IR Interaction the cognitive turn

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
Sistemas Baseados no Conhecimento Sistemas de Administração do Conhecimento Sistemas Especialistas 1.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Interface Homem-Computador
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Importância da Comunidades de Prática de Compras no Brasil
Carlos Eduardo Rodrigues
Memória Cleber Matos.
Planejamento do Projeto Exemplo
PSICOTERAPIA DE GRUPOS
GARCÍA- MARCO, Francisco Javier
Clínica Ampliada e Projeto Terapêutico Singular
Elaboração de um projeto de pesquisa
OPORTUNIDADE GESTORA ADM/PESSOAS AREA DA SAÚDE: ASA SUL – BRASÍLIA
TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO
Capítulo 1 Aspectos preliminares
1. As pessoas nas organizações
AMBIENTE DIGITAL COMO UM ECOSISTEM -Fundamentos
É mais que seguro, é proteção e tranquilidade.
Gestão estratégica.
Geoprocessamento.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
POLÍTICA DE SELEÇÃO NA F.D.A – PARTE I
O texto: construção de sentidos
Elaboração de Projetos
Visão Cognitiva e Informação
Introdução instrumental às Linguagens Formais
Oficina de Proteção Infantil
VISUALIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO E SUA APLICAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE INFORMAÇÃO. Jessica Monique de Lira Vieira Renato Fernandes Corrêa.
Ferramentas de comunicação
Universidade Católica de Moçambique
Introdução a Redes v5.1 Capítulo 8: Divisão de Redes IP em Sub- Redes.
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
MBA em Gestão de Projetos
Psicologia Geral e da Educação II Carlos Eduardo Rodrigues 2º semestre 2014.
Humanização: Políticas e estratégias Prof. Efrahim Teixeira Profa. Mariane Franco Profa. Vera Picanço Prof. Marcelo Real.
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Os Principais Campos e Tipos de Psicopatologia
Economia Financeira Unidade 01
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
PSICOFISIOLOGIA Aula 4- Aprendizagem e memória.
Por: Vinicius de Oliveira Cosmi
DOMÍNIO DE UMA FUNÇÃO.
Realizar Formação Continuada
Sistemas de Informações Gerenciais
Estudo de Caso: Atendimento
Principais Contextos do Uso Atual de Testes Profa. Greici Macuglia.
Ouvidoria do SUS Tema: A Ouvidoria como estratégia de fortalecimento da gestão participativa Ouvidoria de São Bernardo do Campo.
Área: Contracts Management Cargo: Analista de Planejamento SR (31815)
Universidade Federal do Espírito Santo - CCA-UFES Universidade Federal do Espírito Santo CCA-UFES 1 Análise: É a etapa na qual o profissional de sistemas.
O Titulo do Tema com Destaque Neste Espaço
ELENY C.H. MEIBORG BDes, ROSAMELIA P. RIBEIRO PhD
LINGUÍSTICA DOCUMENTÁRIA
Oficina Pedagógica do Diagrama de Gowin
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Competências Cognitivas:
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
III ° Simpósio Paranaense de Comitês de Ética em Pesquisa em Seres Humanos Hospital IPO e Instituições Parceiras. 31 de Maio de /08/2019.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Funções Mentais Superiores Base para o Estudo do Comportamento Humano Percepção Atenção Memória Linguagem Pensamento Emoção.
Transcrição da apresentação:

IR Interaction the cognitive turn Luciana Corts Mendes

Relações cognitivas e comportamentais entre: Objetos do SRI Configurações do SRI Intermediário

Estruturas cognitivas individuais e modelo do mundo

Memória Longo Prazo Semântica Episódica Curto Prazo

Estruturas cognitivas individuais e relação com o mundo

Classificação Categorial Situacional

Recuperação da Informação Representação da Informação Teorias Cognitivas Recuperação da Informação Representação da Informação

O designer de um SRI deve conhecer o domínio, os espaços de trabalho e estados de conhecimento de sua comunidade usuária para criar um SRI adequado

Estados de conhecimento individual Modelo cognitivo: contém todos os outros; Espaço de trabalho: todos os interesses, domínios de trabalho e tarefas; Real estado de conhecimento: o que é conhecido em um determinado momento; Espaço problemático: situação problemática reconhecida; Estado de incerteza: desejo de informação.

Estado de conhecimento Espaço problemático Estado de incerteza Necessidade de informação externa Solicitação ao SRI

Espaço informacional do SRI Espaço problemático do usuário

conglomerado de informação potencial Espaço Informacional conglomerado de informação potencial

Estruturas de conhecimento Conhecimento de RI Conhecimento conceitual

Conhecimento de RI incluído Conhecimento de RI excluído Tipo de buscador Conhecimento de RI incluído Conhecimento de RI excluído Conhecimento conceitual incluído Expert Especialista no assunto Conhecimento conceitual excluído Especialista em RI Não especialista Níveis de experiência Experiente Eventual Principiante

Estruturas que Formam Mecanismos Intermediários de RI Configuração do sistema; Processos de RI; Modelo abstrato de usuário; Usuário real e modelo de construção de solicitação; Domínios e suas tarefas; Intencionalidade, expectativas e experiência.

Usuário Real e Solicitação Determinar domínio e área à qual a solicitação se refere; Qual a tarefa de trabalho do usuário; O real estado de conhecimento do usuário tanto sobre o domínio em questão como sobre RI; A real necessidade informacional e/ou seu problema subjacente; À qual categoria de necessidade informacional o usuário real pertence.

Estruturas coletivas de conhecimento Processos de RI de geradores Processos de RI de usuários Processos de RI de mediaores

Obrigada!