UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE CURSOS MOODLE PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE CURSO NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE SISTEMAS DENIS BENNER.
Advertisements

Mesa redonda: Implicações do PIBID na prática pedagógica do professor supervisor Professores Supervisores: Ivanise Arcanjo Diniz Samuel Almeida de Jesus.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________ Etapa OUTUBRO.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
 GEANE DO SOCORRO ROVERE LEAL PINHEIRO
Total de Escolas: escolas
Rede de Polos: comunicação, atendimento e capacitação
DEMOCRACIA Democracia é o regime político em que o poder é exercido pelo povo. Na Democracia representativa, o povo elege pessoas para representá-lo nos.
Prova Brasil Língua Portuguesa.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho
Programação Formação Continuada 2016
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
Apresentação de Atividades Professor Dr. Marcos Dalmau
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
Coordenação: Vani Kenski
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Introdução a Educação a Distância
Curso - Avaliação e Aprendizagem
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Metodologia do Ensino Superior
Curso Técnico Eletromecânica Soldagem Básica
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
FORMAÇÃO DE TUTORES E PRÁTICAS DE TUTORIA
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Cristiane Coelho Teles – UNIFACS - Universidade de Salvador
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
HIDRÁULICA E HIDROLOGIA APLICADAS
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
em Educação em Direitos Humanos
Organização. Organização Pacto O projeto pressupõe a articulação entre as instituições do SUS: Escolas de Saúde Pública, Escolas Técnicas do SUS, Áreas.
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA
Realizar Formação Continuada
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO NA LÍNGUA INGLESA EM EAD
CAMILLA DE OLIVEIRA VIEIRA SILVIA DENISE DOS SANTOS BIZINOTO
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
VIII Fórum Institucional de Ensino
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Cleopatra da Silva Planeta Pró-reitora de Extensão Universitária
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR Gestão Escolar e Avaliação na Educação Básica Profª Maria Goretti Cavalcante de Carvalho São Luís 2018

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO Curso:EspecializaçãoemGestão Educacional e Escolar Disciplina: Gestão Escolar e Avaliação na Educação Básica Carga Horária: 60h

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO EMENTA: Gestão democrática na escola: um processo a ser construído na escola. As experiências de políticas de avaliação da educação básica brasileira.Avaliaçãoemlargaescalae qualidade: desafios e perspectivas para as escolas.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO OBJETIVO GERAL: Compreender a Gestão escolar no Brasil, a partir da reflexão sobre os instrumentos avaliativos na Educação Básica, tendo em vista as interferências políticas,arelaçãoentreasconcepções pedagógicas e os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar.

PLANO DE ENSINO UNIDADE I - GESTÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA Gestão Democrática na escola Conceitos necessários Gestão Democrática construída na escola OBJETIVO DA UNIDADE: Compreender o conceito de Gestão Democrática e sua interdependência com o processo de Avaliação escolar, bem como suas repercussões e efeitos sobre a realidade escolar.

N A U N I D A D E I Apresentação de concepções sobre Gestão escolar;haveráreflexãosobrealguns pressupostosdaGestãoEscolar.Na oportunidade,serãolevantados questionamentossobreoprocessode construção da Gestão Democrática na escola; parasepensaromovimentodagestão democrática à autonomia escolar.

PLANO DE ENSINO UNIDADE II - AS EXPERIÊNCIAS DE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA A avaliação nas reformas educacionais e as demandas da gestão escolar A avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de diretrizes e bases da educação e do Plano Nacional de Educação A concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA UNIDADE: Identificar a relação entre a avaliação nas reformas educacionais e as demandas da gestão escolar. Compreender a avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de Diretrizes e Bases da Educação e do Plano Nacional de Educação. Associar a concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar.

N A U N I D A D E I I Apresentação das experiências de políticas de avaliação da Educação Básica brasileira: -análisedaavaliaçãonasreformas educacionais e as demandas da gestão escolar; - compreensão da avaliação na Educação Básica, à luz dos projetos de diretrizes e bases da educação e do Plano Nacional de Educação; - associação da concepção qualitativa da avaliação na construção da Gestão Escolar.

PLANO DE ENSINO UNIDADE III - AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DO TERCEIRO MILÊNIO A interferência de políticas sobre práticas pedagógicas A avaliação em larga escala e a qualidade na Educação Básica Brasileira A gestão escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS DA UNIDADE: Refletir sobre a Gestão Escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas, no terceiro milênio. Identificar implicações da avaliação em larga escala sobre a qualidade na educação Básica brasileira.

N A U N I D A D E I I I Análise da avaliação da Educação Básica no contexto do terceiro milênio: - identificação da interferência de políticas sobre práticas pedagógicas; - estudo das contradições associadas entre a avaliação em larga escala e a qualidade na Educação Básica brasileira; - compreensão da interdependência da gestão escolar e as demandas de avaliação qualitativa para o enfrentamento dos desafios e perspectivas das escolas.

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO METODOLOGIA DE ENSINO: Leitura do material didático da disciplina. Disponibilização do material do curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Atividades avaliativas no AVA. Interação com pares em fórum de discussão. Interação com tutores ( presencial e a distância). RECURSOS DIDÁTICOS: e-Book da disciplina (bibliografia básica). Videoaulas. Materiais da internet (artigos PDF). Ferramentas do Google. Ferramentas do Moodle (Atividade, fórum, dentre outros). AVALIAÇÃO: Participação, assiduidade e cumprimento de prazos nas atividades oferecidas no AVA. Textualidade, correção gramatical e cientificidade nas atividades no AVA, na prova e atividades práticas no polo. Percentual: atividades virtuais ( 40%) e prova presencial (60%).

FÓRUM- GESTÃO ESCOLAR NA DIMENSÃO DEMOCRÁTICA Olá! Este é Fórum da nossa disciplina. Para participar, LEIA a citação abaixo: “A descentralização do poder se dá na medida em que se possibilita cada vez mais aos destinatários do serviço público sua participação efetiva, por si ou por seus representantes, nas tomadas de decisão. Para que isso aconteça, no caso do ensino público, não basta à desconcentração das atividades e procedimentos de cunho meramente executivo como vem acontecendo” (PARO 2002, p. 85). Nesta, o autor sugere que haja um processo gradativo de participação efetiva dos destinatários do serviço público, referentes ao ensino público. Para isto, é necessário que a escola tenha um mínimo de poder de decisão, que possa ser compartilhado com os seus usuários com a finalidade de servi-los efetivamente.

FÓRUM Opine, discutindo com seus colegas e tutor sobre a necessidade da construção da dimensão democrática da escola. É correto afirmar que a GESTÃO DEMOCRÁTICA implica em AUTONOMIA DA ESCOLA? Nesta perspectiva, a escola teria capacidade de se gerir, de se desenvolver e dar respostas positivas à sociedade? * Lembre que o OBJETIVO deste FÓRUM é identificar pressupostos da Gestão Escolar, como processo em construçãonaescola,naperspectivadaGestão Democrática, com vista à autonomia escolar. Boa discussão!

RESPOSTA ESPERADA. Os argumentos devem priorizar o significado de “DEMOCRACIA, como participação de todos nas decisões”, e como esta participação implicaria em AUTONOMIA, enquanto poder e consciência do agir nesta participação.

ATIVIDADE ENTRE POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR Olá! Após as leituras sugeridas no material de apoio e as videoaulas, pudemos compreender as implicações das políticas de avaliação sobre a Gestão Escolar no Brasil. Sua tarefa desta etapa é pesquisar, em duas escolas municipais, de Educação Básica, para identificar se há, ou não, contradições entre as políticas educacionais relacionadas ao processo de avaliação em larga escala da qualidade de educação nestas escolas, especialmente nos anos finais do ensino Fundamental.

ATIVIDADE As questões de pesquisa: Quaisasconcepçõesdosgestores,supervisorese professores, sobre políticas educacionais relacionadas à avaliação em larga escala da qualidade da escolar básica? Como avaliam estas políticas? E como compreendem e avaliam o impacto destas políticas, na qualidade da educação da escola básica? Com base nestes dados obtidos nas duas escolas, construa umtextodissertativo-argumentativo,noqualsejam apresentados os resultados da pesquisa. Bom Trabalho!

RESPOSTA ESPERADA O aluno deve apresentar a sua pesquisa, identificando os problemas levantados, demonstrando propriedade sobre os conceitos de política educacional e avaliação em larga escala, na construção de uma ideia sobre se há, ou não,contradições das políticas educacionais relacionadas ao processo de avaliação em larga escala da qualidade da educação escolar, nos anos finais do Ensino Fundamental, com base no que dizem os gestores, supervisores e professores das escolas pesquisadas.