Aula 03 –CONAMA 09 Prof. M.Sc. Ricardo Molto Pereira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Operações Semestre 201/2
Advertisements

OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE TOTAL
AS FASES DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DA CIA SIDERÚRGICA DO ATLÂNTICO NA PERSPECTIVA DO INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE -INEA 09/06/10.
III PLANEJAMENTO E PROJETO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA
ENCONTRO DA REDE DE PROTEÇÃO NA GARANTIA DE DIREITOS
OS DEZ MANDAMENTOS DA QUALIDADE DE VIDA
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Licenciamento Ambiental Federal de Pequenas Centrais Hidrelétricas
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
SISTEMA CONFEA - CREA CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SANTA CATARINA.
SISNAMA V - Órgãos Seccionais : os órgãos ou entidades estaduais responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades.
FMASE 1º Workshop- GT de Licenciamento Ambiental do FMASE
Estrutura de um Processo de Licenciamento
\.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
SEED – SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE TOLEDO SETOR DE RECURSOS HUMANOS Distribuição de aulas Prevista para acontecer.
ANDAMENTO DOS CONVÊNIOS
Auto-avaliação 1º Neste período, eu esforcei-me bastante, fiz trabalhos muito criativos, com coisas inovadoras. Eu defendi a minha posição perante o tema.
OS 10 MANDAMENTOS DA QUALIDADE
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Licenciamentos com AIA na RMBS
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL (A.I.A.)
ENCAMINHAMENTOS DA CIB SOBRE SITUAÇÃO RAG 2007 E 2008 Envio de ofício aos municípios que não encaminharam RAG 2007 e 2008 e não justificaram informando.
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Prestação de Contas.
DIRETORIA DE CONTROLE AMBIENTAL LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE SISTEMAS
Nota: Os dados dos países se baseiam na maior cidade de cada economia.
Padronização do Atendimento ao Cliente
PLANO DIRETOR E METODOLOGIA DE PARTICIPAÇÃO POPULAR
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS Profa: Márcia Ribeiro Estagiários-docentes: Augusto de Souza Marcondes Loureiro UFCG.
DIRETORIA DE CONTROLE DAS AÇÕES E SERVIÇOS DE SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO DA ATENÇÃO À SAÚDE Alta Complexidade – Itabuna.
LICENCIAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
Trabalho final de curso
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Formulários de Desligamento de Associados e Encerramento de Contas
Licenciamento Ambiental do Aproveitamento Hidrelétrico Belo Monte
Gerência de Gestão da Arrecadação – GEGAR
Professor Eduardo Lucena C. de Amorim DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE AIA Universidade Federal de Alagoas – UFAL Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia – CTEC.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Oportunidades de melhorias para UMS-Terra Firme Expositor: Ivan Costa Belém, 16/10/2010.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Administração de Operações Semestre 2013/2 PROF. MARCOS PRIMO DCA sala D-24;
Relatório de Auditoria
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Ministério do Planejamento Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Decreto n.º 8.428, de 2 de abril de 2015 Procedimento de Manifestação de Interesse.
Política Nacional do Meio Ambiente
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
EIA/RIMA E O PAPEL DA CPRH NESSE PROCESSO
27/08/2008Slide 1 de 29 Ministério Público Federal Procuradoria da República no Município de Criciúma/SC 2º Relatório de Monitoramento dos Indicadores.
Competência Civil-III
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL - AIA QUAL É O PAPEL DA AIA? “QUALQUER ALTERAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E BIOLÓGICAS DO MEIO AMBIENTE, CAUSADA.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL Eudes Nunes Nogueira Hécton Rodrigues Juliano Fonseca Bittar Rafael Toporowicz Ribas.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Fundamentos do licenciamento ambiental
MÓDULO II – GESTÃO AMBIENTAL MUNICIPAL
Conselho de Meio Ambiente O Licenciamento Ambiental Tiago José Pereira Neto Porto Alegre, 17 de setembro de 2015.
Aula 5 Licenciamento Ambiental EIA/RIMA Auditoria Ambiental
Requisitos Legais e Outros Requisitos
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
1 I - Minuta de Resolução de Registro de Autoprodutor e Autoimportador; II - Minuta de Resolução de Autorização para o Exercício da Atividade de Comercialização.
1 Audiência Pública N° 19/2010 Resolução que estabelece os requisitos necessários para credenciamento de firmas inspetoras para exercerem suas atividades.
Licenciamento Ambiental: sua efetividade/necessidade no Município de Vitória.
1 Audiência Pública N° 22/2010 Alteração de dispositivos da Resolução ANP nº42/2009 especificações do óleo diesel S50, S500 e S1800 Componentes da mesa:
1 Minuta do Edital da Chamada Pública para contratação de capacidade de transporte de gás natural nº 01/2014-ANP referente ao gasoduto Itaboraí-Guapimirim;
1 Audiência Pública N° 11/2012 Componentes da mesa: Rosângela Moreira de Araujo – Presidente Antônio Lôbo – Procurador Claudio dos Santos Dutra – Secretário.
MARIA ANTONIÊTA ANDRADE DE SOUZA Superintendente de Biocombustíveis e de Qualidade de Produtos 26/11/07 Audiência Pública N° 21/2007 Novo regulamento destinado.
Transcrição da apresentação:

Aula 03 –CONAMA 09 Prof. M.Sc. Ricardo Molto Pereira Disciplina: Licenciamento Ambiental Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

CONAMA 09 – 1987 Dispõe sobre a realização de Audiências Públicas no processo de licenciamento ambiental.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas A Audiência Pública referida na Resolução CONAMA nº 1/86, tem por finalidade expor aos interessados o conteúdo do produto em análise e do seu referido RIMA, dirimindo dúvidas e recolhendo dos presentes as críticas e sugestões a respeito.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas Sempre que julgar necessário, ou quando for solicitado por entidade civil, pelo Ministério Público, ou por 50 (cinquenta) ou mais cidadãos, o Órgão de Meio Ambiente promoverá a realização de audiência pública.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas O Órgão de Meio Ambiente, a partir da data do recebimento do RIMA, fixará em edital e anunciará pela imprensa local a abertura do prazo que será no mínimo de 45 dias para solicitação de audiência pública.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas No caso de haver solicitação de audiência pública e na hipótese do Órgão Estadual não realizá-la, a licença concedida não terá validade.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas Após este prazo, a convocação será feita pelo Órgão licenciador, através de correspondência registrada aos solicitantes e da divulgação em órgãos da imprensa local.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas A audiência pública deverá ocorrer em local acessível aos interessados.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas Em função da localização geográfica dos solicitantes, e da complexidade do tema, poderá haver mais de uma audiência pública sobre o mesmo projeto de respectivo Relatório de Impacto Ambiental - RIMA

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas A audiência pública será dirigida pelo representante do Órgão licenciador que, após a exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA, abrirá as discussões com os interessados presentes. Ao final de cada audiência pública será lavrada uma ata sucinta.

Resolução CONAMA 09 – Audiências Públicas A ata da(s) audiência(s) pública(s) e seus anexos, servirão de base, juntamente com o RIMA, para a análise e parecer final do licenciador quanto à aprovação ou não do projeto

Estudo de caso – Maricá – COMPERJ – Fonte Ana Paula Carvalho – Movimento Luto por Maricá Rua cinco, dia 24.01.2012. Com meia hora de atraso começou a audiência pública do licenciamento do Emissário Terrestre e Submarino do Comperj. Isso já foi um inicio conturbado, pois conforme DELIBERAÇÃO CECA nº 2.555, de 26 de novembro de 1991, que "Regulamenta a realização de auditorias públicas, como parte do processo de licenciamento de atividades poluidoras sujeitas à apresentação de Estudo de Impacto Ambiental - EIA e respectivo Relatório de Impacto Ambiental RIMA". A população interessada não se dispersou e ali permaneceu até que se fizesse ouvir. A audiência acabou ás 00:45 do dia seguinte (25 de janeiro de 2012) foi uma forma de poupar o empreendedor ? Assim me parece, pois foi desgastante fisicamente para todos, inclusive para as crianças presentes, mas ainda há muito do que falarmos! Devemos lembrar que é uma audiência pública, isto é, escutar o público presente, mesmo nos considerando desocupados, como apresentado na página 251 do EIA, inclusive as crianças presente significam famílias inteiras interessadas no assunto!

Estudo de caso – Maricá – COMPERJ – Fonte Ana Paula Carvalho – Movimento Luto por Maricá Todas as exposições flagraram o total descompromisso da empresa para realização do EIA e mais, o desconhecimento completo do seu conteúdo chegando a ser desmoralizante, assim como desqualificativo para todos os envolvidos naquele estudo. Foi triste ver pessoas defenderem o indefensável, o que estava flagrante e obscenamente constatado. Só não tivemos piedade, pois a humilhação de poucos, por sua própria omissão ou incapacidade poderia ser o fator determinante para a degradação total de Maricá. NOSSA CASA, NOSSAS REGRAS! Outro fato muito relevante, foi que mesmo que seja um problema muito insignificante diante a todos os ambientais apresentados, ao admitirem que erraram (cabe atentar que existem muitos outros não citados) nas informações apresentadas no Diagnóstico Ambiental do Meio Antrópico no que diz respeito á sociedade do cenário em Maricá, não só o aquele capítulo foram desacreditados, como todo o EIA pois considera-se a falta de empenho da equipe, assim como a própria incompetência para todo o trabalho. Isto é, apesar de banal e parecer piada (já que a atual gestão tem mais de 90% de reprovação), naquele instante admitindo o erro, admitiram o factóide que é todo o EIA/RIMA.

Estudo de caso – Maricá – COMPERJ – Fonte Ana Paula Carvalho – Movimento Luto por Maricá Seja como for, uma coisa ficou bastante clara que foi a não aceitação de qualquer empreendimento goela abaixo, sem que seja criticado exaustivamente até que atenda aos requisitos mínimos da sociedade maricaense. Outro recado foi dado para o INEIA, a Petrobras e ao Brasil, de que temos opinião, queremos ser respeitados e mais uma vez cito que em "Nossa Casa, Nossas Regras!". http://www.youtube.com/watch?v=Wpa1h7Sx0n0 http://www.preserveassim.org/752/ http://www.marica-news.com.br/2012/01/audiencia-publica-do-emissario.html http://www.comperj.com.br/Util/pdf/rima.pdf