{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Advertisements

Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
O DOCUMENTO PRELIMINAR PARA A CONSTRUÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O que é letramento e alfabetização SOARES, Magda, “Letramento, um tema em três gêneros”. Belo Horizonte : Autêntica, 1998.
A P R E N D I Z A G E M. APRENDIZAGEM: “Processo de organização das informações do material à estrutura cognitiva” (BOCK, p.102).
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
Elisa C. G. Barbosa OAB/SP Mestranda em Educação - Unesp
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Alfabetização e Letramento
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Docência do Ensino Superior
Projetos de aprendizagem
Coleção Ensinar e Aprender no Mundo Digital
O que é Educação Ambiental?
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Metodologia do Ensino de Física I
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Educação ambiental como política pública
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
PERFIL DO EGRESSO Grupo de Trabalho
O que é Educação Ambiental?
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Aprendizagens Contextualizadas no Território
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
Matemática na prática Estações.
Reflexividade e formação de professores
Tópicos sobre gestão educacional
{ } Competências gerais da Base Nacional Comum Curricular
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Sobre a UniCarioca História Missão Formar profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho, oferecendo serviços educacionais acessíveis.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Educação Socioemocional
Transcrição da apresentação:

{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para... ... Formar indivíduos sintonizados com a sociedade, capazes de compreendê-la e de contribuir para sua transformação. ... Entender o mundo e entender-se no mundo.

{ } Foco na alfabetização nos dois primeiros anos do EF Sem qualquer discussão a respeito e ignorando o PNAIC, as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2010 – e a Provinha Brasil...

{ } Expectativas de alfabetização Embora, desde que nasce e na Educação Infantil, a criança esteja cercada e participe de diferentes práticas letradas, é nos anos iniciais (1º e 2º anos) do Ensino Fundamental que se espera que ela se alfabetize. Isso significa que a alfabetização deve ser o foco da ação pedagógica.

{ } Expectativas de alfabetização

{ } E se… ... A criança não for alfabetizada até o final do 2º ano do Ensino Fundamental?

{ } Exclusão ou aprendizagem ?

{ } Alfabetizar … > Para reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável. > Requer muito mais do que o acúmulo de informações. > Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades.

{ } Articular com a educação infantil

{ } BNCC e competências Competência = mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”.