A prioridade absoluta como resgate das minorias sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

1.
Proposta da Rede Nacional Primeira Infância
POLÍTICAS DE SAÚDE em Atenção à Criança e ao Adolescente
Estatuto da Criança e do Adolescente
Realidade dos Centros Urbanos
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - Situação no Rio de Janeiro
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
ARTICULAÇÃO DE MOVIMENTOS SOCIAIS NA PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – ECA 21 ANOS E DESAFIOS RELUTANTES –
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Ministério da Educação André Lázaro Secretário
Política pública para atendimento de crianças e de adolescentes com graves sofrimento psíquico no Município do Rio de Janeiro Assessoria de saúde mental.
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
Mortalidade - Exercícios
LEI ORGÂNICA – PASSO A PASSO
Quem é o jovem brasileiro?
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Ministério Público da União Ministério Público do Trabalho Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente Plano.
Projeto de saúde e qualidade de vida
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
BRASIL Euzébio Jorge – Presidente CEMJ e Conselheiro do Conselho Nacional de Juventude - Conjuve.
Políticas Públicas Municipais
A primeira infância,cidadania já.
Geografia Humana e econômica Novembro Trabalho decente Organização Internacional do Trabalho - ONU TRABALHO DECENTE Trabalho Decente é um trabalho.
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“Os Incríveis”.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
CARTA DE INTENÇÕES ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As intervenções.
UNIVERSIDADE ESTADUAL SANTA CRUZ UESC
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Direito da Infância e Adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO
Conselho Consultivo Nacional dos Adolescentes e Jovens da ABMP Articulações, análises e ampliação nacional São Paulo/SP 2010.
Encaminhamento aos poderes constituídos em Mato Grosso para que as crianças e adolescentes sejam tratadas como prioridade absoluta, de acordo com a Constituição.
Sistema de Atendimento e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescentes com Miriam Santos.
Plano Nacional pela Primeira Infância –
Escola de Governo São Paulo 16/08/2010 Prof. Edison Prado de Andrade
GESTANTES EM BUSCA DO PARTO SEGURO
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Criança não é risco, é oportunidade
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
:: Abraji, Belo Horizonte – Maio 2008
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
INICIATIVA DO MANDATO DA DEPUTADA ESTADUAL BETH SAHÃO (PT) APOIO: Liderança do PT na Alesp 15 de maio de 2013.
Direito da Criança e do Adolescente
Secretaria de Estado Extraordinária
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Direito da Infância e Adolescência
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Políticas sociais setoriais Modulo do CFESS Maria do Socorro Reis Cabral.
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
Avanços e desafios para a infância e a adolescência no Brasil
ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Apresentação Plano de Ensino Visão Constituição sobre o ECA.
Trabalho e educação: juventude encarcerada
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
Idoso que recebe serviços de cuidado de longo prazo: Pessoa que reside temporária ou permanentemente em um estabelecimento regulado, seja público, privado.
HISTÓRICO LUTAMOS DESDE 1990 PELOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES EM TODO BRASIL Nasceu da sensibilização de um grupo de empresários do setor.
“Frente Parlamentar Catarinense de Defesa da Criança e do Adolescente – As ações e projetos desenvolvidos deputada Simone Schramm – PMDB.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Ministério Público A atuação do Ministério Público na defesa e na promoção dos direitos da criança e do adolescente com deficiência, transtornos ou altas.
18 de julho de 2008 local: Muriaé – MG CURSO DE FÉRIAS Conceito sobre Juventude Realidade Jovem Desenho Institucional Políticas Públicas Vereador Labenert,
Professora Claudete Pessôa ECA - Lei 8.069/90 NOTAS INTRODUTÓRIAS PRIORIDADE ABSOLUTA (CF, 226 e 227 e ECA, 04º) Criança e o adolescente gozam de todos.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

A prioridade absoluta como resgate das minorias sociais II  CICLO PREPARATÓRIO 21 ANOS DO ECA: “LUGAR DE CRIANÇA É NO ORÇAMENTO” Lívia Maria Santana e Sant’Anna Vaz

Concepção de minorias Minorias/grupos minoritários Processo de exclusão social, econômica, política, jurídica Situação fática que restringe o acesso a direitos fundamentais Caráter qualitativo do termo “minorias” Identificação das minorias Políticas públicas de resgate das minorias sociais

Concepção de minorias aplicada à seara da Infância, Adolescência e Juventude Crianças – até 12 anos incompletos Adolescentes – de 12 a 18 anos incompletos Jovens: ? (15 a 29 anos)

Situação da juventude brasileira

Dados estatísticos Aproximadamente 50 milhões de jovens no Brasil (IBGE); Maior geração jovem de todos os tempos (IBGE); 5° país do mundo com maior percentual de jovens em sua população (ONU); 50 % dos jovens da América Latina (Parecer CCJ); 80 % dos jovens do Cone Sul (Parecer CCJ).

Dados estatísticos Segmento da população mais atingido pelos altos índices (CCJ): de desemprego; de evasão escolar; de encarceramento. de mortes por homicídio UNICEF: (40% dos óbitos entre os jovens contra 3,3% p/ resto da população).

Prioridade absoluta Art. 227 da Constituição Federal Art. 4° do Estatuto da Criança e do Adolescente Primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias; Precedência de atendimento nos serviços públicos e ou de relevância pública Preferência na formulação e na execução de políticas sociais públicas; Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude (arts. 59, 87, 88 e 261, p.u., ECA).

EC n. 65/2010 alterou a redação do Cap. VII, do Título VIII (Da ordem social) da CF: “Da Família, da Criança, do Adolescente, do Jovem e do Idoso; incluiu os jovens na concepção de prioridade absoluta (art. 227, CF); determinou ao legislador a criação do Estatuto da Juventude (PL 4.529/2004), destinado a regular os direitos dos jovens; Estabeleceu o Plano Nacional de Juventude (PL 4.530/2004), de duração decenal, visando à articulação das diversas esferas do poder público para a execução de políticas públicas;

Itabuna: dados violência 2009 Maior índice de vulnerabilidade infanto-juvenil 2008 47º lugar entre os Municípios com maiores taxas médias de homicídios Jan-jul 2010 100 homicídios 2007 Vice-líder no ranking de homicídios no Estado da Bahia

“O direito não é uma simples ideia, é uma força viva “O direito não é uma simples ideia, é uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança com que pesa o direito, enquanto na outra segura a espada por meio da qual o defende. A espada sem a balança é força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito. Uma completa a outra, e o verdadeiro estado de direito só pode existir quando a justiça sabe brandir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança.” Rudolf Von Ihering, A Luta pelo Direito

Obrigada! santana.livia@gmail.com