PROJETO SIGA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AUDITORIA FACILITADOR: Vitor Maciel.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
Advertisements

DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
Portal da Transparência Municipal Conteúdo básico a cargo do município Base: Decreto Federal nº 7.185/2010 Sistema Integrado de Administração Financeira.
ESCOLA DE POLÍTICA E CIDADANIA PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO PÚBLICO
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
TRANSPARÊNCIA E EVIDENCIAÇÃO NO SETOR PÚBLICO
VOT 2012.
Rede de Controle da Gestão Pública O papel dos diversos atores
AUDITORIA ELETRÔNICA DE ORGÃOS PÚBLICOS DO ESTADO DE SÃO PAULO
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
O Tribunal de Contas e a Auditoria nos Municípios
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Portal dos Convênios – SICONV
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
SIGA – SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AUDITORIA
Finanças do Brasil – Dados Contábeis dos Municípios
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
CONTABILIDADE PÚBLICA E ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CORONEL JOÃO GILBERTO DA SILVA GUIMARÃES
CONTROLE SOCIAL E O FORTALECIMENTO DA GESTÃO PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009 PROJETO DE CAPACITAÇÃO DOS NOVOS GESTORES 2009.
TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA
AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina.
1 MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
A Fiscalização Financeira no Setor Público Brasileiro
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Itens de Avaliação das Contas Municipal Facilitador: Jorge Santos Nascimento Consultor.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
SISTEMAS DE GESTÃO DE PESSOAS DO IFPR
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
TCE - BAHIA. TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA - TCE  O TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA BAHIA – TCE  é originário do Tribunal de Conflitos e Administrativo,
Tema: “O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no Terceiro Setor” Porto Alegre, 26 e 27 de setembro de 2006.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
d i á l o g oPúblico O Controle Externo no TCE/RR
Março Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil Estratégia para fortalecimento e uso dos sistemas nacionais no Brasil.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO detectadas pelo TCU e como preveni-las
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Secretaria do Meio Ambiente Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais Centro Administrativo Núcleo de Orçamento e Finanças ORÇAMENTO E FINANÇAS.
MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade. CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO.
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Equipe de Desenvolvimento:
Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos, em benefício da sociedade.
Diálogo Público O TCU em conversa com o cidadão. Tribunal de Contas da União MISSÃO: assegurar a efetiva e regular gestão dos recursos públicos,
O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Transferências Voluntárias da União setembro de 2008.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
TCE INTERAGE Constituição Federal (Art.70) “A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades.
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Sistema Integrado de Gestão
MODALIDADES DE AUDITORIA
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
Principais irregularidades apuradas na fiscalização.
PODER EXECUTIVO E MINISTÉRIO PÚBLICO: RELAÇÃO INSTITUCIONAL COM O TRIBUNAL DE CONTAS CONTROLE EXTERNO: O AUXÍLIO DO TRIBUNAL DE CONTAS O CONTROLE INTERNO.
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Orçamento Público Prof. MSc. Dayan Rios Pereira.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Altair Roberto de Lima Secretário-Adjunto da SGCT Fortaleza/CE, 15 de março de ADI 4895, Rel. Min. Toffoli. Requerente: PGR Objeto: Lei /11.
O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle social no terceiro setor.
Transcrição da apresentação:

PROJETO SIGA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO E AUDITORIA FACILITADOR: Vitor Maciel

GOVERNO FEDERAL

SIAFI – SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Importante instrumento para o acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e contábil do Governo Federal, se configurando, atualmente, no maior e mais abrangente instrumento de administração das finanças públicas, dentre os seus congêneres conhecidos no mundo. TCU – Tribunal de Contas da União

SICOF-SISTEMA DE INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E FINANCEIRAS Sistema que reúne os dados contábeis e financeiros das administrações, direta e indireta do Estado da Bahia, em um único banco de dados, visando agilizar o acesso, controle e manutenção dos mesmos. É um instrumento para controle e acompanhamento orçamentário, financeiro, patrimonial e contábil do Estado.

QUAL O SISTEMA DOS MUNICÍPIOS ???

SIDGEP - SISTEMAS DIVERSOS DE GESTÃO PÚBLICA AUTAR FUNDOS FUND Empres P Soc. Ecom. PREF CAM

COMO FISCALIZAR TANTAS REALIDADES ???

ATUAL PANORAMA NAS PRESTAÇÃO DE CONTAS

Modelo tradicional e o TCM-BA: - Número crescente de documentos enviados ao TCM-BA em papel; - Número crescente de documentos enviados ao TCM-BA em papel; - Grande quantidade de papel a ser analisada; - Falta de padronização do envio de dados pelos jurisdicionados; e - Falta de padronização do envio de dados pelos jurisdicionados; e - Muitas tarefas feitas de modo manual pelos técnico e jurisdicionados. - Muitas tarefas feitas de modo manual pelos técnico e jurisdicionados.

SISTEMA Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

Apoiar à análise das informações requeridas pelos tribunal de contas para fins de controle externo, e apoio aos sistemas de controle interno dos entes municipais. Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

SIGA Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia – Diretoria de Informática RESOLUÇÕES TCM : 1255/07, 1267/07, 1268/08, 1272/08, 1273/08

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA Ausência de Informações; Informações Insuficientes; Cadastros (novo formato): Bens Patrimoniais; Frota; Regras de diárias e adiantamentos; Remuneração. Informes Mensais Obras; Atos de Pessoal; Concurso e Contração de Mão-de-Obra; Adiantamento ????

PROBLEMÁTICAS Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

PADRONIZAÇÃO Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA Número de Licitação; Número de Dispensas e Inexigibilidade Número do Contrato

PRESTAÇÃO DE CONTAS Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

NOVOS LAYOUTS Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

ANALISADOR Sistema Integrado de Gestão e Auditoria SIGA

NOVAS EXIGÊNCIAS LEGAIS

LC 131/09 Determina que as entidades disponibilizem em tempo real informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira da União, Estados e Municípios.

PARA REFLEXÃO Não confunda jamais conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida. Sandra Carey