Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Pedagogia da pesquisa-ação
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Organização Curricular da Escola
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
CURSO: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR (UMC)
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Afinal, o que é Planejamento?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento.
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Características de um bom professor de biologia
Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino de Ciências
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Refletir sobre as práticas do estudo da Matemática
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Gerenciamento de Sala de Aula
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE AÇAILÂNDIA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
OAPI I - LUCILA PESCE - PLANEJ. EDUC. PETROBRÁS
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
TEXTO 1 Quando as políticas educacionais voltam-se para a legitimação do tempo, do espaço e da autonomia da escola na definição de seu PPP.
16° CIAED - CONGRESSO INTERNACIONAL ABED DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
INTRODUÇÃO METODOLOGIA CONCLUSÕES REFERÊNCIA Os resultados encontrados apontam para uma consciência ambiental pouco desenvolvida entre os estudantes, indicando.
DESAFIOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS Cristiane Barroso.
Universidade Federal de Alagoas
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Metodologia do Ensino de Física PONTOS DE PARTIDA Profa. Dra. Maria Lucia Vital dos Santos Abib Faculdade de Educação-USP Mar/2014.
Faculdade Piaget - Brasil
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Transcrição da apresentação:

Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina “CTS E PRÁTICA PEDAGÓGICA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE SANTA CATARINA – JOINVILLE”. Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina

Estrutura da apresentação CTS Objetivo Justificativa Metodologia Resultados e Discussão

Ciência Tecnologia e Sociedade Ciência – Conjunto organizado de conhecimentos relativos a determinado objeto utilizando-se um método; Tecnologia – Conjunto de conhecimentos científicos que se aplicam a um determinado ramo de atividades Sociedade - “associação amistosa com outros”. Um grupo de pessoas com interesses mútuos que habitam um mesmo espaço e se organizam dentro dum conjunto de normas.

CTS CTS – Caracteriza-se como um sistema de conhecimentos que abrangem técnicas, procedimentos, verdades, leis e intencionalidades. Movimento de caráter educativo, político, cultural, ambiental, econômico e filosófico com intenção de promover análises reflexivas e transdisciplinares da Ciência e da Tecnologia no entorno social;

Na Educação A educação em CTS tem o objetivo de formar um indivíduo cidadão, crítico e consciente de que seu papel é fazer a história do seu tempo, construindo novas tecnologias, e conhecimentos científicos, refletindo sobre a sua utilização e analisando as suas repercussões nas relações sociais. Implica na formação de profissionais capacitados a transmitirem conhecimentos tecnológicos que conduzam a melhoria da qualidade de vida do homem e da sociedade.

Objetivos Identificar as representações sociais dos professores de Ciências do Ensino Médio quanto às concepções de Ensino/aprendizagem, CTS (Ciência, tecnologia e sociedade) e Prática pedagógica. Verificar quais as influências de CTS na prática pedagógica dos professores na visão dos próprios docentes.

Justificativa Observa-se que a sociedade vivencia uma crise, oriunda de diferentes fatores, entre eles os de ordem científica, tecnológica, social, econômica, cultural, política e sobremaneira os de ordem filosófica. Educação como ferramenta de mudança; Tendência pragmática dos profissionais das ciências exatas;

Justificativa Distância entre os conteúdos oferecidos e às necessidades dos educandos; Problemas mais epistemológicos do que metodológicos; A partir destas constatações foi pensado este projeto, sobre as representações sociais dos docentes quanto a CTS, ensino/aprendizagem e prática pedagógica.

Metodologia População: Foi aplicado questionário aos professores de Ciências do Ensino Médio das Escolas Estaduais de Santa Catarina em Joinville. Amostra: Professores que Química, Física e Matemática das escolas estaduais e particulares de ensino médio de cada uma das regiões de Joinville.

Metodologia Aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para verificar as representações sociais dos professores quanto a CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), ensino/aprendizagem e prática pedagógica. Tratamento dos dados obtidos pela aplicação do questionário. Análise dos dados em termos quantitativo e qualitativo.

Resultados e Discussão Resultados quanto à CTS:

Resultados e Discussão Ensino Gostar Conhecimento Contextualizar Sociedade Alunos Aprendizagem Experimentos Conteúdo Conhecer Persistência Capacidade CTS Estudo Comunidade Cidadania Responsabilidade Consciência Tempo de docência de no máximo 10 anos.

Resultados e Discussão Resultados quanto à Prática Pedagógica Atividades de Aprendizagem As atividades mais citadas foram: Inclui procedimentos para, gradativamente, ir checando e assegurando a aprendizagem dos alunos; Cria, na sala de aula, uma atmosfera de respeito mútuo; Administra o tempo de forma adequada, dando ênfase aos itens prioritários; Que tipo de professor você é? 33% afirmaram ser Transmissores de Conhecimento; 33% afirmaram ser Orientadores-Facilitadores;

Resultados e Discussão É possível estabelecer alguma relação entre o enfoque CTS, prática pedagógica e ensino? Justifique sua resposta. Todos afirmaram que sim, com variações nas justificativas; Avaliação da aprendizagem Todos declararam sempre informar de forma clara e fácil as instruções aos estudantes, os critérios de avaliação e que examinam com os estudantes as dificuldades encontradas;

Resultados e Discussão Ciência Tecnologia Sociedade Experimento Exemplos do Cotidiano Dentro da comunidade Contextualização Aulas práticas Teoria x Prática Questionamentos Pesquisa de Campo Exemplos

Resultados e Discussão A maioria não desenvolve ações inter/multidisciplinares; O que você mudaria em sua prática pedagógica? Quais os empecilhos para que tais mudanças ocorram? Quais os limites e possibilidades de sua prática pedagógica? A maior parte aponta problemas estruturais da instituição como empecilhos à sua prática pedagógica;

Andamento do Projeto O projeto foi prorrogado por mais 1 ano Por motivo de atraso no comitê de ética no início do projeto; Será colocado em prática outra alternativa de coletas de dados, a coleta online;

Dificuldades Demora para aprovação no comitê de ética; Informação dos dados das escolas participantes; Questionários não respondidos.

Referências bibliográficas

Agradecimentos UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

MUITO OBRIGADA PELA ATENÇÃO!