PROBABILIDADE para LEC Prof. Luciano, Giovanni e quase prof. Michael 2018
Experimento Aleatório: procedimento que, ao ser repetido sob as mesmas condições, pode fornecer resultados diferentes Exemplos: Resultado no lançamento de um dado; Hábito de fumar de um estudante sorteado em sala de aula; Condições climáticas do próximo domingo; Taxa de inflação do próximo mês; Tipo sanguíneo de um habitante escolhido ao acaso.
Espaço Amostral (): conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. Exemplos: 1. Lançamento de um dado. = {1, 2, 3, 4, 5, 6} 2. Exame de sangue (tipo sangüíneo) . = {A, B, AB, O} 3. Hábito de fumar. = {Fumante, Não fumante} 4. Tempo de duração de uma lâmpada. = {t: t 0}
Eventos: subconjuntos do espaço amostral Notação: A, B, C ... (conjunto vazio): evento impossível : evento certo Exemplo: Lançamento de um dado. Espaço amostral: = {1, 2, 3, 4, 5, 6} Alguns eventos: A: sair face par A = {2, 4, 6} B: sair face maior que 3 B = {4, 5, 6} C: sair face 1 C = {1}
Operações com eventos A B: união dos eventos A e B. Sejam A e B dois eventos de um espaço amostral. A B: união dos eventos A e B. Representa a ocorrência de pelo menos um dos eventos, A ou B. A B: interseção dos eventos A e B. Representa a ocorrência simultânea dos eventos A e B.
A e B são disjuntos ou mutuamente exclusivos quando não têm elementos em comum, isto é, A B = A e B são complementares se sua interseção é vazia e sua união é o espaço amostral, isto é, A B = e A B = O complementar de A é representado por Ac.
Exemplo: Lançamento de um dado = {1, 2, 3, 4, 5, 6} Eventos: A = {2, 4, 6}, B = {4, 5, 6} e C = {1} Exemplo: Lançamento de um dado sair uma face par e maior que 3 A B = {2, 4, 6} {4, 5, 6} = {4, 6} sair uma face par e face 1 A C = {2, 4, 6} {1} = sair uma face par ou maior que 3 A B = {2, 4, 6} {4, 5, 6} = {2, 4, 5, 6} sair uma face par ou face 1 A C = {2, 4, 6} {1} = {1, 2, 4, 6} não sair face par AC = {1, 3, 5}
Como atribuir probabilidade aos elementos do espaço amostral? Medida da incerteza associada aos resultados do experimento aleatório Deve fornecer a informação de quão verossímil é a ocorrência de um particular evento Como atribuir probabilidade aos elementos do espaço amostral? Duas abordagens possíveis: Frequências de ocorrências Suposições teóricas.
Probabilidade Atribuição da probabilidade: 1. Através das frequências de ocorrências. O experimento aleatório é repetido n vezes Calcula-se a freqüência relativa com que cada resultado ocorre. Para um número grande de realizações, a freqüência relativa aproxima-se da probabilidade. 2. Através de suposições teóricas. Exemplo: Lançamento de um dado Admite-se que o dado é perfeitamente equilibrado P(face 1) = ... = P(face 6) = 1/6.
No caso discreto, todo experimento aleatório tem seu modelo probabilístico especificado quando estabelecemos: O espaço amostral = {w1,w2, ... } A probabilidade P(w) para cada ponto amostral de tal forma que:
Ainda no caso discreto, Se A é um evento, então Se e (pontos equiprováveis), então
Um jovem entre 20 e 24 anos é escolhido ao acaso em Diamantina. Exemplo: A tabela a seguir apresenta dados relativos à distribuição de sexo e alfabetização em habitantes de Diamantina com idade entre 20 e 24 anos. Sexo Alfabetizado Total Sim Não Masc. 39.577 8.672 48.249 Fem. 46.304 7.297 56.601 85.881 15.969 101.850 Fonte: IBGE- Censo 1991 Um jovem entre 20 e 24 anos é escolhido ao acaso em Diamantina.
M: jovem sorteado é do sexo masculino; : conjunto de 101.850 jovens de Diamantina, com idade entre 20 e 24 anos. Definimos os eventos M: jovem sorteado é do sexo masculino; F : jovem sorteado é do sexo feminino; S : jovem sorteado é alfabetizado; N : jovem sorteado não é alfabetizado. Temos ir para a tabela 0,474 101.850 48.249 = 0,526 101.850 56.601 = P(M) = P(F) = 0,843 101.850 85.881 = 0,157 101.850 15.969 = P(S) = P(N) =
M S : jovem é alfabetizado e do sexo masculino Qual é a probabilidade do jovem escolhido ser alfabetizado e ser do sexo masculino? M S : jovem é alfabetizado e do sexo masculino S) S Qual é a probabilidade do jovem escolhido ser alfabetizado ou ser do sexo masculino? M S : jovem é alfabetizado ou é do sexo masculino S) S
Sejam A e B eventos de . Então, Regra da adição de probabilidades Sejam A e B eventos de . Então, P(A B) = P(A) + P(B) – P(A B) Consequências: Se A e B forem eventos disjuntos, então P(A B) = P(A) + P(B). Para qualquer evento A de , P(A) = 1 - P(Ac).
Exemplos Ex.: 1 Consideremos o experimento Aleatório do lançamento de um moeda perfeita. Calcule a probabilidade de sair cara. Espaço amostral: = cara, coroa n() = 2 Evento A: A = cara n(A) = 1 Como , temos ou 0,50 = 50%
Ex.: 2 No lançamento de um dado perfeito, qual é a probabilidade de sair número maior do que 4? Espaço amostral: = 1, 2, 3, 4, 5, 6 n() = 6 Evento A: A = 5, 6 n(A) = 2
Ex.: 3 No lançamento simultâneo de 3 moedas perfeitas distinguíveis, qual é a probabilidade de serem obtidas: a) Pelo menos 2 caras? b) Exatamente 2 caras? C = cara K = coroa = CCC, CCK, CKC, CKK, KCC, KCK, KKC, KKK n() = 8 A = CCC, CCK, CKC, KCC n(A) = 4
a) A = CCC, CCK, CKC, KCC n(A) = 4 b) B = CCK, CKC, KCC n(B) = 3
Ex.: 4 Vamos formar todos os números de 3 algarismos distintos, permutando os dígitos 7, 8 e 9. Qual é a probabilidade de, escolhendo um número desses ao acaso, ele ser: a) ímpar b) par? c) múltiplo de 6? d) múltiplo de 4? e) maior que 780? = 789, 798, 879, 897, 978, 987 n() = 6
Evento A: ser ímpar A = 789, 879, 897, 987 n(A) = 4 b) Evento B: ser par B = 798, 978 n(B) = 2
c) Evento C: ser múltiplo de 6 C = 798, 978 d) Evento D: ser múltiplo de 4 D= n(D) = 0 e) Evento E: ser maior que 780 E = n(E) = 6
Exemplo 6: Num grupo de 75 jovens, 16 gostam de música, esporte e leitura; 24 gostam de música e esporte; 30 gostam de música e leitura; 22 gostam de esporte e leitura; 6 gostam somente de música; 9 gostam somente de esporte e 5 gostam somente de leitura. CALCULE a probabilidade de escolher, ao acaso, um desses jovens e... ele gostar de música; b) ele não gostar de nenhuma dessas atividades. c) Ele gostar de duas preferências. d) Dentre aqueles que gostam de qualquer preferência, aquele que prefere ao menos duas.
9 M L E 6 8 16 14 5 11 n() = 75 gostam de música: 6 + 8 + 16 + 14 = 44 não gostam de nenhuma dessas atividades: 75 – (6 + 9 + 5 + 8 + 6 + 14 + 16) = 75 – 64 = 11
a probabilidade de gostar de música: b) probabilidade de não gostar de nenhuma dessas atividades:
PROBABILIDADE CONDICIONAL E INDEPENDÊNCIA Probabilidade condicional: Dados dois eventos A e B, a probabilidade condicional de A dado que ocorreu B é denotada por P(A | B) e definida por Da definição de probabilidade condicional, obtemos a regra do produto de probabilidades Analogamente, se P(A) >0,
temos P(S | M) = 39.577 / 48.249 = 0,82. P(M) M) P(S | definição, Pela Qual é a probabilidade do jovem escolhido ser alfabetizado sabendo-se que é do sexo masculino? Diretamente da tabela Sexo Alfabetizada Total Sim Não Masc. 39.577 8.672 48.249 Fem. 46.304 7.297 56.601 85.881 15.969 101.850 temos P(S | M) = 39.577 / 48.249 = 0,82. P(M) M) P(S | definição, Pela = Ç 0,82. 101.850 48.249 39.577 =
Exemplo: Em uma urna, há 5 bolas: 2 brancas e 3 vermelhas Exemplo: Em uma urna, há 5 bolas: 2 brancas e 3 vermelhas. Duas bolas são sorteadas sucessivamente, sem reposição. A: 2ª bola sorteada é branca C: 1ª bola sorteada é branca P(A) = ??? Para representar todas as possibilidades, utilizamos, um diagrama conhecido como diagrama de árvores ou árvore de probabilidades.
B V 1 Total V V VB BV BB Probabilidades Resultados Temos
Considere agora que as extrações são feitas com reposição, ou seja, a 1a bola sorteada é reposta na urna antes da 2a extração. Nesta situação, temos B V 1 Total V V VB BV BB Probabilidade Resultados
Neste caso, P(A) = P(branca na 2ª) = P(A | C) = P( branca na 2ª | branca na 1ª) = P(A | Cc) = P(branca na 2ª | vermelha na 1ª) = ou seja, o resultado na 2a extração independe do que ocorre na 1a extração.
Independência de eventos: Dois eventos A e B são independentes se a informação da ocorrência (ou não) de B não altera a probabilidade de ocorrência de A, isto é, Temos a seguinte forma equivalente:
P(A B) = P(A) x P(B) = 1/3 x 2/3 = 2/9 Qual foi a suposição feita? Exemplo: A probabilidade de Thaís ser aprovado no vestibular é 1/3 e a de Otto é 2/3. Qual é a probabilidade de ambos serem aprovados? A: Thaís é aprovada B: Otto é aprovado P(A B) = P(A) x P(B) = 1/3 x 2/3 = 2/9 Qual foi a suposição feita?