTES DE ATUAÇÃO DAS EQUIPES DE APOIO Apoio na gestão do desastre Disponibilização de Assistência humanitária Articulação de entidades para apoio aos municípios Apoio técnico na decretação de Situação de anormalidade no local

Auxílio aos municípios na decretação de Situação de Anormalidade Assessoria para Decretação de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública para homologação pelo Governo Estadual e reconhecimento pelo Governo Federal Auxílio na operação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) – Projeto pilo- to da Secretaria Nacional de De- fesa Civil com a Cedec-MG para utilização do sistema informatiza- do para a gestão do desastre

Resposta integrada entre Cedec com equipe especializa- da em resposta do CBMMG Operação de resposta articulada com o Batalhão de Emergências Ambientais (BEMA) Logística operacional do material de assistência humanitária Planejamento e definição de prioridades estratégicas de distribuição e entrega de materiais de ajuda humanitária pela Cedec PLANTÃO NOS DEPÓSITOS CAMINHÕES CARREGADOS 24 HORAS

Cooperação técnica entre a Secretaria de Meio Ambiente (Semad) e a Cedec Acordo de cooperação para a disponibilização da infraestrutura da Força Tarefa Previncêndio nas bases de Curvelo, Januária e Viçosa para a contingência do período chuvoso

Comunicação com a imprensa Fonte: MINAS GERAIS, 2012b

Plantas Potabilizadoras de Água Parceria com a Coca Cola Femsa - emprego de máquinas de purificação de água. Capacidade de tratamento de 1.800.000 L/Dia

Força tarefa de profissionais especializados para a Resposta e Reconstrução Execução da estratégia de integração técnica entre os stakeholders do Plano de Emergência Pluviométrica, com o emprego de engenheiros (Sedru) e médicos (SES), à guisa de exemplo para: Vistorias para a reconstrução de pontes e estradas Apoio na formação de convênios para liberação de recursos Reconstrução de serviços de utilidade social Guidoval, Jan/2012

ACIONAMENTO DA CEDEC? E-mail: emergencia@defesacivil.mg.gov.br Telefones de plantão 24 horas: (31) 3915.9000 (31) 3915.0274 (31) 9818.2400 E-mail: emergencia@defesacivil.mg.gov.br defesacivil@defesacivil.mg.gov.br

OBRIGADO Contatos: (031) 3915-0226 – Plantão 24h: (031) 9818-2400 Site: www.defesacivil.mg.gov.br – E-mail: defesacivil@defesacivil.mg.gov.br

REFERÊNCIAS FERREIRA, Sandro Heleno Gomes. Capacidade dos municípios no desenvolvimento da gestão do risco de desastres por meio dos seus órgãos de proteção e defesa civil: estudo aplicado aos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte que declararam situação de emergência no período chuvoso de 2011-2012. 106 f. Monografia (Especialização em Segurança Pública) – Academia de Polícia Militar e Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte, 2012. MINAS GERAIS. Relatório Anual de Chuvas: período 1º de outubro de 2011 a 30 de abril de 2012 – Cedec/MG. Minas Gerais: GMG. 2012a. MINAS GERAIS. Plano nº 04/2012 de emergência pluviométrica. Minas Gerais: GMG. 2012b.