OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
Advertisements

CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Vídeo Educar – Rubem Alves
Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:
Currículo /Educação Física
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 2 A 4 ANOS
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO FÍSICA
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2013 DRE PIRITUBA.
Profa. Dra. Fabiana Andrade Machado
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Disciplina: Estágio Supervisionado I
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Desenvolvimento motor
DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES A CAMINHO DA AUTORIA: DESAFIOS E PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO PAULISTANA. CARACTERÍSTICAS: PÚBLICO ALVO: PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL.
CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Fase de movimentos especializados
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
CURSO: Licenciatura em Educação Física
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Prof. José Roberto Medina
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
Conceitos, Propostas e recursos metodológicos
Profº Ms Pedro Osmar Figueiredo
Fase Motora Rudimentar
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
05/11/2015.
Desenvolvimento motor
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica 1.
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROF: ALAELTON NOGUEIRA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Expectativa de aprendizagem:
Transcrição da apresentação:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

QUADRO 1. OBJETIVOS DE “CAPACITAÇÃO” PARA CADA UMA DAS SÉRIES TENDO COMO OBJETIVO ÚNICO DE FORMAÇÃO HUMANA A “SOCIALIZAÇÃO” (ADAPATADO DE PEREZ GALLARDO, 1997). IDADE APROX. DOS PERÍODOS DE DESENVIMENTO FASES DO DESENVOLVIMENTO ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO NÍVEIS DE APRENDIZAGEM OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DO ÚTERO ATÉ 4 MESES DE IDADE FASE DOS MOVIMENTOS REFLEXOS ESTÁGIO DE INIBIÇÃO DOS REFLEXOS E CODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO RECEBIMENTO E ARMAZENAMENTO DA INFORMAÇÃO TRANSFORMAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO REFLEXA EM VOLUNTÁRIA 4 A 6-7 MESES DE IDADE 7 MESES A 1 ANO DE IDADE (BERÇÁRIO I) FASE FINAL DOS MOVIMENTOS REFLEXOS E INÍCIO DOS MOVIMENTOS VOLUNTARIOS ESTÁGIO DE DECODIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO PROCESSAMENTO E APLICAÇÃO DA INFORMAÇÃO DOMÍNIO DO SENTAR E DO ENGATINHAR DOMÍNIO DA POSIÇÃO EM PÉ COM APOIO. 1 A 2 ANOS DE IDADE (BERÇÁRIO II) FASE DOS MOVIMENTOS RUDIMENTARES ESTÁGIO DE PRÉ-CONTROLE DOMÍNIO DO ANDAR INDEPENDENTE. 2 A 3 ANOS (MATERNAL I) 3 A 4 ANOS DE IDADE (MATERNAL II) 4 A 5 ANOS (JARDIM I) 5 A 6 ANOS (JARDIM II) 6 A 7 ANOS (JARDIM III) FASE DOS MOVIMENTOS FUNDAMENTAIS OU DAS HABILIDADES ESPECÍFICAS DO SER HUMANO INÍCIO DO ESTÁGIO INICIAL FIM DO ESTÁGIO INICIAL ESTÁGIO ELEMENTAR INÍCIO DO ESTÁGIO MADURO ESTÁGIO MADURO EXPLORAÇÃO DO MOVIMENTO DESCOBERTA DE MOVIMENTOS NOVAS FORMAS DE UTILIZAR HABILIDADES COMBINACAO DE MOVIMENTOS EM GRAU CRESCENTE DE DIFICULDADE COMBINACOES COMPLEXAS DE MOVIMENTOS DOMÍNIO DO ESTÁGIO INICIAL ATINGIR O ESTÁGIO ELEMENTAR ATINGIR O ESTÁGIO MADURO ATINGIR O ESTAGIO MADURO ATINGIR O ESTAGIO MADURO EM TODAS AS HABILIDADES

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMPONENTE CURRICULAR QUE TRATA PEDAGOGICAMENTE OS TEMAS/ ELEMENTOS DA CULTURA CORPORAL: O JOGO, A GINÁSTICA, O ESPORTE, A DANCA, AS LUTAS ETC (COLETIVO DE AUTORES, 1992) PARA FREIRE (2003), OS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SÃO TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE CORRESPONDAM A DIMENSÃO LÚDICA OU A CONSTRUÇÃO DE TÉCNICAS DE DESENVOLVIMENTO CORPORAL.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL GALLARDO (2002), “O OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FASE PRE-ESCOLAR É QUE AS CRIANCAS ADQUIRAM AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA DOS ADULTOS EM TODAS AS ATIVIDADES QUE SE REALIZAM COM ELA, ESTIMULANDO-A COM ATIVIDADES QUE POTENCIALIZEM O SEU DESENVOLVIMENTO, DESENCADEADAS POR AÇÕES MOTORAS”. FREIRE (1997) AFIRMA QUE UM DOS OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA SERIA A EDUCAÇÃO CORPORAL, OU SEJA, A EDUCAÇÃO DE CORPO INTEIRO, CRIANDO ATIVIDADES QUE POSSIBILITEM À CRIANÇA TOMAR CONSCIÊNCIA DE SEU CORPO E DE SUAS AÇÕES.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL SEGUNDO GALLARDO (2002), “O OBJETIVO PRINCIPAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FASE PRE-ESCOLAR É QUE AS CRIANCAS ADQUIRAM AUTONOMIA EM TODAS AS ATIVIDADES QUE SE REALIZAM COM ELA, ESTIMULANDO-A COM ATIVIDADES QUE POTENCIALIZEM O SEU DESENVOLVIMENTO, DESENCADEADAS POR AÇÕES MOTORAS”. CONTRIBUIR PARA A VIVÊNCIA DE UMA TOTALIDADE DE CONHECIMENTOS SOBRE O CORPO E AS PRÁTICAS CORPORAIS QUE LHE POSSIBILITE A LEITURA CRÍTICA DO MUNDO QUE O CERCA. FAVORECER O FAZ-DE-CONTA, O BRINQUEDO SIMBÓLICO, O JOGO NO CONTEXTO PEDAGÓGICO, A LUDICIDADE.

PRINCÍPIOS IMPORTANTES SEGUNDO GALLARDO (1998) NO TRABALHO DOCENTE PARTICIPAÇÃO AÇÃO COMUNICATIVA CRIATIVIDADE VARIAÇÃO METODOLÓGICA AÇÕES PROBLEMATIZADORAS AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO CONTEÚDOS DIVERSIFICADOS E SIGNIFICATIVOS PESQUISA E INTERDISCIPLINARIDADE