OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIAÇÃO DA 2a FASE Ribeirão das Neves. 4a OFICINA MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO: O FORTALECIMENTO DO TRABALHO DA REDE DE PROTEÇÃO 14 de julho.
Advertisements

Levando em consideração a dinâmica histórica do país e o Decreto Federal reconhecido em 01/04/1976 que Institui no Rio Grande do Norte o Curso de.
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Aula 3 – MEM Prof a Sara Lacerda.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ESPORTES E LAZER SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito - máximo: 60)
Trabalho Científico Monografia Trabalho Didático
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Paulo Vinícius Rampinelli
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Avaliação Livro Araribá* Avaliação Livro Ciências*
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Coordenação: Marcelo Correa
CURSO: LICENCIATURA EM FÍSICA
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Eixo: Responsabilidade com Algo
A TRAJETÓRIA DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E FORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO DO VIH/SIDA E IST Projecto co-financiado pela Coordenação Nacional para a Infecção.
Coordenação: Marcelo Correa
Autor1, Autor2, Orientador3
TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados
Metodologia do Ensino Superior
Título do trabalho: Usar o mesmo nome do Resumo expandido
Autor 1 ; Autor 2; Autor 3; Autor 4 ; Autor 5 e Autor 6;
TÍTULO DA PESQUISA AUTORES
“TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO ”
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
“TÍTULO DO TRABALHO” Instrução A Autor: Nome do Estudante
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA MECÂNICA TÍTULO DO TCC Recife Aluno: Orientador:
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
O uso do celular no Ensino de Ciências e Matemática
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
COMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA – SEGUNDA GRADUAÇÃO
O QUE É O PEDAGOGO.
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Colégio Estadual Governador Lomanto Júnior
Orçamento Participativo das Escolas
I Encontro de Licenciaturas da
A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA PARA O DIAGNÓSTICO E ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NO MUNICÍPIO.
ANTES DE INICIAR O PÔSTER, LER ESSAS ORIENTAÇÕES POR COMPLETO
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
AVALIAÇÃO POR PARES E METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Questionário aplicado para as meninas
LEANDRO MAGNO COSTA FREIRE ORIENTADORA: ANGELA WILMA ROCHA
TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO
Realizar Formação Continuada
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Eixo Temático: Educação Ambiental
*Agradecemos à xxxxxxxxxxxxxxxxxxx pela participação neste artigo.
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
Mônica Malacarne Stéla Piccin
NomeAutorCompleto1,2; NomeAutorCompleto1,3
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Oficina: Construindo células aliando Teoria e a Prática.
HEPATITES VIRAIS PROJETO ESCOLA 2010: INCENTIVO À PREVENÇÃO E VACINAÇÃO CONTRA AS HEPATITES VIRAIS.
COLÉGIO OBJETIVO AQUARIUS –SJC/SP DEPRESSÃO EM ADOLESCENTES E SUA REPRESENTATIVIDADE NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Ariane Reis.
SUICÍDIO, O INIMIGO SILENCIOSO. PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO.
REFERêNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER.
Fabio e. santos Tamyres f. santos Augusto a. de Paula
Modelo e dicas para apresentação da comunicação
Título do Trabalho Nome completo do(s) autor(es)
Transcrição da apresentação:

OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO Autor : Danielle Costa da Silva, co-autores: Tatiane de Fátima Fontoura Garcez, Cristiane da Cunha Alves e Ana Lúcia Saraiva Bastos, Orientador: Prof. Dr. José Vicente Lima Robaina1. OBJETIVO   Contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens, a fim de favorecer a redução de gestações indesejadas na adolescência e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. METODOLOGIA A Oficina Sexualidade foi aplicada pelos pibidianos, estudantes do Curso de Licenciatura Ciências da Natureza que atuam na Escola Bernardino Ângelo, os assuntos serão abordados em uma roda de conversa com os estudantes, sem rigidez de metodologia, nas quais os membros da equipe terão papel de facilitadores nas discussões em grupo, estimulando o debate e as iniciativas e sugestões vindas deles próprios. Através de uma abordagem interativa (dinâmicas de grupo, jogos) e linguagem criativa, será proporcionado espaços de discussões e interação entre todos facilitando a compreensão do tema. CONCLUSÃO Concluímos que a oficina obteve bons resultados pois os alunos interagiram expressando seus anseios e opiniões sobre o tema,questionaram sobre suas dúvidas e participaram dos jogos, demonstrando interesse, a partir disto observamos que o tema sexualidade deve ser discutido na escola, pois em muitos casos os alunos não obtém informações fora desta. RESULTADOS Por meio de observações e questionamentos realizados pelos pibidianos durante a oficina podemos observar que os resultados foram positivos e houve aprendizagem significativa, esta avaliação será utilizada como subsídio para a elaborarmos o relatório final das atividades. 1Professor dos Cursos Licenciatura em Educação do Campo , Licenciatura em Ciências da Natureza , Unipampa – Dom Pedrito/RS – joserobaina@unipampa.edu.br. Agradecimento a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo apoio concedido para a participação neste evento. REFERÊNCIAS -BRASIL SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1998 a. -OBSERVATÓRIO DA INFÂNCIA - www.observatoriodainfancia.com.br -INFO ESCOLA - http://www.infoescola.com/sexualidade/o-que-e-sexualidade/ -UOL EDUCAÇÃO- http://educacao.uol.com.br/disciplinas/biologia/dsts-conheca-as-principais-doencas-sexualmente-transmissiveis.htm